Kit de Ferramenta (Estojo)

PLOst

Membro
Boas Pessoal


Gostaria se possível que me indicassem um kit ideal de ferramenta para utilizar nos meus pc's, já andei a ver em algumas lojas, mas só vejo kit's daqueles muito baratos em que é a chave que se desfaz no parafuso :D, até porque me vou iniciar no modding e wc.


Obrigado pelas vossas sugestões e Bom Ano Novo para todos :joker:



Cumpz
 
Os kits de ferramentas valem o que valem...
Ou são baratos e o material é a condizer, ou são caros e nem por isso têm material de boa qualidade, simplesmente são "carregados" com uma série de equipamento, que até nem sempre é necessário ou essencial.

A minha opinião é que devemos ser nós a construir o nosso kit, á medida das nossas necessidades. Não fica necessáriamente mais caro, pois á partida estamos a investir no que queremos, e comprado á peça, também podemos considerar que o estamos a comprar ás prestações.

Chaves de fendas e afins, gosto da marca Felo. Para além de chaves individuais, tenho uma flexível que leva bits que me dá imenso jeito. Como é flexível permite chegar com alguma facilidade a váris cantos no interior das caixas, e como leva bits dá virtualmente para tudo, inclusive para bits nut exagonais interiores de 5mm que são os que apertam os apoios para aperto dos parafusos das motherboards (normalmente de cor amarela), que também se encontram a ladear as fichas das gráficas, portas série e paralela, onde depois apertam os parafusos das fichas dos cabos do monitor e etc. Isso é uma chave que muitos dos tais kits não têm e que na minha opinião é essencial, porque senão ou ficam mal apertadas á mão, ou ficam todas arranhadas se forem apertadas com um alicate.
Há chaves de fendas anti-estáticas, outras com ponta magnética que dá jeito para segurar os parafusos, e ainda com comprimentos de 30cm que também se revelam úteis em particular para os parafusos que vão segurar a motherboard. Encontrar no nosso comércio, chaves com particularidades extra é que não se revela tarefa fácil.

sd5291.jpg


Alicates e uma pinça são outros dos acessórios importantes. Não dispenso um alicate de corte dos pequenos, porque facilita as movimentações dentro das caixas, e é útil para cortas as abraçadeiras que se usam para organizar os cabos. Depois um de pontas finas também é sempre útil. Uma pinça para retirar ou colocar jumpers pode também ser útil.
Depois dependendo do trabalho que se queria fazer, podem considerar-se alicates descarnadores de fio eléctrico e para cravar fichas RJ45 e eventualmente RJ11.
Tenho um alicate desrcanador que tem uma particularidade interessante, pois tem também um detector de energia eleéctrica. Quando a ponta do alicate que tem o detector está próxima de uma fonte energia eleéctrica, como uma tomada ou um cabo ligado á corrente, uma luz acende e á activado também um alerta sonoro. Assim podemos saber se há ou não corrente num dado circuito sem ter que andar a ligar ou desligar coisas, ou até recorrer a um multímetro.

Circuit%20Alert%202.jpg


E por falar em multímetros, na minha opinião é um equipamento essencial, nem que seja um daqueles baratuchos do chineses que custam €5. Contudo, para mim o multímetro ideal para usar com PCs deve medir tensões contínuas e alternas, resistências, teste continuidade e díodos (até aqui é o que normalmente todos têm), medir temperaturas e condensadores pelo menos até 2200uF. A medição de temperaturas e condensadores desta dimensão já não é uma caraterísitca comum, e se normalmente todos os multímetros que medem temperaturas servem para o efeito, pois as temperaturas num PC não são muito elevadas e á partida qualquer termómetro vulgar nu multímetro mede até uns 150ºC, já a medição de condensadores não é bem assim, pois a grande maioria dos que ainda assim medem capacidades de condensadores ficam-se por uns 20uF...100uF que é manifestamente insuficiente para medir a capacidade dos condensadores electrolíticos que há nas motherboards que têm normalmente condensadores de 1000uF e 1500uF, sendo que muitas vezes com o tempo são os responsáveis por mau funcionamento da motherboard e com a sua substituição por vezes a mesma é recuperável.
Notem que não mencionei a utilidade de medir correntes por parte de um multímetro pois de facto essa capacidade num multímetro para usar com PCs é de pouca utilidade já que obriga á interrupção da linha a medir e isso não é prático ou facilmente praticável. É evidente que a medição de corrente pode ser necessária, mas nesse caso o ideal é recorrer a uma pinça amperimétrica que meça corrente contínua, pois isso evita a interrupção da linha de alimentação a medir. Acontece que uma pinça amperimétrica que meça corrente DC (contínua) é normelmente bastante cara, sendo comum custar mais de €150, por isso é uma ferramenta sem a qual normamente tem que se passar.

O multímetro que se enquadra no descrito e que uso é um Fluke16

FLUKE16.jpg


A pinça amperimétrica que tenho é uma LEM LH1010, embora o ideal fosse uma que medisse correntes um pouco mais fracas, pois para um PC uma pinça que meça até 40A serve e normalmente mede com uma resolução melhor que a minha, na ordem dos mA.

LEM_LH1010.jpg


Um multímetro que me parece muito bom e a um preço não muito caro (deve custar cerca de €60...€70) é o Mastech MS8220T, pois mede para além do que é comum, temperaturas até 1000ºC, dependendo das sondas, claro!; condensadores até 6000uF; frequências até 60MHz, etudo isto com escalas automáticas e sendo TrueRMS, ou seja, dentro da banda passante admissível (40Hz-400Hz), o sinal AC pode ter qualquer forma que será correctamente medido, sendo que o normal nos multímetros sem essa capacidade é que só meçam corretamente valores AC se se tratar de uma sinusoide pura. Acresce ainda dizer que é autorrange, ou seja, tem escalas automáticas, e uma resolução de 6000 pontos, ou seja, permite medir tensões da ordem dos 5v que é muito comum nos PCs com uma resolução de 3 casas decimais (5,xxx), enquanto que muitos multímetros são de 2000 pontos ou mesmo 4000, já teria que ser usada uma escala superior e a resolução para medir cerca de 5v ficar-se-ia pelas 2 casa decimais (5,xx). A cereja no cimo do bolo é que este multímetro pode ser ligado ao PC via RS232 e pode assim ficar a registar as medições no PC. Querem melhor por este preço? Eu não encontrei.

MS8220TM.jpg


Outro gadjet muit útil é um testador de fontes ATX. Na minha opinião são mais úteis para testar fontes do que qualquer multímetro, pois activam por si a fonte e drenam dela alguma corrente o que torna o teste muito mais fiável, para além de ser muito mais rápido pois testam logo as linhas todas de uma vez. Há para vários gostos e preços.

O mais simples, só testa conetores ATX de 20 pinos

105_0.JPG


Um mais completo, já testa conectores ATX de 24 pinos e tem fichas que permitem com auxílio de um multímetro fazer a medição real de algumas das linhas de tensão principais.

ATX12PSUTester2.jpg


Os mais completos que medem o estado de todo e qualquer tipo de conector que há hoje em dia num fonte, e incluem mesmo um multímetro que indica a tensão em cada linha individualmente. Melhor, não conheço.

Netzteil-Testgeraet-Power-Tester-Prueft-die-einzelnen-Spannungen-aller-ATX-BTX-und-ITX-Netzteile_140__17000204_40.jpg


Outro acessório que pode ser útil é um testador de cabos. Tenho um que permite testar cabos RJ45, RJ11 e USB. Há coisas mais simples, e outras muito mais XPTO que podem custar milhares de euros, mas este é simples, barato e tem se revelado muito útil, até porque costumo ser eu a fazer os meus cabos RJ45. Como tem um remote destacável, permite também verificar ligações de rede, tipo ver em que tomada de rede vai ligar onde num edifício.

Cable-Tester-13405171617.jpg


Assim de repente, julgo não me estar a esquecer de nada que seja essencial, só talvez lápis, borracha, bloco de notas, x-acto e mais umas coisas menores...
Se me lembrar de mais alguma coisa, eu depois digo. Espero ter ajudado :D

Abraço
 
Última edição:
Um mais completo, já testa conectores ATX de 24 pinos e tem fichas que permitem com auxílio de um multímetro fazer a medição real de algumas das linhas de tensão principais.

ATX12PSUTester2.jpg


Os mais completos que medem o estado de todo e qualquer tipo de conector que há hoje em dia num fonte, e incluem mesmo um multímetro que indica a tensão em cada linha individualmente. Melhor, não conheço.

Netzteil-Testgeraet-Power-Tester-Prueft-die-einzelnen-Spannungen-aller-ATX-BTX-und-ITX-Netzteile_140__17000204_40.jpg
alguem sabe alguma loja onde se venda isto? cumps.
 
Sticky

Mortymore esse post era merecedor de Sticky.
A minha opinião está dada, e também concordo contigo...grão a grão enche a galinha o papo!
 
Muito obrigado Mortymore

Fiquei com uma excelente ideia daquilo que tenho a fazer e também graças a ti fiquei a conhecer ferramentas que nem sabia que existiam, mas extremamente úteis :D


Abraço
 
stic..stic...muito bom, gostava que colocasses os preços aproximados de todos os equipamentos por baixo da figura...isso era a cereja em cima do bolo, fiquei interessado no Fluke 16...
 
stic..stic...muito bom, gostava que colocasses os preços aproximados de todos os equipamentos por baixo da figura...isso era a cereja em cima do bolo, fiquei interessado no Fluke 16...

Colocar os preços para mim apresenta uma dificuldade pois muito do material que tenho comprei-o na net e nem sei se o conseguem encontrar por cá. De qualquer das formas vou tentar dar uma ideia dos preços.

Em relação ao Fluke 16 lamento informar-te que a Fluke já não o produz, mas é possível que haja lojas de electrónica que ainda o tenham. O preço recomendado pela Fluke se bem me recordo era de €180+IVA.

http://www.fluke.pt/comx/show_product.aspx?pid=3635&product=HMA&type=1&locale=ptpt

Contudo, recomendo sempre que for possível, procurem no ebay, pois aparece muito material a preços muito bons, e por outro lado podem encontrar coisas que por cá nem se comercializam ou são muito difíceis de encontrar. É no entanto necessário ter sorte e estar consciente do factor de risco envolvido e pensar que poderá não haver garantias como nas lojas. Na minha opinião ou o preço é francamente bom ou não vale o risco se não houver garantias sérias.

Se estiveres mesmo interessado num Fluke, tens modelos novos cujo preço não é muito mais elevado que o do Fluke 16 e são melhores.

Fluke 116 - €195+IVA

116main.jpg


Fluke 117 - €205+IVA

117main.jpg


Ambos medem para além do normal, temperaturas e capacidades dentro dos limites do que servem á manutenção de PCs, e o 117 mede correntes a mais que o 116, e sinceramente pela diferença de preço acho que vale apena o 117.

Acima disso com as caracterísitcas requeridas só o Fluke 179 que tem um preço recomendado de €294+IVA cuja diferença principal para os modelos anteriores é a precisão acrescida, que tem um preço, mas que me parece que é dispensável para manutenção de PCs.

PS: Na verdade há mais para além do 179, como o 87_V, 187, 189 e os novos 287 e 289, mas são ainda mais caros.

fluke_179.jpg


Em relação ao resto do material, é possível conseguir-se o testador de cabos RJ/USB por cá talvez por uns €30...€40.
Os testador de fontes devem custar algo como €20 até talvez €50 o mais bem equipado.
O alicate descarnador com detector de energia eléctrica não faço a mínima ideia quanto custará cá, mas podem sempre optar por um alicate descarnador ao vosso gosto e comprar um detector avulso. Há várias marcas mas vou deixar aqui a referência a uns da Fluke

Fluke LVD1 - €20+IVA

Fluke__LVD1.jpg


Fluke LVD2 - €25+IVA

F-lvd2_200p.jpg
Fluke_LVD2.jpg


O LVD2 integra também uma lanterna de LEDs

Quanto aos preços das chaves de fendas e alicates... é complicado expor aqui preços, mas posso dizer que genericamente tenho comprado as chaves Felo no AKI, mas a chave felxível por exemplo, tive que a comprar na net, não por ser lá mais barata, mas porque não a encontrei á venda cá para os meus lados.
Outras marcas que podem considerar são: Wiha, Wera, Facom, Stanley...
Eu optei pelas Felo porque eram as que para além da boa qualidade, encaixavam melhor na minha mão. Tenho a ideia que os electricistas nacionais gostam muito da Facom, mas eu não gostei nada da forma como os cabos das chaves se encaixavam na minha mão. A ergonomia é um factor que me parece importante considerar.

É evidente que outras marcas o terão, mas a Felo tem também umas chaves de precisão com torque ajustável, que o pessoal que lida com portáteis talvez queria considerar. Não são é nada baratas.

s16.gif
Nmobenrechts.gif


Eu tenho uma coisa mais modesta que me é igualmente muito útil, que é um conjunto com chave e bits reversíveis. Numa só chave tenho várias e mais facilmente transportáveis.

APOWERLARGE78925_pss14r.jpg


Mais uma vez não sei quanto custa isto por cá, mas arriscaria qualquer coisa em torno de €25.

Um óptimo 2008

Abraço
 
Última edição:
já agora...

poderias/poderiam-me dizer assim umas quantas marcas (e modelos se possível) de multimetros...com boa qualidade (mas nada de FERRARIS :D)...de preferência com medidor de temperatura também

aí por volta dos 50€ arranja-se alguma coisa assim do tipo? (se comprar compro no ebay...mas se houver cá e a preço semelhante também não me importo)

cumps
 
vais ao google e procuras...

quantas marcas??

Ui muitas

só neste post foi referiadas 2: a Fluke "topo de gama" e o Mastech "entrada de gama" a e ja me esquecia tb tens os reles... dos chinas

cumps
 
sim...eu vi a fluke...(e a dos chinas tb...mas isso n conta)

agora não tinha visto a Mastech...vou ver

de qualquer maneira...podem dizer mais alguns assim de "entrada de gama"...eu não me importo :D;)
 
multimetros
agora e questao de preocurares mais um bocadinho

Eu sugeria se estás a começar que comprasses por 5€ um dos chinas... e depois logo vias se querias um de 50€/70€ ou mais 200€/300€

Cumps
 
O problema com as marcas de multímetros é que tens meia dúzia que de facto produz os seus, tipo Fluke, Tektronix, Agilent (HP), Meterman (Wavetek), Metra, Metrix... e depois tens uns made in Taiwan, China, ... que são comercializados sob as mais variadas marcas apesar de podermos estar a falar exactamente do mesmo multímetro tipo Mastech, Kiotto, Tenma, Uni-T, Extech...
Isto não significa que não haja excelentes multímetros dessas marcas.

A minha opinião é que procurem um multímetro que tenha mesmo o que querem porque senão vão ter que andar a adquirir o resto do equipamento separado, pois é sempre possível comprar um termómetero, um capacímetro, ou mesmo em alguns casos, adaptadores para usar com o multímetro, como adaptadores para medir temperatura, corrente, etc, mas que acabam por ficar cada um deles ao preço de um multímetro, ou mais, dependendo do que estamos a considerar.

Exemplos de adaptadores para medir temperatura que serão usados em conjunto com um multímetro sem essa capacidade.

704%20temp%20sensor.jpg
80tk_200p.jpg


Adaptador (pinça amperimétrica) para medir correntes destinado a ser usado com um multímetro.

i410_02h_p.jpg
t_16242.jpg


Em vez de um multímetro, se tiverem necessidade de medir correntes e encontrarem uma pinça amperimétrica que meça também capacidades e temperaturas, podem querer considerar essa opção, mas é muito difícil encontrar uma pinça amperimétrica que meça isso tudo nas gamas pretendidas. Assim de repente não tenho ideia de nenhuma, por isso, para quem tem um multímetro que já meça capacidades e temperaturas, um adaptador para medir correntes pode ser uma opção mais económica em detrimento de uma pinça amperimétrica capaz de medir correntes de forma autónoma ou independente de um multímetro.

Comprar este tipo de equipamento é mais ou menos como comprar um PC. Quanto mais informados estiverem e melhor souberem o que pretendem, mais hipóteses têm de fazer uma compra que vos satisfaça e não vos deixe frustrados posteriormente.
Ou compram uma cena baratinha que não vos deixe a chorar o dinheiro gasto porque depois se revela não ser bem o que queriam, ou se vão gastar gito mais á séria convém fazer alguma investigação prévia sobre sobre o que há no mercado, a que preços, e o que pretendem obter do equipamento. Comprar um multímetro que mede capacidade de condensadores até 20uF... pode revelar-se quase uma inutilidade para o querem e se calhar foram gastar mais dinheiro porque o multímetro media capacidades. Simplesmente não media os valores que mais vos iram ser necessários e é uma chatice. Ou pelo inverso, podem estar a investir tempo e dinheiro a considerar algo que nunca irão necessitar. Eu simplesmente referi estas características extra porque são as que á priori virão a ser necessárias. Não deve valer apena considerarem a medição de humidade relativa, decibéis ou luminusidade, por exemplo. :007: Mas quem sabe...

Abraço
 
Última edição:
vou seguir a tua sugestão..vou começar por um baratinho, vi ontem na secção de bricolage do hipermercado Eleclrec em S. M. Feira um multimetro por 9,99€.. aquilo parecia ter algumas funções, mas como ainda não percebo muito disso, não sei se será o mais indicado...não sei as capacidades dele...
 
Back
Topo