Kit para iniciante

d00rknocker

Power Member
  1. O QUE: Máquina, lente(s), tripé e flash ou painel led para retratos.
  2. POR QUANTO: Cerca de 1000€ ao todo.
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, fotografia urbana e noturna.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia e de noite (zonas urbanas e rusticas, ou seja, aldeias e mato), interiores mal iluminados
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Amador, sempre gostei de fotografia.
  6. JÁ TENS: Nada, só tenho usado o telemovel.
  7. COMO É A TUA "REDE": Acho que dois ou três amigos têm canon, o meu pai tem uma canon m2 que está a apanhar pó e eventualmente me poderá ceder/vender e talvez o meu tio tenha canon, embora não tenha a certeza, por isso é um pouco irrelevante.
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Online.
Estou inclinado para a Canon EOS 250D, queria uma máquina que também desse para fazer vídeo se me apetecer, ouvi dizer que as lentes normalmente são mais baratas para canon do que para Nikon.

O que pretendo com esta Thread é por um lado saber o que acham da 250D para começar, e se acham que fico bem servido ou é melhor investir noutra máquina e o que é que recomendam comprar no inicio, para além da máquina e da lente de kit.
 
Não necessáriamente... Aprender com uma mirrorless é mais fácil. E o mercado está a evoluir para mirrorless, e em breve a oferta da DSLR irá ser residual. Já se fala que a Nikon prepara-se para descontinuar as duas DSLR de entrada de gama (D3500 e D5600). A Canon já disse que não irá produzir mais lentes EF, daqui em diante só lentes RF... O mercado de máquinas é cada vez mais pequeno, e é cada vez mais difícil para as marcas manterem dois sistemas. Mirrorless será o futuro...
 
Também sou da mesma opinião. Tenho uma DSLR e gosto bastante, sempre tive mais experiência com elas, mas também tenho trabalhado com mirrorless e é mesmo a tendência para o futuro.
 
  1. O QUE: Máquina, lente(s), tripé e flash ou painel led para retratos.
  2. POR QUANTO: Cerca de 1000€ ao todo.
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, fotografia urbana e noturna.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia e de noite (zonas urbanas e rusticas, ou seja, aldeias e mato), interiores mal iluminados
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Amador, sempre gostei de fotografia.
  6. JÁ TENS: Nada, só tenho usado o telemovel.
  7. COMO É A TUA "REDE": Acho que dois ou três amigos têm canon, o meu pai tem uma canon m2 que está a apanhar pó e eventualmente me poderá ceder/vender e talvez o meu tio tenha canon, embora não tenha a certeza, por isso é um pouco irrelevante.
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Online.
Estou inclinado para a Canon EOS 250D, queria uma máquina que também desse para fazer vídeo se me apetecer, ouvi dizer que as lentes normalmente são mais baratas para canon do que para Nikon.

O que pretendo com esta Thread é por um lado saber o que acham da 250D para começar, e se acham que fico bem servido ou é melhor investir noutra máquina e o que é que recomendam comprar no inicio, para além da máquina e da lente de kit.

Qualquer camera serve para começar. Por exemplo, no outro dia vi uma 50D por £140. Essa maquina com uma 50mm f/1.8 que ronda os £80 e uma zoom razoável tipo 24-105 f/4L IS que cheguei a ver por £315 ficavas bem servido. Por £535 tens um kit razoavelmente bom. Quando chegasse a altura, daqui a 1 ano ou 2 anos podias arranjar uma 6D e as lentes continuariam a dar para essa camera. Ou então ires para uma 80D. Isto tudo material usado porém convinha ser de uma loja com garantia. Normalmente o pessoal mandava vir coisas de UK e tudo mais mas agora com o Brexit não sei como estão as coisas.
Isto e' so' para dizer que com o orçamento que tens e o facto de quereres ainda aprender a mexer com uma DSLR penso que a sugestão acima ficas bem servido. Refiro a 50D porque permite AFMA e a 60D não e a 70D ja' puxa o orçamento para cima. Porém e' material usado não sei se queres comprar material usado.
Na Nikon, também tens opções interessantes e existe uma lista infindável de opções em relação a lentes. APS-C a D7100 e' uma boa opção.
 
Man, quase ninguém quer saber de AFMA porque nunca na vida vai perder tempo a fazer isso, isso é para a malta tech savvy, e só aquela que tem muita paciência...
E não há razão alguma para se juntar uma 24-105mm f/4L num corpo APS-C, quando existe uma 17-55mm f/2.8 que ainda dá melhores resultados. E disso eu posso falar porque tive as duas.

Falando em Canon, para estar a gastar dinheiro, se falamos em 250D então acho melhor opção a M50 com a lente de kit 15-45mm e com adaptador para EF, e depois vê-se o resto, com o passar do tempo.

A alternativa seria Sony, e a a6000 encaixa-se nesse patamar de preços, mas acho a M50 mais completa.

EDIT: esqueci-me da Fuji X-T200. Boa opção também
 
Última edição:
Man, quase ninguém quer saber de AFMA porque nunca na vida vai perder tempo a fazer isso, isso é para a malta tech savvy, e só aquela que tem muita paciência...
E não há razão alguma para se juntar uma 24-105mm f/4L num corpo APS-C, quando existe uma 17-55mm f/2.8 que ainda dá melhores resultados. E disso eu posso falar porque tive as duas.

Falando em Canon, para estar a gastar dinheiro, se falamos em 250D então acho melhor opção a M50 com a lente de kit 15-45mm e com adaptador para EF, e depois vê-se o resto, com o passar do tempo.

A alternativa seria Sony, e a a6000 encaixa-se nesse patamar de preços, mas acho a M50 mais completa.

Bom, AFMA para ti não e' importante para mim e' crucial, ao ponto de ter adquirido o FoCal :) Se a lente + corpo produzir back focus ou front focus e ele vier aqui perguntar porque que nas minhas fotos a noite ou quando usa abertura maxima estar desfocadas tu vais vir aqui dizer que e' para calibrar a lente ao corpo :)

Realmente e' verdade. A 17-55mm f/2.8 e' melhor opção mas se o user quiser passar para FF depois fica agarrado. Desde que a consiga vender mais tarde parece bem. Não me lembrei dessa lente. E' mesmo a melhor opção e acho que não precisaria de mais nenhuma. A 24-105mm f/4 e' muito versátil porém em FF.

Provavelmente se o user não fizer questão de ter zooms ou andar com uma lente grande ao colo, a EF-S 24mm f/2.8 e a 50mm f/1.8 e' um bom start. So que aquela 24mm so da para APS-C (caso o user queira mais tarde ir para FF) mas diria que e' fácil vender e mesmo que não a venda o investimento e' baixo para a ter encostada o tempo necessário ate vender.
 
O rapaz quer algo para começar e tu tas a recomendar coisas que so te servem a ti... :facepalm:

-------------------

Eu recomendaria ir a um sitio onde as possas ver, mexer e ver o que te agrada mais. Estando em frente ao PC acabamos por nao ter a percepçao do volume e do peso das coisas. Agora com a estoria do covid isto fica mais complicado...

Para começar comprava algo com a lente de kit - por alguma razao sao lentes de kit. Nao sendo fenomenais acabam por fazer um pouco de tudo. A partir dai vais vendo em que direçao queres ir, o que te faz falta, etc. Para o caso de ires para Canon tens boa qualidade para o preço para uma serie de lentes que possas vir a querer (UGA: 10-18mm; Retrato: 50/85mm; Zoom standard: 17-55mm; Tele: 55-250mm; Pancake: 24mm).

Tripe mais que aceitavel ja arranjas por ~100€; flash para aprender ~60€


Edit: Embora a minha base seja Canon, se fosse começar hoje talvez me virasse para as Fuji. Primeiro porque as maquinas sao lindas, depois pelo tamanho e pelo peso, e por ultimo pelos jpegs que produzem.
 
Se tal acontecesse, eu dizia-lhe para mandar a câmara e a lente para a garantia, e a marca fazia-lhe a calibragem de borla por estar em garantia:facepalm:

Man, fazendo assim as contas de cabeça já corri 17 ou 18 lentes e usei 3 corpos DSLR de forma extensiva. Sabes quantas lentes 100% novas comprei que precisassem de ser calibradas? Nenhuma, zero, zerinho. Mesmo entre as usadas, precisei apenas em duas. E em mirrorless ele já nem precisará disso.
Esse tipo de conselho só cria confusão no utilizador que está aqui a pedir ajuda por desconhecimento.

O meu conselho vai para uma daquelas três. Entre elas, a que gostares mais, tudo com lentes de kit tipo 15-45mm ou 16-50mm, sem pensar demasiado porque, se a coisa pegar, mais tarde isso será tudo para substituir.
 
Última edição:
O rapaz quer algo para começar e tu tas a recomendar coisas que so te servem a ti... :facepalm:

-------------------

Mas o que foi o que eu disse que serve para mim? AFMA esta la' por alguma coisa. Os fabricantes implementaram isto para retirar o burden deles de comply com as tolerâncias.
Sim, recomendo a todos a comprar DSLR que tenha opção para AFMA. 100%. Não queiram comprar uma camera sem isso. Longa discussão com Canon UK service ao cliente por causa da minha antiga 5D que estava com back focus.

Edit: Embora a minha base seja Canon, se fosse começar hoje talvez me virasse para as Fuji. Primeiro porque as maquinas sao lindas, depois pelo tamanho e pelo peso, e por ultimo pelos jpegs que produzem.

omg lol

Eu compraria fuji (ja' usa x-pro1 e xt-20) precisamente pelas razoes inversas que referis-te. Primeiro iria para a fuji única e exclusivamente pelos jpges e por ser compacta e so' depois por ser 'lindas' :facepalm:

Se tal acontecesse, eu dizia-lhe para mandar a câmara e a lente para a garantia, e a marca fazia-lhe a calibragem de borla por estar em garantia:facepalm:

Não se o material for usado :) Ou melhor se o user quiser gastar dinheiro a fazer isso tudo bem uma vez que o que eles fazem e' basicamente usarem o mesmo procedimento que o FoCal :) Longas discussões com Canon UK customer service por causa disto :)

Man, fazendo assim as contas de cabeça já corri 17 ou 18 lentes e usei 3 corpos DSLR de forma extensiva. Sabes quantas lentes 100% novas comprei que precisassem de ser calibradas? Nenhuma, zero, zerinho. Mesmo entre as usadas, precisei apenas em duas. E em mirrorless ele já nem precisará disso.

Es um sortudo então. Ou então não usas muito a lente aberta :) Experimenta a f/1.2 e a f/1.4 ou ate' f/1.8. Mas sim se calhar o user não precisa de tal detalhe porém a dica fica caso ele encontre este problema.

Esse tipo de conselho só cria confusão no utilizador que está aqui a pedir ajuda por desconhecimento.

Antes pelo contrário.
 
O tipico caso do soldado que marcha bem e todos os outros marcham mal...


Achas que alguem que escreve "Kit para iniciante" e que usou ate agora telemovel precisa do que recomendaste? Que vai começar por fazer micro ajustes em lentes 1.4 ou 1.2? Ou que fica melhor servido com algo que realmente vai levar com ele quando sair? Como uma lente zoom kit que acaba por fazer um pouco de tudo?
 
Última edição:
Não se o material for usado :) Ou melhor se o user quiser gastar dinheiro a fazer isso tudo bem uma vez que o que eles fazem e' basicamente usarem o mesmo procedimento que o FoCal :) Longas discussões com Canon UK customer service por causa disto :)
O user é inexperiente, quer comprar novo por isso mesmo e o seu orçamento permite. Porque razão iria perder tempo e correr riscos à caça nos usados? Se consegue pagar novo, desde que compre a bom preço, não há nenhuma razão para não o fazer.

Es um sortudo então. Ou então não usas muito a lente aberta :) Experimenta a f/1.2 e a f/1.4 ou ate' f/1.8.
Lol...apenas LOL.


Ao OP, desculpa lá esta discussão off-topic.

EDIT:
Lembrando:
E em mirrorless ele já nem precisará disso.
 
Última edição:
O user é inexperiente, quer comprar novo por isso mesmo e o seu orçamento permite. Porque razão iria perder tempo e correr riscos à caça nos usados? Se consegue pagar novo, desde que compre a bom preço, não há nenhuma razão para não o fazer.

Lol...apenas LOL.


Ao OP, desculpa lá esta discussão off-topic.

OP, espero que leves alguma coisa destas conversas :)

Quem me dera alguém ter me dito que existia AFMA e para que serve.
 
Estares a insistir em coisas que consideras muito relevantes, mas que para um iniciante são completamente overkill. Estão aqui várias pessoas a dizer-te o mesmo, mas continuas a insistir. Sim, eu sei... és assim. Tem sido assim inúmeras vezes noutros tópicos. Mas o OP está a começar, deixa-te lá disso desta vez...
 
Estares a insistir em coisas que consideras muito relevantes, mas que para um iniciante são completamente overkill. Estão aqui várias pessoas a dizer-te o mesmo, mas continuas a insistir. Sim, eu sei... és assim. Tem sido assim inúmeras vezes noutros tópicos. Mas o OP está a começar, deixa-te lá disso desta vez...

O que que eu considero relevante?
 
Back
Topo