Análise Kingston SSDnow V séries (Notebook KIT)

Quanto a vocês não sei, mas eu gosto dos resultados que estou a ver a nível de operações por segundo, parecem-me consistentes e equilibrados. Para entrada de gama (que eu saiba é o SSD mais barato dentro dos 60GB), parece-me uma boa opção.
 
Em termos de preço versus qualidade este SSD é excelente e satisfaz a maioria dos casos. E para quem quer ter um desses SSDs no portátil tanto melhor já que nos SSDs mais caros os portáteis não conseguem extrair o máximo dos SSDs logo não vale a pena gastar mais €€€.
 
Em termos de preço versus qualidade este SSD é excelente e satisfaz a maioria dos casos. E para quem quer ter um desses SSDs no portátil tanto melhor já que nos SSDs mais caros os portáteis não conseguem extrair o máximo dos SSDs logo não vale a pena gastar mais €€€.

Duvido que os portáteis se borrem com SSDs mais poderosos, com este SSD a utilização do CPU a trabalhar forte e feio com o SSD é praticamente idêntica a não fazer nada com ele.
Os cuidados são os mesmos que num desktop, verificar o controlador SATA, por exemplo, se for um ICH7 sabemos que ficamos limitados a SATA1 (mas de qualquer das formas, ganhamos IOPs).

Ganha-se sempre e quanto melhor o SSD, maiores os ganhos.
 
Adicionado testes da caixa USB. Os resultados estão a conta-gotas, já que tenho imenso trabalho :( E dou prioridade as reviews do material emprestado. Vou abortar o teste previsto no Samsung R580, sendo que esta parte (testes com SO lá dentro) fica para a análise do AMD X4 640.
 
Fiquei confuso depois de ver esta review, pelo título parece que se trata do mesmo disco mas, depois de consultar a página web da Kingston chegei a conclusão de que o disco aqui analisado é um SSDNow V+, já que o SSDNow V possui memórias flash SLC e as velocidades maximas (MB/sec) de escrita/leitura são 110/200.
 
Última edição:
Fiquei confuso depois de ver esta review, pelo título parece que se trata do mesmo disco mas, depois de consultar a página web da Kingston chegei a conclusão de que o disco aqui analisado é um SSDNow V+, já que o SSDNow V possui memórias flash SLC e as velocidades maximas (MB/sec) de escrita/leitura são 110/200.

Não sei que sites andaste a ver. No site do fabricante que vi, o ssd now v series é este. O modelo que referes foi descontinuado, tinha controlador JMicron e basta ver o preço a que era vendido para perceber que as memórias eram MLC.

cump.
 
Não sei que sites andaste a ver. No site do fabricante que vi, o ssd now v series é este. O modelo que referes foi descontinuado, tinha controlador JMicron e basta ver o preço a que era vendido para perceber que as memórias eram MLC.

cump.

Não deve de ter visto bem, tive o cuidado de nessa review informar que as memórias eram MLC, no entanto a versão que testei era a 1º, esta aqui em testes é a segunda, que tem muitas diferenças, a começar por ser um novo controlador feito em pela Toshiba e pela Jmicron, o JMF618.
 
Alguém me sabe informar de uma loja inglesa que venda este SSD ao melhor preço possível? Estou em Inglaterra e gostava de aproveitar, isto claro se a diferença a nível de preço interessar. Obrigado desde já. :)
 
Boas


"Consegui" sofrer de stuttering com este disco. Tal aconteceu agora a pouco, estava a descomprimir um RAR de 7GB com o 7zip na minha unidade externa, como sabem durante a descompressão com o 7zip é criado um ficheiro temporário no disco principal que depois é transferido para o respectivo destino. Em simultâneo estava a transferir 2GB de fotos (cada uma com mais ou menos 2MB) do SSD para uma Pen (algo que normalmente fica pelos 7MB/s por limitação da pen e que é com uma perna ás costas para o SSD) e a ver um episódio de uma série que nem em HD estava. O disco sentiu-se tão sobrecarregado com isto que deixou de dar resposta adequada ao ponto da série ficar aos soluços. Fiquei a ver este cenário de semi-bloqueio durante uns minutos com o led do disco permanentemente acesso e o CPU a apenas 60% do seu poder de processamento. Para continuar a ver a série em condições, tive de esperar pelo fim dos trabalhos de descompressão do RAR.

Parece que o JMicron 618 afinal também sofre de stuttering, menos que o 602 mas sofre.


cump.
 
Qual é o firmware dessa versão testada? (diz na caixa)
Eu comprei com mesma referência e firmware c091126a, mas a escrita ronda os 50Mb/s (sendo que a leitura está nos 220Mb/s), no CrystalDiskBench (sequencial, por ex), no win 7.
Pensei que fosse do portátil ou do ***** (ich8), mas atendendo à velocidade de leitura..
.exemplo.jpg
 
Última edição:
Já tenho o bixo com SO lá dentro. Até agora tudo muito rápido. 180MB/s de leitura no HDTACH. é inferior ao teste do disco sozinho, mas há um pequeno pormenor que não pode ser ignorado. Chipset P55 vs SB750
mais, está em AHCI e infelizmente a implementação AHCI da AMD é mazinha. (só agora me lembrei disso :facepalm: ) Vou ver se dá para usar em IDE sem estragar o SO. (O contrário não dá. Instalar SO em modo IDE e passar para AHCI = não arranca!)

a board é esta: http://www.gigabyte.com.tw/products/product-page.aspx?pid=3263#ov

fastboy, que situações são estas para eu tentar reproduzir aqui.
 
Última edição:
O SB850 tambem sofre do mesmo tipo de problemas ou já está melhorzinho? Eu tenho uma Asus M4A89GTD Pro/USB3 com 890GX + SB850.


Quanto a forma como o problema apareceu:
Basicamente, o 7zip quando descomprime um ficheiro (rar, zip, ace, iso...), por padrão descomprime para uma pasta temporária, copiando-o depois os arquivos descomprimidos para a pasta de destino definitiva.

Não sei exactamente quanto tempo estive a descomprimir ficheiros, mas foram vários de seguida. Uns rar, outros iso, outros daqueles que estão divididos em vários ficheiros de 48MB. Estive a vontade 1 hora ou 1 hora e meia a descomprimir arquivos sem notar problemas

No caso em particular em que notei o problema, nem era um rar mas sim um iso de um jogo (blur) que estava a descomprimir de uma unidade externa para a mesma, só que o programa descomprime da unidade externa para o disco de sistema e depois copia novamente os ficheiros para a unidade externa quando a descompressão em si é finalizada. Pode não parecer uma boa solução, mas a verdade é que o 7zip com este método é bastante mais rápido que os outros programas que já utilizei. O jogo possivelmente tinha muitos ficheiros pequenos, posso confirmar quando chegar a casa (ou melhor ainda, posso arranjar-te os ficheiros)
Alem disso, estava a passar fotos do desktop para uma pen, algo que por limitação da pen se fica pelos 7MB/s (ficheiros grandes, 2MB).
Estava ainda a ver um episódio do flashforward, sendo de 350MB nem devia pedir um grande bitrate (e nem HD era).

Com estes 3 acessos a correr em simultâneo, a descompressão aguentou estável nos 20~22MB/s, mas a série ficou cheia de brakes. Não acredito que seja o CPU porque tenho um gadjet que me mostra os recursos gastos por core, alem de que o speedfan também o faz. Ambos confirmaram que a limitação não vinha do CPU que andava pelos 60% em ambos os cores.

Tambem a resposta do sistema aos primeiros clics tornou-se nitidamente mais demorada. Quando digo primeiros, por exemplo, abrir a calculadora do windows uma primeira vez demorou uns 7 ou 8 segundos, fechando e abrindo novamente de seguida, instantâneo.

Como o led do disco estava literalmente sempre acesso e o CPU não estava no limite, deduzo que o culpado é o disco.


Agora, pode tambem ter acontecido que com o uso consecutivo, o TRIM não tenha arranjado espaço de tempo para funcionar e desfazer as degradações provocadas pelas anteriores descompressões.
 
Última edição:
Não tenho boards com os novos chipsets.

Sobre o que dizes, eu acho que andar a descompactar ZIP's, ISO's e afins dentro de um SSD não é só devorar o disco todo como "desgastar" as células todas.

digo isso porque não meto nada dentro dos SSD's a não ser SO's.

tu simplesmente saturaste não so o disco, como o próprio SO com uma situação extrema, que é vários writes em simultâneo. Eu nunca faço 2 operações de copia/compress/descompress em simultâneo, porque sabemos como o windows é... Tenta escrever tudo alternadamente isso desgasta o disco, mete fragmentação, e vai prender o próprio SO.
 
JPGod, mas consegues dizer qual é o firmware?
Podes ver por exemplo no Crystal Disk info ou até mesmo Gestor de Dispositivos, nas Propriedades > Detalhe > ID de Hardware.
 
O firmware do meu é o 07MA10011060 (verificado com o CrystalDiskInfo)

Eu tambem só tenho SO+programas no disco, acontece que o 7zip faz cache no disco de sistema quando está a descompactar ficheiros de uma drive externa. Não conheço nenhum software legal e gratuito que faça tudo o que o 7zip faz com o mesmo desempenho. O meu SSD conta neste momento com 687 horas de funcionamento e já foi ligado 231 vezes
 
Excelente review.
Estou no mercado por um SSD para o meu Macbook Pro.
Ou opto pela versão 128GB destes Kingston V-series ou vou para o Intel X-25M 80GB.
O preço dos dois anda ela por ela, o Intel aparenta ser mais rápido mas 48GB num portátil podem fazer uma grande diferença...
Qual é que vocês aconselham?
 
Back
Topo