1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Kernel Estável Ryzen 7

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por sigul, 9 de Março de 2018. (Respostas: 11; Visualizações: 477)

1. sigul

sigul Power Member

Boa Noite,

Adquiri recentemente uma torre com um Ryzen 7.
    Uma vez que a torre é para trabalhar com ferramentas de CAD e EDA, optei por instalar-lhe o CentOS 7 (por oferecer maior suporte para este tipo de ferramentas).

No entanto, tenho reparado que o PC não aguenta um dia completo sem bloquear.
    Uma vez que ele bloqueia, em vez de crashar ou ter um Kernel Panic, nenhum Log de erro é gerado...

O kernel actual é a versão 4.15-ML, do ElRepo.
    Para além disso tenho instalado o driver closed-source da AMD.

Alguém com problemas semelhantes ou com respostas para solucionar este problema?

2. slblxs

slblxs Power Member

Tenta com o kernel lts, ou como estive a pesquisar tens a versao 4.4.120 e os headers. Eu já há alguns anos que só utilizo kernel lts, em todas as distribuições linux que tenho nos portáteis/torre cá por casa. Arch linux, Gentoo/Funtoo, PclinuxOS e Void linux. Porque com os chamados kernel current, sempre tinha qualquer problema sempre que actualizava. Tenta o que mencionei http://elrepo.org/linux/kernel/el7/x86_64/RPMS/

3. sigul

sigul Power Member

Já tinha encontrado essa solução. Aliás, isso foi um dos motivos que me levou a actualizar o Kernel para a versão 4.15, pelo ElRepo, visto que a versão LTS disponível é a 4.4.

Acho que vou experimentar um fresh install em que o primeiro passo de todos é instalação do Kernel e drivers, antes de tudo o resto...

4. blaster_00

blaster_00 Power Member

Isso aconteceu-me antes de actualizar a BIOS.
    Estou a correr sem problemas R7 1700 Ubuntu com kernel 4.13.0-36

5. sigul

sigul Power Member

Já tenho a versão "mais recente" da BIOS, para a minha motherboard...
    A versão seguinte é um beta release para os Raven Ridge

Para aproveitar:
    Motherboard Asus Prime B350-Plus
    Placa Gráfica Asus Radeon RX550 Aero OC

6. blaster_00

blaster_00 Power Member

Tenho a mesma board, e uma R9 270. Está estável, fica literalmente semanas a correr sem bloquear.
    Como é que bloqueia? Quando está a uso ou em idle? Reinicia? Antes de actualizar a bios acontecia bloquear sem resposta em cargas ligeiras tipo browsing.

7. sigul

sigul Power Member

Em Idle, maioritariamente. Apesar de ter sempre sempre programas abertos, muitas vezes não estão a ser usados...

O tipo de bloqueio é mesmo freeze completo. Sem crashar ou kernel Panic.
    Por isso é que disse que nunca é gerado nenhum logfile...

Qual a versão da BIOS que tens instalada?
    https://www.asus.com/pt/Motherboards/PRIME-B350-PLUS/HelpDesk_BIOS/

Neste momento estou na 3803, sendo a 3805 versão Beta

Última edição: 11 de Março de 2018
  8. blaster_00

blaster_00 Power Member

3803 também.
    Pode ser do driver da gráfica. A minha não tem suporte AMDGPU DC.
    Em ubuntu acho que podes meter no /etc/default/grub
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash amdgpu.dc=0"
    para experimentar com o radeon em vez do AMDGPU DC

De qualquer forma seria de despistar também a ram com o memtest86.
    Quais são as specs da RAM e em que settings tens na BIOS? Estão com OC?

9. sigul

sigul Power Member

A fazer modprobe não tenho sequer qualquer indicação de que o amdgpu DC esteja a ser usado...
    Por outro lado, o driver open-source disponibilizado nos reposítorios para Centos (não verifiquei os do Fedora) não suporta a arquitectura Polaris - tanto é que me impede de ter interface gráfica com o Xorg.
    O driver instalado é mesmo o proprietário da AMD (amdgpu-pro).

De qualquer forma vou experimentar fazer um memory test, para despistar problemas na memória (default settings a 2600MHz).
    Lembrei-me agora que um dos módulos tem o canal trocado -- tenho 16 + 2*8GB -- em que os 2 dimms de 8GB estão no mesmo canal.
    Não devia dar problemas, mas nunca se sabe...

10. blaster_00

blaster_00 Power Member

Também podes despistar todo o hardware fazendo uma partição de 10GB e instalando o Ubuntu, se não tiver hangs então é do CentOS.

11. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Só por curiosidade, estás a usar o Firefox? Aparentemente há malta mesmo com o Ubuntu que tem reportado problemas desde a versão 58
    https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?format=default&id=1434711

A AMD anunciou há dias o Radeon Pro 18.Q1 que é a versão do driver closed source para as Radeon Pro (linha de GPU para o mercado profissional, antiga linha Firepro) portanto deverão estar para lançar o AMDGPU-pro 18.10 em breve, digo eu.

Mas lá está, a maioria provavelmente não estará a usar a versão Pro do driver, deduzo que estejas usar por causa do suporte OpenCL, mas a AMD por norma apenas testa a versão Pro do driver para Kernel LTS, e ás vezes basta um update para dar raia :wvsore:

Partilhar esta Página