Análise Kingston SSDnow V séries (Notebook KIT)

Destina-se a portáteis porque? É um disco, destina-se a computadores. Desktop/Laptop é igual.

Antes de mais a pergunta nao era dirigida a ti.;D

Mas respondendo le bem a embalagem , segundo a marca é destinado a portateis o seu uso dai que os testes em portateis sejam mais interessantes pois foi fabricado tendo em conta tal uso e é o target que a marca pretende com este upgrade Kit, dai o bundle, o que nao quer dizer que nao pode ser usado em desktop , eu mesmo uso em desktop.

Eu ja vi isto até num portatil da Ibm que nao era nada de especial e a performance é interessante , logo num portatil melhor nota-se sim a performance tambem:D
 
Última edição:
Existem 3 versões como alias o JPGOD já disse.

Uma versão para Desktop, uma para portáteis e uma standalone.

Todas tem exactamente o mesmo disco com exactamente o mesmo part number, a diferença está única e exclusivamente nos acessórios.
- A versão standalone (que é a que tenho) vem despida de qualquer acessório e com uma embalagem minimalista para fazer descer o preço.
- A versão para portáteis presente neste teste, traz software para fazer backup e copia das partições existentes no antigo disco e uma caixa externa (faz sentido, um portátil só tem normalmente um compartimento para disco, é a forma da kingstone garantir que o backup é de facto possível e fácil).
- A versão desktop já não traz caixa externa, mas sim um adaptador 2.5->3.5 e o software para backup/copia.

Podes ver, no teste que eu meti, foi feito num pc portátil abaixo da média e os resultados são consistentes com os do JPGOD. Estou a correr windows 7 nele. É um Celeron SU2300 (dual core 1.2Ghz de baixa voltagem), 4GB de RAM, GMA 4500, isto, numa maquina de 11.6'. Por isso se no meu teste com SO windows 7 tive menos 10MB (nem tanto), os resultados são 100% consistentes com os do JPGod, 10MB de diferença entre ter SO e não ter é o normal. Se quiseres comparar, tiras 10MB/s aos testes do J e deveria ser o que tinhas se o SSD fosse igual.


Quanto ao teres desempenho pior, é porque o teu v-series vem com o JMicron 602, no tópico dos SSDs eu alertei para isso:

post complecto
Depende, existem duas versões do V Séries, a primeira que saiu já está algures neste tópico, tinha velocidades de 110/80 e usava o mal afamado JMicron 602...
No entanto, o novo V Series já não é assim. Tem velocidades de 200/110, suporte para TRIM e já tem 64MB de cache (SDRam). As especificações estão aqui....

Por isso, o que recomendo é que vejas pelo part number qual a versão que te estão a querer vender. Se for o SNV425-S2/64GB, vale a pena....
Se tiveres dentro do tempo em que o podes trocar, recomendo seriamente que o faças.


Só tenho uma grande duvida que continua a moer-me o miolos:
Porque é que há uma diferença tão grande entre o desempenho de escrita do HDtash (180MBs máximo sequências) para os outros testes (90 e picos também de máximo sequencial)?
Sei que é por causa de ter ou não partições criadas, mas por exemplo, no caso do meu antigo OCZ core VII 60GB, essa diferença acontecia se as partições fossem criadas com blocos de tamanho diferente das "células" do disco. Será que há alguma forma de optimizar isso?


cump.
 
Última edição:
deve ser para ter uma ideia do verdadeiro poder do SSD, penso eu
num portátil facilmente algum outro componentes pode limitar e comprometer a performance

A versão anterior que eu testei, foi testada num portátil e as diferenças não eram muito grandes.
 
Este ssd tem velocidades melhores do que o que possuo da serie V , mas so o testei rapidamente , o teste foi feito com o disco vazio?

Ja agora o porque de testa-lo em Desktop se ele se destina a portateis?

Porque não tenho um portátil onde o testar :P Alem disso é neste desktop onde testei outros SSD's e discos, para comparativos.

o "notebook kit" é devido à caixa e o software, visto que foi pensado para quem quer fazer upgrades em portáteis.
 
Porque não tenho um portátil onde o testar :P Alem disso é neste desktop onde testei outros SSD's e discos, para comparativos.

o "notebook kit" é devido à caixa e o software, visto que foi pensado para quem quer fazer upgrades em portáteis.


La esta era apenas isto que cria saber mais nada;D

Exactamente eu tenho ca um desses e sei diso.

Ja agora nao respondeste a pergunta se os testes foram feitos com ou sem dados neles..

@Fastboy o meu Ssd tambem tem velocidades de 200/100 e é da serie 2 e nao da primeira, a diferença é que o meu faz 225 maximo e o do Jpgod 230 ou assim do genero , se for permitido depois meto aqui um screen do meu apenas e ves;D
 
La esta era apenas isto que cria saber mais nada;D

Exactamente eu tenho ca um desses e sei diso.

Ja agora nao respondeste a pergunta se os testes foram feitos com ou sem dados neles..

@Fastboy o meu Ssd tambem tem velocidades de 200/100 e é da serie 2 e nao da primeira, a diferença é que o meu faz 225 maximo e o do Jpgod 230 ou assim do genero , se for permitido depois meto aqui um screen do meu apenas e ves;D

Isso é uma diferença pequena (10 a 15M) que é perfeitamente justificável se tiveres o SO instalado no disco (um antivírus também ajuda a baixar um pouco).
 
Isso é uma diferença pequena (10 a 15M) que é perfeitamente justificável se tiveres o SO instalado no disco (um antivírus também ajuda a baixar um pouco).

Sim claro , mas eu testei numa board marada , agora nesta nova é capaz de dar mais:p

E sim a caixa ali presente nos testes do Jpgod serve para usar o ssd como disco externo mas fica muito limitado, isto nos teste que realizei tambem na board maldita:P
 
La esta era apenas isto que cria saber mais nada;D

Exactamente eu tenho ca um desses e sei diso.

Ja agora nao respondeste a pergunta se os testes foram feitos com ou sem dados neles..

@Fastboy o meu Ssd tambem tem velocidades de 200/100 e é da serie 2 e nao da primeira, a diferença é que o meu faz 225 maximo e o do Jpgod 230 ou assim do genero , se for permitido depois meto aqui um screen do meu apenas e ves;D

Os testes sintéticos que faço são sempre sem dados/SO dentro do disco para não influenciar. No HDtach, HDtune e H2benchw nem sequer tem partição criada ;)

Este SSD vai ficar, por isso a review será diferente. Terá a parte mais sintética que é o que tou a fazer e depois o feedback de uso com um SO lá dentro (a qual não é facil mostrar gráficos bonitos). Eu até tenho aqui um Samsung R580 em review, mas se tivesse tempo metia lá o SSD e testava. Se me derem uns dias a mais, faço o clone do disco com a caixa externa e o SW fornecido.

Um SSD numa caixa a funcionar como disco externo? Mas ai fica limitado ás velocidades USB 2.0?

A caixa externa que o acompanha é para instalar discos mecânicos. O guia que traz este kit explica tudo passo a passo. Resumidamente

-> Abrir o portátil, remover o disco mecânico e instalar o SSD.
-> Instalar o mecânico na caixa externa.
-> arrancar o portátil com o CD fornecido (bootable obviamente)
-> proceder ao clone dos dados do disco do portátil (Se bem que quem tiver o windows muito carregado poderá ser preferível instalar de raiz)
-> E pronto, já tem o vosso SO a arrancar do SSD e podem utilizar o disco original como disco externo/backups,etc.

A própria kingston não recomenda o uso do SSD na caixa externa.
 
JPgod estou a pensar por um destes num portatil novinho em folha, o que me aconselhas fazer clone do disco com o sftware da kingston ou instalaçao do zero?

Thx e cumps
 
JPgod estou a pensar por um destes num portatil novinho em folha, o que me aconselhas fazer clone do disco com o sftware da kingston ou instalaçao do zero?

Thx e cumps
Sendo o portátil novo faz o clone porque geralmente não tem os DVDs do so tendo apenas um software que faz discos de recuperação do so instalado no portátil mais o resto das coisas que na prática é um clone....

Isso acontece com o meu portátil novo de marca Compaq que cria esses DVDs, 3 no total, e só os cria uma única vez. Por isso mesmo esse clone dá um jeitão uma vez que fico com tudo o que tenho instalado actualmente no disco mecânico do portátil.

Edit: E podes guardar depois o disco mecânica do portátil e em caso de problemas no SSD usas o mesmo para criares outre clone no SSD que te evita teres de instalar tudo de fresco o que dá bastante trabalho.
 
Última edição:
Isso depende do portátil em questão... Nomeadamente partições de recuperação e se cabem lá dentro.

Depois, há muitos que não gostam do SO's de origem dos portáteis cheios de bloatware e formatam o portátil mal chega-lhes as mãos :D

É aquilo, o cloning da partição é o método fácil e rápido. A instalação do zero é mais demorada e difícil, especialmente drivers e afins e gestão de recuperação.

Mas eu se tivesse comprado um portátil com partição de recuperação, fazia o backup para DVD's (como o que a HP fornece) e instalava o windows do zero ou clone apenas da partição do SO e descartar as partições de recuperação (comem muito espaço em disco e como sabemos bem, o GB dos SSD's vale ouro).

É o que recomendo vivamente, não deixarem partição de recuperação no SSD.
 
Última edição:
é verdade, ja me tinha esquecido da partiçao de recuperaçao da HP... 5 ou 6gb de 64 sao realmente indispensaveis. parece me que vou optar por fazer ainstalação do zero. obrigado pela ajuda.


Cumps

PS JPgod review muito boa, mas pq n levou o selo recomendado ZWAME? :P
 
porque ainda não está completa :D

mas como disse, depois dos testes, vou instalar SO no gajo por isso será uma review mais demorada até surgir a conclusão.
 
Ah fixe, então dps tb deixo aki um feedback ja que tb o vou usar como disco principal ;)
por acaso o pessoal da exame informatica usou destes da versao v+, que são ligeiramente superiores, no maquinao que vem na revista deste mes. :| misturado com td do melhor k anda ai deve ser impressionante, daki a 5 anos ainda deve rebentar qqer jogo
 
Ah fixe, então dps tb deixo aki um feedback ja que tb o vou usar como disco principal ;)
por acaso o pessoal da exame informatica usou destes da versao v+, que são ligeiramente superiores, no maquinao que vem na revista deste mes. :| misturado com td do melhor k anda ai deve ser impressionante, daki a 5 anos ainda deve rebentar qqer jogo

Daqui a 5 anos? Isso é muito tempo...
 
Ra7or n leste a revista d certeza :P
as specs dakilo sao inacreditaveis! so se inventarem uma tecnologia revolucionaria que passe a mainstream mt rapido é que aquilo fica desactualizado nos proxs 5 anos, ja que vem c tdo do melhor k esta geracao d hardware tem p oferecer...

Sorry plo offtopic
 
Ra7or n leste a revista d certeza :P
as specs dakilo sao inacreditaveis! so se inventarem uma tecnologia revolucionaria que passe a mainstream mt rapido é que aquilo fica desactualizado nos proxs 5 anos, ja que vem c tdo do melhor k esta geracao d hardware tem p oferecer...

Sorry plo offtopic

Não preciso. Em 5 anos saímos dos Pentium D para os i7 da Intel com 6 cores, e de discos mecânicos lentos, para SSDs super rápidos, isto só para nomear algumas alterações.
 
Isso depende do portátil em questão... Nomeadamente partições de recuperação e se cabem lá dentro.

Depois, há muitos que não gostam do SO's de origem dos portáteis cheios de bloatware e formatam o portátil mal chega-lhes as mãos :D

É aquilo, o cloning da partição é o método fácil e rápido. A instalação do zero é mais demorada e difícil, especialmente drivers e afins e gestão de recuperação.

Mas eu se tivesse comprado um portátil com partição de recuperação, fazia o backup para DVD's (como o que a HP fornece) e instalava o windows do zero ou clone apenas da partição do SO e descartar as partições de recuperação (comem muito espaço em disco e como sabemos bem, o GB dos SSD's vale ouro).

É o que recomendo vivamente, não deixarem partição de recuperação no SSD.
Eu dei o conselho a ele baseado no meu portátil Compaq que não traz nada disso: Arranca muito rapidamente e o so corre bastante bem. Seven 64 Bits Home Premiur em Português.

Sim traz essa tal partição de recuperação e não sei se cabe tudo nesse SSD de 64 GB.

EDIT: Essa partição de recuperação não me chateia nada já que o disco mecânico é de cerca de 500 GB. Mas neste SSD é lógico que teria de fazer uma boa gestão do espaço e ter essa partição no SSD não é o ideal.
 
Última edição:
Back
Topo