Kernel instalado - retirar adicionar "modulos"

DarTaKaum

Power Member
Olá, não sei se apliquei bem o termo mas, queria compilar o meu kernel para retirar coisas da config k n uso, e para meter o tipo certo do processador.
como faço isso?
tenho de sacar a source?
compilo usando a .config antiga?
 
Última edição:
podes usar a souce antiga, se quiseres a mm source.
Quanto ao .config, como é óbvio n podes usar, porque senão ficas exactamente com a mm coisa instalada ...

Tens de recompilar para ele criar uma config nova ...
 
o .config é criado quando corres o utilitário de configuração do kernel, ou seja, podes ter um .config completamente diferente daquele que deu origem ao kernel que estás a utilizar.

Outro facto é que podes manter o .config entre sources diferentes, depois na altura da configuração só tens verificar se tudo ficou ok...

DarTaKaum, sabes realmente o que o teu linux necessita? qual a distro que usas?
 
ubuntu

ja complilei umas x o kernel, mas smp dps no boot existem uns problemas quaisquer (n me faz boot da placa wireless e tenho d usar os driversda grafica default em x dos proprietarios).

eu simplesmente só keria keria meter este kernel de acordo com o meu processador e retirar uns modulos k estão a mais.

So que acho k tb já apaguei a source :$ por isso perguntei s tinha d ser a mesma.

Mas entao como faço para retirar x coisas do kernel e recompilar?

cumprimentos.
 
dps de teres a source no sítio certo:

make xconfig - para ele te mostrar um menú com todos os módulos e depois andares lá dentro a escolheres o que queres ou não (tens de ter X para poderes fazer isto. Se não tiveres faz make menuconfig).

make clean

make bzImage (tinha-me esquecido disto)

make

make install

make modules_install

e depois adicionas a entrada correcta ao lilo/grub e tá a andar de mota.

EDIT: peço desculpa por me ter esquecido de dois makes :P
 
Última edição:
xtr3me disse:
dps de teres a source no sítio certo:

make xconfig - para ele te mostrar um menú com todos os módulos e depois andares lá dentro a escolheres o que queres ou não (tens de ter X para poderes fazer isto. Se não tiveres faz make menuconfig).

make clean

make bzImage (tinha-me esquecido disto)

make

make install

make modules_install

e depois adicionas a entrada correcta ao lilo/grub e tá a andar de mota.

EDIT: peço desculpa por me ter esquecido de dois makes :P

Se ele usa ubuntu fazer dessa forma não o vai ajudar muito, existe algures uma thread que explica como compilar o kernel á la debian way...
 
xtr3me disse:
dps de teres a source no sítio certo:

make xconfig - para ele te mostrar um menú com todos os módulos e depois andares lá dentro a escolheres o que queres ou não (tens de ter X para poderes fazer isto. Se não tiveres faz make menuconfig).

make clean

make bzImage (tinha-me esquecido disto)

make

make install

make modules_install

e depois adicionas a entrada correcta ao lilo/grub e tá a andar de mota.

EDIT: peço desculpa por me ter esquecido de dois makes :P


isto é valido para kernels 2.4.x

em 2.6.x basta um make e um make all
 
eXcept disse:
isto é valido para kernels 2.4.x

em 2.6.x basta um make e um make all

bem visto :P
Ai o que faz não se compilar um kernel há mto tempo :lol:
Quanto a compilar o kernel à la debian, estava a ver se lhe dava a maneira genérica, para que ele, se mudar de distro, não fique agarrado ;)
 
Olá, não sei se apliquei bem o termo mas, queria compilar o meu kernel para retirar coisas da config k n uso, e para meter o tipo certo do processador.

Um kernel bem preparado, utiliza ao máximo modulos. Os modulos só ocupam recursos se estiverem carregados em memória (normalmente o software de detectação e configuração de hardware de cada distribuição só carrega os modulos em memória se estiverem a ser utilizados).

Pode-se conseguir alguma performance mundando a configuração do kernel e re-compilando-o, mas a não ser que saibas o que estás a fazer, penso que não vale a pena, e mais ainda, sempre que houver uma actualização a fazer, vais ter que compilar o kernel, o que pode dar pouco jeito para quem não tem muito tempo livre e/ou paciência para seguir com atenção as actualizações todos os dias, e por isso icentivar algum desleixo no que toca a segurança.


como faço isso?

Depende. Algumas distribuições utilizam gestores de pacotes de software que para além de permitirem a instalação de binários, compilam e instalam pacotes com código fonte. Dependendo da distribuição a forma de o fazer pode ser mais ou menos obvia e mais ou menos flexivel (no que toca a compilação de pacotes o melhor é sem dúvida o Gentoo (mas embora a maioria das pessoas desconheça o APT e o RPM também permitem isso embora de formas menos fléxiveis).
Podes também fazer o download da tarball do código-fonte do kernel algures em ftp.kernel.org e compilares o kernel utilizando apenas o make.

Se quiseres fazer isso utilizando o gestor de pacotes tens de ler o manual desse gestor de pacotes, ser quiseres utilizando o make tens de ler as instruções passo a passo que estão dentro da tarball do código-fonte no ficheiro INSTALL e/ou README (já não me recordo qual deles é).



tenho de sacar a source?

Sem código-fonte não tens nada para compilar não é?


compilo usando a .config antiga?

Podes fazer isso modificando-a, mas também podes gerar uma nova.



ja complilei umas x o kernel, mas smp dps no boot existem uns problemas quaisquer (n me faz boot da placa wireless e tenho d usar os driversda grafica default em x dos proprietarios).[/quote]

As placas gráficas não fazem boot, os sistemas operativos é que fazem.
E não é técnicamente possível incluir drivers proprietários no kernel Linux, por causa de questões de direito de autor. Os drivers proprietários estão no user space e é por isso que são uma trampa.


eu simplesmente só keria keria meter este kernel de acordo com o meu processador e retirar uns modulos k estão a mais.

Em ubuntu tens binários preparados para vários tipos de processador, incluindo várias das versões dos processadores da intel, para isso não precisas de compilar o kernel. Para retirar modulos que não estejas a usar não precisas de recompilar o kernel, basta descarrega-los manualmente e mudar a configuração para que não voltem a ser carregados. Para além disso já viste se eles estão carregados em memória? É que se não tiverem eles não te comem recursos e por isso não faz diferença nenhuma estarem lá e não haverá diferença rigorosamente nenhuma se mudares de/o kernel.
 
falco disse:
Pentium M é um 686. Ou pelo menos em GNU/Linux é, não há suporte especifico para esse processador.

Quem disse isso?

.config do meu Pentium M
#
# Processor type and features
#
CONFIG_X86_PC=y
# CONFIG_X86_ELAN is not set
# CONFIG_X86_VOYAGER is not set
# CONFIG_X86_NUMAQ is not set
# CONFIG_X86_SUMMIT is not set
# CONFIG_X86_BIGSMP is not set
# CONFIG_X86_VISWS is not set
# CONFIG_X86_GENERICARCH is not set
# CONFIG_X86_ES7000 is not set
# CONFIG_M386 is not set
# CONFIG_M486 is not set
# CONFIG_M586 is not set
# CONFIG_M586TSC is not set
# CONFIG_M586MMX is not set
# CONFIG_M686 is not set
# CONFIG_MPENTIUMII is not set
# CONFIG_MPENTIUMIII is not set
# CONFIG_MPENTIUMM is not set
CONFIG_MPENTIUM4=y
# CONFIG_MK6 is not set
# CONFIG_MK7 is not set
# CONFIG_MK8 is not set
# CONFIG_MCRUSOE is not set
# CONFIG_MWINCHIPC6 is not set
# CONFIG_MWINCHIP2 is not set
# CONFIG_MWINCHIP3D is not set
# CONFIG_MCYRIXIII is not set
# CONFIG_MVIAC3_2 is not set
# CONFIG_X86_GENERIC is not set

@DarTaKaum, Tenta ver se ainda existe o rmmod para retirar modulos on-fly do kernel. Tenta ver em /etc/modules ou modules.conf no 2.4 era no modules.conf que se podia "retirar" modulos do kernel, antes era só meter # antes do nome do módulo, que no proximo boot ele já não carregar os módulos.

Para carregar modulos existe o insmod ou o modprobe.
 
Última edição:
Quem disse isso?

O que eu queria dizer é que não há um port especifico para Pentium M, como existe para outros processadores, o Pentium M é tratado como um processador da arquitectura 686, assim como outros processadores da Intel o são (celeron, etc...).
 
Se queres recompilar o kernel do ubuntu, ve na wiki do site deles.
Está lá um guia muito bem construido.

...e boa sorte.

Cumprimentos.
 
Back
Topo