Kernel patch: -ck

esquiso

Power Member
Ora bem, -ck patch..

Primeiro, o que é um Patch?

If you wish to upgrade to a newer kernel, you can patch your current kernel instead of downloading an entire new kernel. By patching your existing kernel, you retain your settings from previous kernel compilations. Patching the kernel is a good choice if you wish to upgrade from your current patch level to the next consecutive patch level.
Agora, o que é o -ck patch?

O -ck patch é a aplicação de vários patchs, que podem ser encontrados em http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/people/ck/patches/, com especial destaque para o patch sd.
Este conjunto de patch, assim basicamente, vão actuar ao nível da gestão do processador, tornado o PC bastante mais rápido.

Não foi em vão que eu destaquei o patch sd. É o patch mais importante, e que tem as seguintes features:

* Virtually immune to any starvation mechanism.
* Absolutely no runtime interactivity estimation or bonus mechanism.
* Virtually complete cpu distribution fairness based on nice.
* Low latency with a virtual deadline mechanism.
* Solid interactivity within the confines of the above.
Isto irá dar um boost bastante grande à velocidade visivel do PC.

Obviamente que para a aplicação deste patch, é necessária a compilação do kernel. Para isto, posso indicar o seguinte post: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=8959

Queria frisar bem o pedido de feedback para o homem que desenvolve este patch. E gostava também de pedir feedback para aqui de pessoas que o usaram :) E claro, deixo bem claro que compensa

Finalmente, tenho que dar os créditos por este post ao CR_, pelas constantes chamadas de atenção para isto, pela ideia e pela revisão :)

Mais info na wiki: http://ck.wikia.com/wiki/Main_Page
Para feedback, por favor enviem um mail para [email protected] ou deixem um reply em http://lkml.org/lkml/2007/6/10/212
 
Última edição pelo moderador:
Sera que vcs me podiam ajudar numa cena?Esta é a minha primeira compilação do kernel estou a seguir as instruções a risca mas esqueci-me de copiar o .conf do kernel antigo sera que faz mal?estou na parte antes da instalação dos deb.
 
eu sei q n tem mto a ver, mas o que é o kernel lowlatency? tem alguma coisa a ver com isso? isso nao da mt jeito pq depois para actualizar o kernel é o caraças :P
 
bom entao sendo assim vou voltar ao principio,ja agora de que pasta copio o .config?linux-headers-2.6.20-16-generic ou linux-headers-2.6.20-16?

"cp /boot/config-"uname -r" .config"

Mete "load" quando fazes xconfig e vai a /boot que deve lá estar o config-2.6.20-16 ou algo do género e usa esse.

joaospinto vê o significado do latency: http://en.wikipedia.org/wiki/Latency

gatohumano depois reporta aqui se notaste diferença.
 
Con Kolivas juntamente com o Andrew Morton (que acho que ainda é o maintainer do branch 2.6) são dois dos devs mais empreendedores da "cena".

Nos meus tempos de LFS era fanático pelo mm patch, se bem que no fim já usava mais o ck, porque na altura introduzia uns schedulers (cpu e IO) do nick piggin que eram muito há frente (acho que no fim foram integrados no vanilla).
 
Última edição:
Back
Topo