1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Konica Minolta deixa de fabricar câmaras fotográficas

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por timber, 19 de Janeiro de 2006. (Respostas: 26; Visualizações: 4570)

1. timber

timber Zwame Advisor

Bem grande noticía bomba. Mais um histórico do negócio fotográfico a cair. A parte de DSLR's vai ser totalmente absorvida pela Sony. Passam a haver assim dois fabricantes verticais de DSLRs. A Sony e a Canon. Os próximos serão provavelmente a Panasonic e a Samsung.

2. sotavento

sotavento [email protected] Member

LOL ... tou FDD ... a sony anda-me a perseguir. :D

dia 1/4 passo então a ter 4 camaras da "sony".

Não sei pk mas esta noticia não me espanta nadinha , ainda hoje de manhã estive a brincar com uma camara fotográfica daquelas "de topo" e entre carregador de rolo e carregador de slides , vai sair agora um carregador digital (20 ou 30mp ... o que é pouco) ... metade das peças daquela maquina são iguais/retrocompativeis/originais dos anos 50. :)

P.S.: O meu portatil é + levezinho que q.q. uma da meia duzia de lentes daquela. :(

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Que raio de camaras são estas!! 30 megapixeis:wow:

É uma pena este fabricante ter caido, é a lei do mercado...

Mas agora a Canon e Nikon que se cuidem! A Sony vai jogar pesado no mercado das dSLR8o

4. João Paulo Dias

João Paulo Dias Power Member

Para que queres tu 4 camaras da "sony"???

Li num site que a Nikon vai deixar de fabricar cameras fotográficas de 35 mm, dedicando-se somente ao Digital...
    Estou com medo que seja o fim dos rolos 35mm... tenho uma "velha" Canon (mais pesada que um PC portátil :D ) que ainda uso...

35mm é outra coisa...:003:

5. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

A Hasselblad anunciou o lançamento da primeira câmera digital de 39 megapixels. O modelo é uma SLR. gravará fotos de até 78 MB em formato RAW.

noticia - Tecnologia Terra

ou na pagina da hasselblad

:)

6. timber

timber Zwame Advisor

Sim a Nikon descontinuou toda a gama de filme 35mm à excepção de algumas lentes manuais e da Nikon F6 e da FM-10. Ora a F6 usa praticamente os mesmos sistemas internos que a série D2 portanto não lhes custa muito continuar a produção enquanto tiver esta economia de escla). A FM-10 é fabricada pela Cosina para a Nikon portanto também é igual ao litro
    The writting is on the wall como se costuma dizer. Eu pessoalmente acho que é mais "has been"

7. João Paulo Dias

Hasselblad?! Deve ser baratinho, deve... LOL

Com a Nikon fora do filme 35mm não são boas notícias para os amantes da "fotografia da velha escola" (como eu por ex.)!!! É que daqui a nada os outros fabricantes fazem o mesmo, e lá se vai a pelicula de 35mm...

8. MaLok0

MaLok0 Power Member

e a Nikon tambem nao deixou de fabricar/comercializar maquinas de filmar?

9. Savage

Savage Power Member

E enquanto certas marcas abandonam os 35mm, a Leica lança uma híbrida (a R9), 10mp em digital, tira-se o módulo digital quando se quer e mete-se um rolo 35mm:
    http://www.leica-camera.com/digitalekameras/digitalmodul/index_e.html

Btw: Os sensores são fabricados pela Imacon (http://www.imacon.dk/), que é a mesma que fabrica os sensores das Hasselblad.
    Quanto às Hasselblad, a h2d de 22mp tem uma opção de multishot, em que o ficheiro final fica com 88mp... A nova (h2d-39) também tem essa opção de multishot...:D

10. timber

timber Zwame Advisor

A R9 não é nenhum híbrido. A R9 é uma câmara 35 mm (que já existe faz bastante tempo) que permite usar um modul-R. Aliás também se pode montar isso na R8.
    Os sensores apesar de serem fornecidos pela Imacon na realidade são Kodak
    Na generalidade é um produto sem grande interesse (uma D200 e uma F6 fica mais barato que uma R9 mais o modulo por exemplo)

11. João Paulo Dias

Maloko:
    Que eu saiba a Nikon nunca fabricou máquinas de filmar, não estás a confundir com a Canon?! Esta sim, fabrica máquinas de filmar.

Savage:
    Dizem que as Leicas são os Rolls-Royce das máquinas fotográficas; eu pessoalmente nunca gostei das Leicas, sempre tive uma "queda" para as Hasselblads, essas sim são umas máquinas fotográficas fantásticas, só é pena o preço!!!
    A hasselblad no digital já vai nos 39 Mpx é obra....

12. Savage

Savage Power Member

Certo... Mas prefiro uma Leica a uma Nikon (os exemplos que deste), ou a uma Canon... São filosofias diferentes... Nikons Canons e afins são para quem tira fotos aos molhos (fotográfos de casamentos, acontecimentos sociais, desporto e afins), para outros tipos de fotografias (artísticas por exemplo), nada como uma boa Leica totalmente manual... IMO of course.:)
    A R9 sem o módulo digital, de origem, até o avanço do rolo é manual...:D

Edit:@João Paulo Dias:A resposta para ti, é a mesma que para o timber... São filosofias diferentes... Mas se eu precisasse de uma máquina 100% automática e tivesse €€€ a Hasselblad era a escolha...

Última edição: 20 de Janeiro de 2006
  13. timber

timber Zwame Advisor

Não é muito dificil ir nos 39 MP visto que são câmaras de médio formato. É uma fotografia totalmente diferente das câmaras "35mm". O sensor é muito maior (e muito mais caro naturalmente).
    Também poderia usar uma Contax 645 com uma back digital para obter o mesmo. Isto se a Contax não tivesse ido com os porcos. Ambas até usam lentes Carl Zeiss (as verdadeiras não é as versões "Sony")
    Leica gostava de ver era uma M7 digital. E segundo consta parece que isso vai acontecer. Lá para o fim do ano...

Savage eu também gosto de câmaras manuais. São mais divertidas. Anda sempre aquele rumor no ar da Nikon FM3D... E a Canon aí não se deixaria ficar... Mas com a Nikon a descontinuar lentes manuais não sei se isso virá alguma vez.
    A Leica como fabricante solitário não tem grande hipótese no futuro. Ou fazem lentes para outros sistemas ou serão absorvidos (pela Panasonic?) ou simplesmente desaparecem. Eu gostava de ver lentes Leica ou Carl Zeiss em baioneta EOS ou Nikon F. Depois era só emter um ecran de focagem de prisma partido e apreciar...

Última edição: 20 de Janeiro de 2006
  14. Savage

Savage Power Member

15. timber

timber Zwame Advisor

Ah mas essa não é a real thing. Visor EVF baaah. E não troca as lentes. O Cartir Bresson exigeria a sua fifty de estimação. Mas para mim o pior é o visor.
    E podes sempre comprar a versão Panasonic que é mais barata e é igual.

16. Savage

Savage Power Member

Pois não... Mas tem tem o "look" clássico das Leicas... E pelo menos a lente é manual, ao contrário das Panasonic...:)

17. João Paulo Dias

Timber:
    Se não estou em erro também o brasileiro Sebastião Salgado usa uma Leica...
    Gostas de fotografia inteiramente manual, eu também gosto: tenho uma "velha e respeitavel senhora" Canon AE1 toda manual com objectivas FD (tb manual), já tem mais de 20 anos mas ainda rola...
    Quanto às objectivas, era um verdadeiro espectaculo se a LOMO entrasse no jogo (tenho uma e aquelas lentes são uma maravilha) e surgisse em máquinas digitais como Kodak, HP, Samsung.... Há semelhança com o que se passa com a Sony (Carl Zeiss) e Panasonic (Leica)!
    Penso que benefeciaria estes "pequenos" fabricantes...

18. Savage

Savage Power Member

Kodak já tem as Schneider-Kreuznach...

19. timber

timber Zwame Advisor

Ora esquece a cor e faz aqui o jogo das diferenças

Sim o Sebastião Salgado acho que usa um rangefinder da Leica
    E tem trabalhos fabuloso. Adora o estilo que ele pratica

20. Savage

Savage Power Member

Não conhecia essa Panasonic...Nevertheless...A falta daquele belo símbolo vermelho faz toda a diferença para mim.:)

Partilhar esta Página