1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

kernel source no mandriva 2007

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por jackvend, 26 de Outubro de 2006. (Respostas: 8; Visualizações: 1651)

1. ola a todos,
    Finalmente apos varios dias a tentar trabalhar com o kubuntu e não consegir ter net desisti !!!:'(
    Sim ...sim sou fraco :lol:

mas não desisti do linux.. instalei o mandriva 2007 e quase tudo funciona e é francamente agradavel 4 cds com tudo nickel,

Bom a minha duvida é que nos cds não vem o package com o famoso Kernel source !!!!
    e sem ele nada de compilações né ??! como diriam no Brasil
    Tenho que adquerir a versão paga ? ou a algem que saiba me dizer como é que o posso ter na versão free,
    sabendo que por enquanto só posso fazer o download via windows do pacote RPM
    obrigado

Ps versão do Kernel 2.6.17.5mdv-1

2. Só precisas das sources se precisares de recompilar o teu kernel. E só precisas de recompilar o teu kernel se necessitares de activar/desactivar alguma funcionalidade especifica que o Mandriva não suporta out-of-the-box. Apesar de nunca ter tocado em Mandriva, trata-se de uma das distribuições mais faceis e user-friendly de usar, o que implica que o seu kernel tenha grande parte das opções mais populares já compiladas (filesystems, usb, bluetooth, vga, etc). Logo, é improvavel que necessites a curto prazo de ir brincar com o kernel (até porque isso envolveria um grau de conhecimentos mais avançado).
    Se fizeres questão, em grande parte das distribuições as sources podem ser encontradas em /usr/src/linux . Se não estiverem lá, algures no site do Mandriva estarão, tanto a clientes free como a clientes pagos. Que remédio têm eles...

3. 100% daccordo contigo, o mandriva é a facilidade de configuração do windows com a potencia e a segurança e a stabilidade e a .......etc do linux ouf !!!
    Mas.... e á sempre um mas !! não tenho usr/src/linux !! e quando tento fazer um make na pasta unicorn para fazer os modulos dos drivers do meu famoso modem ice data dá erro ...snif
    consegui encontrar um pacote RPM con o source mas quando tento instalalo da erro com um pb de key não valida !!! e não instala !!!! mesma coisa com um pacote unicorn..........RPM key não valida . Por isso pergunto se já chegamos ao windows aonde é preciso pagar para ter un pc a funcionar e adquerir licensas ??? se souberem alguma coisa digam obrigado

4. TidusABE

TidusABE Power Member

Como é que estas a tentar validar as key's ?

5. ai é que está o pb não sei,
    só me diz que as key não são validas e depois da-me a opção de instalar o pacote na mesma ,
    faço sim instala mas nada !
    já agora o que são essas key ???
    se eu sober talvez possa dar a volta

6. Não se trata de pagar por licenças... O Mandriva, tal como todas as distribuições de linux, está legalmente obrigado a dar acesso ao codigo fonte do kernel e a todos os patches que utilizaram para modificá-lo, caso contrário incorre numa infracção do GPL, a licença open source pela qual o kernel e quase todos os programas em volta dele se regem...
    Descobri alguns recursos que provavelmente são uteis para o teu caso:
    Kernel Upgrade I: http://club.mandriva.com/xwiki/bin/view/KB/InstallKupgrade
    Kernel Upgrade II: http://club.mandriva.com/xwiki/bin/view/KB/InstallKupgrade2
    Tive a ler e encontrei os packages que precisas num mirror oficial nacional do Cooker:
    http://mandriva.dcc.fc.up.pt/devel/cooker/i586/media/main/release/ (supondo que tens um sistema de 32bit).
    Tens lá a source, os headers, etc... Depois é só seguir os guias.

7. impecavel !!! obrigado pelo endereço ,
    já tinha encontrado ários mas nenhum tinha o ficheiro Kerne-source
    estou a fazer o download depois digo alguma coisa

8. TidusABE

TidusABE Power Member

As Keyś servem para te dar acesso a certos repositorios.
    para ter acesso usas por exemplo o wget ,ou rpm para fazeres o download da chave e depois já podes instalar o que quiseres

9. ola a todos
    obrigado pelas ajudas já tenho o kernel source e o meu mandriva a funcionar a 100% com net e tudo !!!!!!!
    Bom já vi em vários topicos que o melhor é gastar 25 € e instalar um modem router da clix para ter net no linux .......... e é mais que verdade, ao fim de uma semana de luta com o meu modem ice data da sapo sem net no linux mesmo aplicando todas as ajudas incontradas sniff

fui gastar 25 € e TIVE NET EM 5 MINUTOS !!!!!!

POR ISSO SÓ POSSO RECOMENDAR A MESMA COISA, MODEM USB NA GAVETA E INSTALEM UM ROUTER , VALE MESMO A PENA

ATÉ MAIS

Partilhar esta Página