Mega Drive Knuckles' Chaotix (32X)

jabun

Power Member
knuckles_chaotix_32x_for_sega_megadrive_by_trlc_sega-d4pinwt.jpg

Knuckles%27+Chaotix+%28Europe%29_002.bmp

Se a Mega CD já foi muito criticada pelo universo gamer pelo seu preço elevado e pouca quantidade de jogos, na 32X as razões para critica ainda eram maiores, com o add on que tinha como intuito dar 32 Bits à 16 Bits da Sega a revelar-se um autêntico fiasco, contribuindo com um bom número de pregos para o caixão da Sega, que viria a aparecer no final dos anos 90, quando a mítica companhia abandonou a Dreamcast e começou a fazer jogos para as outrora rivais.

knuckles-chaotix-20080326112553454.jpg


Apesar do insucesso comercial do periférico, ainda foram lançados alguns excelentes títulos, entre os quais é de destacar Knuckles' Chaotix (KC), possivelmente o jogo mais conhecido e aclamado da 32X. Tal como o próprio titulo indica, a personagem principal é o carismático Knuckles, que inicialmente era um rival do Sonic e que posteriormente passou a ser um aliado. O jogo foi lançado em Março de 1995 e foi o único jogo da Série Sonic the Hedgehog lançado exclusivamente para o Sega 32X, valendo, para muitos, a aquisição do periférico.

32x-knuckle-chaotix-cc-jeu.jpg


O jogo permite-nos controlar cinco personagens selecionáveis: Knuckles, Vector o Crocodilo, Espio o Camaleão, Charmy a Abelha e Mighty o Tatu. Em cada nível podemos escolher qual a personagem que queremos ter como suporte, para isso é usado o Combi Confiner que é uma máquina de sorte onde os dois personagens são conectado um ao outro, o que é totalmente inédito.



Cada personagem tem a as suas próprias habilidades especiais. Knuckles consegue planar e também escalar paredes, ou seja, é uma fotocopia do que vimos em Sonic & Knuckles. Espio tem a habilidade de andar em paredes e tectos, e ao invés de saltar igual a uma bola, ele inicia uma rotação idêntica a um tornado. Mighty é o mais rápido do jogo, e tem a habilidade de escalar paredes com os pés e se erguer. Assim como Knuckles, Vector tem a habilidade de escalar paredes. Charmy tem a habilidade única que é a de voar por quanto tempo quiser, o que lhe dá uma vantagem sobre os outros personagens.
Heavy e Bomb são dois robôs que escaparam das garras de Eggman e querem ajudar os Chaotix. Heavy e Bomb não podem ser selecionados como personagens jogáveis, mas podem ser captados através do coletor combi. Como seu nome indica, Heavy é pesado e lento, mas é indestrutível e tem a habilidade de destruir inimigos e monitores somente encostando neles. Bomb é pequeno e rápido, mas explode quando é atingido, ferindo os inimigos... e também os companheiros!

Foto+Knuckles+Chaotix.jpg


Apesar de ter poucos níveis, comparativamente com os restantes jogos da série, é o único jogo a ter mais de 3 atos por nível, nomeadamente 5.
Graficamente o jogo é bastante bom, sendo daqueles casos em que o jogador olha para o ecrã e facilmente percebe que, efetivamente, a Mega Drive não seria capaz de produzir aquela qualidade. O sprite de Knuckles é inédito, tendo mais cores e sendo mais natural que o sprite da Mega Drive.



Apesar da sua qualidade, Knuckles' Chaotix é , atualmente, um jogo muito complicado de encontrar, o que, em conjunto com o facto de nunca ter sido relançado em nenhuma coletânea, tornam KC um dos jogos mais complicados de adquirir da sua geração, sendo muito procurado por colecionadores e apreciadores dos jogos Sonic da era 16 Bits. É uma pena que um jogo desta qualidade tenha ficado pela 32X, pois o insucesso do periférico ditou que apenas um punhado de sortudos possa ter experimentado o jogo. Ainda hoje não se percebe o porque de não ter havido um port para a Saturn.


Crítica Templo dos jogos (a partir dos 02:20 mins):

 
Back
Topo