1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Kernel e slackware

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por gendo, 30 de Março de 2005. (Respostas: 25; Visualizações: 1771)

1. gendo

gendo I'm cool cuz I Fold

Pois é...ontem deu-me um vipe e resolvi experimentar o Slackware 9.0 (de referir que até ontem nunca tinha posto os olhos num linux) e não é que gostei dakela cena à farta!! :002:
    mas...como era de esperar tou com alguns problemas :rolleyes: Já tenho o linux instalado a correr o KDE. Ontem sakei uns drivers para a placa de rede,placa d som e gráfica (nforce2 e 6600gt). E agora o k é k eu faço? acho k akilo que me pede k tenha um kernel instalado ou lá o k é! diz-me que se não tiver uma pasta linux.x.x.x no /usr/src k tenho de instalar um kernel. pois eu não tenho esta pasta ou qualquer outra pasta nakela directoria!

alguma alma caridosa que me possa ajudar?

gendo out

2. God_Lx

God_Lx Folding Member

Não kerendo ser desmancha prazeres (E ainda bem k gostas mt de SlackWare o k faz de nós dois) ja' saiu SlackWare 10.1 (pelo menos) sempre era melhorzito teres uma coisa mais actual... Se tens banda larga (ou menos estreita pq em portugal ainda n chegámos ao larga) saca da tux.cprm.net (e' nacional) ou do darkstar.ist.utl.pt (tb nacional) os isos do ultimo slackware e vais ver k isso corre melhor :)

3. fap

fap Power Member

4. NoMercy

NoMercy Power Member

wow, da maneira que falas dás a entender que não fazes a minima ideia do que é um kernel :) , ainda assim, conseguiste instalar o slackware sem grandes problemas. A partir de hoje, quem disser que slackware não é user friendly, é dificil e é só para geeks, leva uma grande trolitada na carola :D hehe

gendo, kernel já tu tens instalado decerteza, caso contrário, não conseguias correr linux :)
    Quanto aos drivers, que versão do kernel é que te pedem? ou seja, quais são os requesitos que te pedem para poderes instalar os drivers?

5. hellaxe

hellaxe Power Member

Eu sou NOOB mas o que percebi era que estava a pedir a source do kernel.
    Isso está no cd de instalação e tem de ser instalado se não fizer parte dos pacotes por defeito? Certo; masters of Linux?

Normalmente isso está na parte de "Development" (no MDK ou no Suse está aqui.)

6. God_Lx

God_Lx Folding Member

E a instalação do SlackWare e' dificil ? Porra ou nunca instalaram ou não sei... Não e' toda pipi cheia de bonequinhos aos saltos mas na minha opinião e' bastante straight-foward...

Quanto ao kernel deixa-te ficar com esse Kernel... Provavelmente ja' tem as drivers da placa de rede e de som... (Chamam-se modulos em Linux e fazem parte do kernel) para os "carregares" basta fazer modprobe Nome-Do-Modulo e ele fica a funcionar (Para saber qual e' o modulo faz uma pesquisa rápida no google k encontras logo) quanto 'a gráfica se tens KDE a correr não precisas de grandes drivers a não ser k keiras jogar (Mas sinceramente axava mais simples jogares em Windows se e' k ainda o tens instalado, se não tens e' relativamente simples instalares as drivers... So' precisas de compilar tu o teu proprio kernel coisa k n e' assim tão fácil mas nada do outro mundo) Para isso da' uma olhada ao Kernel-Howto mas por agora sendo tu tão "recente" em Linux axo melhor ideia fikares com o k ja' tens...

7. xtr3me

xtr3me Power Member

O kernel é instalado no arranque mas o que ele te põe é como se fosse uma "imagem" genérica.
    Para teres a source, tens de ir ao kernel.org ou outros e sacares uma source de um kernel, que vais colocar na /usr/src.
    Depois disso, compilas esse kernel com os módulos que sacaste e pronto.
    Depois mando-te uns tutoriais sobre compilação de kernel ;)

8. gendo

A placa de som já está a bombar :D a de rede inda não sei se está a funcionar.
    O k os drivers da gráfica pedem é mesmo o source do kernel!

faço #sh nvidia.run e depois aparece um menu para instalar os drivers e aparece logo a dizer que me falta o source do kernel e que tenho de instalar e compilar um kernel para poder instalar os drivers.

quanto à instalação do slackware até é bastante fácil! la com o menu é só escolher a source, a partição de destino e escolher os packages que quero (escolhi instalar tudo,2Gb) não vi grande dificuldade. tive foi de instalá-lo umas quantas vezes porque inda não conhecia o xf86config e tinha andado a mexer nas resoluções e quando fazia #startx aparecia um erro a dizer que não encontrava nenhum screen!!

@God_Lx: pois se eu tivesse banda larga acredita que de certeza já tinha o SW10.1 mas como moro no cu de judas >( tenho que me contentar com este que foi o único que consegui arranjar.

@xtr3me: isso era muito fixe! :001:

obrigado pelas ajudas,agora vou sacar os drivers para o modem a ver se ponho a net a bombar. :p

Se por acaso conseguir por o linux a ler divx mando o windowze pó galheiro!!!!! :004:

já agora outra duvida: como é que ponho os leitores de cd's a funcionar? aquilo diz que não está montado e quando carregar para montar diz que não é um bloco válido ou qualquer coisa do genero.

gendo out

Última edição: 31 de Março de 2005
  9. xtr3me

xtr3me Power Member

Não precisas de reinstalar porque tiveste erros no startx.
    Basta correres o xf86config e voltas a configurar apenas o X.
    Já agora, se fosse a ti, considerava fazer o update para o 10.1, ou instalando de raíz, ou usando o swaret ... e dps mudavas isso para o xorg em vex do xf86config

10. gendo

Pois...isso sei eu agora :lol: se houvesse alguem caridoso que me oferecesse o SlackWare 10.1 era fixe :D :D :D :D :D

11. God_Lx

God_Lx Folding Member

Se morasses aqui tinha o maior gosto em dar-te os cd's... Mas recuso-me a enviar cd's pois ja' muitas vezes ficaram no correio :(

12. gendo

Não queres mudar de opinião! :002: :002: :002: :002: :002: :002:

13. NoMercy

NoMercy Power Member

Há quem diga que sim (que é dificil), eu nunca achei que fosse dificil, aliás, acho que até é bastante fácil, por isso o meu comentário.

14. NoMercy

NoMercy Power Member

Mete aqui na techzone que fica a servir para todos os utilizadores.
    Se estiver "fixe", ponho-o em sticky, quer dizer, se foste tu que os fizeste

15. God_Lx

God_Lx Folding Member

Epah desde k um gajo k eu conheço que não entendia boi de Linux não conseguiu instalar Mandrake fartou-se dakela maravilha e instalou FreeBSD (eu sei k n e' Linux n me torturem) e ficou a funcionar... Ja' não digo nada... Sempre usei SlackWare (desde o 8 pq antes usava outras distros) E ja' nessa altura era simples de instalar... Se me dissessem k Yggdrasil era dificil eu acreditava :P

EDIT: Quanto aos cd's it's a no go :( Ja' perdi cd's de Solaris originais 'a pala dos correios... Todos os cd's k mandei pelo correio nunca chegaram, talvez haja algum carteiro informático aki ou algum k n gosta de mim :P

16. xtr3me

xtr3me Power Member

depois mando isso ;)

17. NoMercy

NoMercy Power Member

O que queria saber era a versão do kernel. tipo 2.4.29, 2.6.11, etc... Mas penso que o que vem com essa versão deve dar. É um 2.4.xx (2.4.24??)
    Quanto á instalação: supondo que o teu processador é um intel compatible 32bits, aqui neste link http://www.nvidia.com/object/linux_display_ia32_1.0-7167.html tens informação de como deves instalar os drivers. Eventualmente, terás que editar o xf86config caso a versão do slack seja inferior à 9.1 e o xorg caso a versão seja superior à 10.0. Se fôr um 64bits, procura lá no site da nvidia que tambem lá estão os drivers.

Ainda se quiseres pagar os portes de envio e os cd's, talvez alguem te envie isso... ou não :007:

Se esse fôr o teu unico objectivo, então podes ir dizendo adeus ao windows :D

À excepção dos cd's de musica, os restantes têm que ser montados e demontados. mount e umount respectivamente. Faz man mount e man umount, e talvez queira ver tambem o fstab.
    Quanto aos cd's de musica, se não conseguires pô-los a tocar, avisa ai, que pode ser apenas um problema de permissões.
    E já agora e especialmente quando se trata de slack, o indispensável, RTFM , vai-te habituando :D

18. NoMercy

NoMercy Power Member

Não sei porquê, mas tenho a ideia que todas as outras distros, aparte de slack, são chatas de instalar. Já experimentei outras, mas slack continua a ser a de eleição :) . freeBSD é porreiro embora só tenha experimentado na versão 4.9.

19. gendo

@NoMercy: O kernel é 2.4.20. na página que indicaste também já eu tive mas fiquei na mesma,os drivers dizem-me que não encontram a source do kernel e que tenho de compilar uma.

Não me queres fazer esse favor! :D :D eu pago os portes,os cds e mais qualquer coisa se for preciso :D :D :D :D :D ,é que ando mesmo entusiasmado com esta cena :009:

vou ver se encontro alguma coisa nos HOW-TOS que vêm no slack

gendo out

20. xtr3me

xtr3me Power Member

Aínda n bombaste o sarge (debian) com o novo d-i.
    Instalação mais fácil, n sei n.
    Está de facto muito simples para quem está a instalar o sistema. Para quem dizia que debian era difícil (mito urbano), já está a ajudar a mudar mtas mentalidades.

Partilhar esta Página