Problema kernel-power 41

sponge

Power Member
Boas pessoal,
Não sei se vim ao sitio certo mas já tou farto de pesquisar e não arranjo solução , já tentei desligar fast boot, instalar só as drives da gráfica pelo gestor dispositivos, instalar drives antigos e até fazer instalação limpa dos drives novos e nada parece resultar, bios atualizada para a ultima versão disponível ( de 2018 )
O erro tanto da 3x seguidas enquanto o pc reinicia tanto como consigo estar um dia inteiro sem acontecer mas normalmente acontece quando entro no CS GO e ao fim de 2/3 vezes a reiniciar, consigo entrar no jogo e passar o resto da noite a jogar sem acontecer.
Hoje tive o dia todo com o PC ligado e não aconteceu nem 1 única vez, consegui copiar uns ficheiros para outro disco, criar uma pen de recuperação, ver streams e ouvir musica, mas quando fui tentar entrar no CS GO o pc reiniciou, depois tentei com o FM 21 e o PC foi abaixo também e por isso não tentei entrar em mais nenhum jogo .
Alguma sugestão por aqui ? Penso que pode ser da fonte ( troquei a tomada e o cabo de alimentação também )
É que já estou quase tentado a comprar um PC novo para ver se isto deixa de acontecer

o meu pc
Intel Core i5 4460
ASRock H97 Pro4
XFX 550w Core Edition
Gskill Ripjwas 4Gb 1600mhz x 4 ( tirei 2 rams ficando com 8 Gb e parece estabilizar melhor )
Radeon RX 580 8Gb ( comprada em Abril de 2020 )

Edit : editei o tópico porque o erro que da depois de reiniciar no visualizador de eventos é o KP41, não aparece BSOD nem nada, simplesmente reinicia e quando vou verificar os eventos é o que aparece
 
Última edição:
Editei o tópico porque aparentemente o erro não era do wattman
Tive também a pesquisar e isso parece ser problema da fonte, tou a pensar comprar uma fonte de 30€ só para experimentar e caso o sistema volte a ficar estável penso em investir numa fonte nova mas gostava de saber a opinião de alguém mais entendido na matéria
Obrigado desde já
 
Editei o tópico porque aparentemente o erro não era do wattman
Tive também a pesquisar e isso parece ser problema da fonte, tou a pensar comprar uma fonte de 30€ só para experimentar e caso o sistema volte a ficar estável penso em investir numa fonte nova mas gostava de saber a opinião de alguém mais entendido na matéria
Obrigado desde já
boas que fonte tens e que fonte estas a pensar em comprar?
 
boas que fonte tens e que fonte estas a pensar em comprar?
Tenho esta XFX 550w Core Edition e tou a pensar comprar uma de 600w/700w ( 1Life ps:jet 600W/700W por 25€/30€ ) só para fazer o teste e se efetivamente for da fonte, ai invisto numa fonte melhor ( Corsair CV550 CV Series 550W/650W 80 Plus Bronze ).

Informo que tive agora a exprimentar o League Of Legends e funcionou, fiz 3 jogos e não foi abaixo uma única vez, quis testar um jogo mais leve e deu para jogar
 
Tenho esta XFX 550w Core Edition e tou a pensar comprar uma de 600w/700w ( 1Life ps:jet 600W/700W por 25€/30€ ) só para fazer o teste e se efetivamente for da fonte, ai invisto numa fonte melhor ( Corsair CV550 CV Series 550W/650W 80 Plus Bronze ).

Informo que tive agora a exprimentar o League Of Legends e funcionou, fiz 3 jogos e não foi abaixo uma única vez, quis testar um jogo mais leve e deu para jogar
podes sempre fazer undervolt à grafica e ver se não da mais problemas
 
podes sempre fazer undervolt à grafica e ver se não da mais problemas
Tive a pesquisar um pouco e encontrei estes valores ( os da imagem ) , tive a fazer um jogo rápido de CS GO e pelo menos o computador não foi abaixo.
Não sei se fiz isto bem ou no sitio correto porque nunca tinha feito tal coisa, achas que os valores estão bons ?
Hoje durante o fim de tarde/inicio de noite deixo o PC ligado com o CS GO aberto e talvez o FM para ver se reinicia ou não, é que não sei qual poderá ser o problema e não queria gastar dinheiro desnecessário visto que as vezes funciona e outras vezes não

https://postimg.cc/9DPTknxc
-------------------///---------------
Edit
Teve desde as 18h30/40 até agora as 22h30 com o CS GO aberto e não foi abaixo, não estive em casa e agora que cheguei tava como o tinha deixado mas comecei a editar este post e reiniciou

as configurações que tinha durante a tarde toda ( quando cheguei a placa gráfica tava nos 50º mas reparei que baixou para 40º enquanto escrevia )
https://postimg.cc/PpqcYL4g

Edit 2
Hoje fui tentar criar uma cópia do disco onde esta instalado o windows com o Acronis True Image e o PC reiniciou, achas que pode ser processador/fonte ?
É que acho estranho conseguir jogar LoL mas depois tento FM ou CS e o PC simplesmente reinicia.
Mas 2ºf a ver se vou meter o PC numa loja que dizem ter um bom técnico de informática , já ando farto disto mas queria ao menos saber se conseguia resolver até lá
 
Última edição:
atualizei as drives para a ultima versão recomendada de novo, voltei a meter os restantes 2 sticks de memoria ram e a ligar um disco que tinha desligado ( já que vai para o técnico, vai com tudo ligado ) e meti a fazer um teste no OCCT
Resultado do teste
teste — Postimages (postimg.cc)

começou com 1h de teste, neste momento faltam 48 minutos e ainda se aguenta e antes mal metia para começar o teste reiniciava, alguém sabe o que poderá ser ?

edit
1h depois, teste feito e sem erros
testefeito — Postimages (postimg.cc)

Que testes aconselham a fazer mais para testar isto ?
 
Última edição:
Sim,tens de tentar testar a memoria ram com software.
Mais facil ainda corre intel burn test / prime 95 + furmark rapido em simultaneo ao fim de teres o PC ligado ja ha umas horas se for da fonte deve crashar logo.

Depois devias fzr update BIOS mas com o PC a reeniciar aleatoriamente e um perigo.

https://blog.pcrisk.com/windows/12891-how-to-fix-kernel-power-error

https://www.clubedohardware.com.br/...eu-pc-desliga-ramdomicamente/page/2/#comments

Se moras numa zona rural ou nalguma ilha onde energia possa na chegar nas melhores condições comprava um UPS em primeiro lugar.
 
Última edição:
Sim,tens de tentar testar a memoria ram com software.
Mais facil ainda corre intel burn test / prime 95 + furmark rapido em simultaneo ao fim de teres o PC ligado ja ha umas horas se for da fonte deve crashar logo.

Depois devias fzr update BIOS mas com o PC a reeniciar aleatoriamente e um perigo.

https://blog.pcrisk.com/windows/12891-how-to-fix-kernel-power-error

https://www.clubedohardware.com.br/...eu-pc-desliga-ramdomicamente/page/2/#comments

Se moras numa zona rural ou nalguma ilha onde energia possa na chegar nas melhores condições comprava um UPS em primeiro lugar.
Sim, vou agora testar as memorias com o memtest e deixar algum tempo a ver se algo acontece e depois já já deixo a correr isso, já tinha testado o intel burn test e aguentou mas em simultâneo com o furmark nunca testei.
Consegui fazer update a BIOS na altura para a versão 2.1 que é a mais recente

Já tinha visto ambos os links que mandaste e já tinha feito todas essas coisas mas continuava. O problema também pode originar das tomadas ? É que ontem consegui correr o OCCT depois de desligar tudo, só o PC estava ligado
Em relação ao UPS, há algum que recomendes ? confesso que nunca pesquisei muito sobre o assunto.

Memtest 86 demorou 3horas mas correu tudo bem, sem erros.
Liguei o Intel Burn Test e tanto a standart como maximum deu bem, ficou alguns segundos ligado para ver senao reiniciava e ficou bom mas só de ligar o furmark sozinho, mal dava para iniciar o teste o pc reiniciava.
Tentei desligar o grafica para ver se o problema persistia e se era da gráfica e o pc nem ligou ( ficou num loop interminavel de reboot )
Tentei mudar a ficha onde tinha tudo ligado mas também não resolveu, podia ser uma ficha a morrer mas nada feito, continua a reiniciar.
Começo a achar que o melhor mesmo é comprar PC novo mas depois tenho um certo receio de ser a gráfica e ter de comprar 1 nova e gastar ainda mais dinheiro.
 
Última edição:
Faz um Clear CMOS, retirando também a pilha da motherboard, e tenta outra vez apenas com a gráfica integrada.

Com a gráfica, tenta correr o Prime95 + Furmark, como te indicaram acima.
 
Faz um Clear CMOS, retirando também a pilha da motherboard, e tenta outra vez apenas com a gráfica integrada.

Com a gráfica, tenta correr o Prime95 + Furmark, como te indicaram acima.
Agradeço a ajuda mas hoje já fui deixar o PC a um técnico, com o possível confinamento ( Fechar tudo ) não quis arriscar em testes e mais testes e depois não conseguir resolver, assim tento com que fique já despachado e pronto a funcionar ou pelo menos saber se compensa mais o investimento num PC novo
 
Atualização
o técnico ligou-me hoje de manha, perto das 12h15 a dizer que teve a manha inteira a fazer testes no PC e não teve problema algum, a ver se durante a tarde lá passo para fazer os testes com ele visto que eu é que sei quando o PC reiniciava.
Aconselham fazer algum teste em frente ao tecnico ? Tou a pensar correr OCCT ( costuma reiniciar normalmente mas consegui correr 1x durante 1h ), Intel Burn Test, Furmark e depois Intel Burn Test + Furmark
Prime95 na altura não tinha feito o download porque o PC reiniciou e não deu mas se tiver essa possibilidade durante a tarde trato disso também
Tambem tou a pensar fazer o Clear CMOS , retirando a pilha como foi aconselhado ( tudo com a ajuda do técnico ) e experimentar ligar a grafica onboard, ou fazer load para as configurações default na BIOS ( mesmo não tendo mexendo em nada para alem da atualização da bios )
Se o PC tiver de la ficar mais 1 ou 2 dias em testes não me chateia

Edit :
Como disse fui com o técnico fazer testes, corri tudo durante 1/2 minutos e não reiniciou ( antes era só ligar e reiniciava ), então trouxe o PC para casa, liguei e meti a fazer novamente os testes mas desta vez durante mais tempo
Passadas 2h15 continua ligado e sem reiniciar
testefinal — Postimages (postimg.cc)
Posso então afirmar que estará resolvido ?
Continuo sem saber o que causou tudo isto, o técnico disse que não fez nada demais, tentou ligar o monitor por HDMI, não funcionava bem, tirou a GPU, verificou se tava tudo bem, limpou e voltou a meter, será que podia ser mau contacto ?

Edit 2
Pois, vou eu cancelar o teste e começou a reiniciar , já desliguei, esperei 1h e voltei a ligar mas o problema persiste, teve ligado até perto das 20h sem problemas e depois quando queria ir jogar um pouco, começou a reiniciar de novo, amanha vai para o técnico de novo mas nem sei o que poderá ser este problema
 
Última edição:
Back
Topo