kual a melhor forma de faxer o intake e outake?

eu keria saber kual a melhor forma de faxer o intake e outake na minha caixa X-Oxide k tem 4 coolers de 80MM (1 frante, 2 laterais e 1 traseira), keria saber kual a melhor forma de faxer um fluxo de ar k permitisse arrefecer bem os compenentes dentro da caixa.
á kem diga k uma fan em cima tb faz bem keria k me dessem uma sugestoes.

1 Abraço

Bruno Martins
 
1º Bem Vindo ao forum
2º Neste forum fala-se bom português....(pitês não POR FAVOR!!)
3º Por mim....2 à frente..intake......1 lateral/cima outtake e uma traseira outtake..

cumps
 
atenção...

Boas, aproveito para dar os meus 2 centimos...
Colocar muitas ventoinhas é boa ideia, mas não te esqueças que, muitas ventinhas a tirar ar pode provocar anomalias do tipo, a da fonte deixa de mandar ar para fora por ser a ventoinha mais fraca, logo a fonte começa a aquecer mais.

Digo isto porque já tive uma experiencia má á uns anos atras, tinha uma caixa com uma ventoinha de 80 na fonte e acrescentei mais 4 ventoinhas com buracos artesanais na caixa, resultado: cpu + frio, grafica + fria, motherboard + fria, tudo ok até que reparei que a ventoinha da fonte estava a rodar ao maximo e quase nem mandava ar para fora... grande problema... troquei 2 das ventoinhas para ter uma em cima a tirar ar da caixa, uma a trás e a da fonte tambem a tirar ar, as outras ficaram a por ar, a da frente e a lateral. Liguei e pronto, tudo ok, caixa continuava frequinha por dentro, cpu frio, placa fira, etc... e a fonte desta vez já mandava ar para fora e nem rodava muito depressa.

Cumprimentos
Judas
 
Judas então aconselhas a manter as da frente e as laterias e meter ar e so a traseira e a da fonte a retirar o ar certo??? mas o prob é esta serie 6 da intel akece k se farta a 3.9 ta a 70 graus, lol. sod e loucos memso.
mas continuo a recolher opinoes varias cabeças pemsam sp melhor do que uma.
 
um circuito de AR correcto na tua caixa deve ser :


fan da frente a mandar ar frio para dentro da caixa (Intake) as fans k tens na lateral tb a mandar ar frio para dentro da caixa (Intake) , o ar kente dos componentes depois sobe e metes a fan em cima da caixa ou a k esta atraz da caixa a mandar o ar kente para fora (Outake) .



é assim k um circuito de Aircooling deve ser feito ( havia um link com ilustraçoes a explicar mas ja ne lembro onde) :

ar frio a entrar pela frente e pelos lados , depois o ar akece devido aos componentes , o ar kente como nos sabemos sobe sempe k por sua vez vai sair em cima da caixa (como nao tens nenhuma no topo da caixa , metes a fan k esta atraz a fazer esse serviço ,de preferencia uma de 120mm) ;)



fiz uma pekena ilustraçao de como deve ser feito a circuçlaçao do Ar numa caixa ( mto mal desenhada mas da para perceber )








Espero k tenha ajudado .


cumpriments
 
Última edição:
No teu caso penso que não é boa ideia meter 3 fans a fazer intake e apenas duas a fazer outtake (a contar com a da fonte) pq assim vais criar uma pressão positiva dentro da caixa, ou seja, vais ter mais ar a entrar do que ar que consegue sair. E assim cria-se uma pressão positiva dentro da caixa que é propicia ao aumento das temperaturas.

O meu conselho vai para que metas duas fans a fazer intake, uma á frente e uma ao lado, e a de tras a fazer outtake ( mesmo assim a ventoinha que faz outtake atras tem de mover mais ar que as que fazem o intake).

O ideal é teres o CFM de intake equlibrado com o CFM do outtake, ou então o CFM do outtake ligeiramente superior para criar uma pouco de pressão negativa que ajuda a baixar as temps.
 
O meu conselho vai para que metas duas fans a fazer intake, uma á frente e uma ao lado, e a de tras a fazer outtake ( mesmo assim a ventoinha que faz outtake atras tem de mover mais ar que as que fazem o intake).

Mas isso é exctamente o k esta no desenho k eu fiz :D

e eu até referi k a fan atraz devia ser uma de 120mm pk com ajuda da fan da fonte ja compensava o AR Intake das outras 3 Fans ;)


BTW: Mesmo k tenha mais 1 FAN a fazer Intake do k as fans k estao Outtake , o AR quente sai sempre mais nao seja pelas ranhuras e pelos orificios da caixa com a ajuda das fans k estao a empurrar o AR + as Fans OUTAKE ;)

agora entrar AR frio sem ajuda de nada é k ja é mais complicado .


cumps
 
Última edição:
um circuito de AR correcto na tua caixa deve ser :


fan da frente a mandar ar frio para dentro da caixa (Intake) as fans k tens na lateral tb a mandar ar frio para dentro da caixa (Intake) , o ar kente dos componentes depois sobe e metes a fan em cima da caixa ou a k esta atraz da caixa a mandar o ar kente para fora (Outake) .



é assim k um circuito de Aircooling deve ser feito ( havia um link com ilustraçoes a explicar mas ja ne lembro onde) :

ar frio a entrar pela frente e pelos lados , depois o ar akece devido aos componentes , o ar kente como nos sabemos sobe sempe k por sua vez vai sair em cima da caixa (como nao tens nenhuma no topo da caixa , metes a fan k esta atraz a fazer esse serviço ,de preferencia uma de 120mm) ;)



fiz uma pekena ilustraçao de como deve ser feito a circuçlaçao do Ar numa caixa ( mto mal desenhada mas da para perceber )








Espero k tenha ajudado .


cumpriments


o meu eskema de intake e outake é semelhante a esse com a diferença de em ves de uma fan lateral tenho 2. de resto o sistema de aircooling é mt semelhante. agr nao sei como posso melhora-lo. fans de 120 a minha caixa nao suporta so de 80, mas mesmo assim, acho k pessoalmente nao consigo fazer melhor. agr se alguem tiver ideias eu agradeço. tava a pensar udar pra uma stacker, ela te mt melhor airflow nao???
 
No teu caso penso que não é boa ideia meter 3 fans a fazer intake e apenas duas a fazer outtake (a contar com a da fonte) pq assim vais criar uma pressão positiva dentro da caixa, ou seja, vais ter mais ar a entrar do que ar que consegue sair. E assim cria-se uma pressão positiva dentro da caixa que é propicia ao aumento das temperaturas.

O meu conselho vai para que metas duas fans a fazer intake, uma á frente e uma ao lado, e a de tras a fazer outtake ( mesmo assim a ventoinha que faz outtake atras tem de mover mais ar que as que fazem o intake).

O ideal é teres o CFM de intake equlibrado com o CFM do outtake, ou então o CFM do outtake ligeiramente superior para criar uma pouco de pressão negativa que ajuda a baixar as temps.

hum... vê lá que não é bem assim... mais pressão de ar = mais capacidade de permuta.
ou seja:

Ora o que é que faz os dissipadores grandes que os pequenos não fazem?
O que é que fazem as "ventoinhas grandes" que as "pequenas" não fazem?

R: aumentam a quantidade de ar em contacto com a superficie quente, então, se mais pressão = mais ar, então mais pressão = maior capacidade de permuta (isto se o ar circular á mesma velocidade...)

Se a pressão fosse muito baixa, tipo 0,5 bar, tinhas metade da capacidade de permuta, apenas ganhavas mais silencio.

Com o ar a ter mais pressão, ganhas na capacidade de permuta, o ar que entra vai sair mais quente, o que é bom, é calor a sair, se assim não chegar, aumentas a capacidade de permuta do sistema de refrigeração, com um sistema de water colling.

Para uma, ainda maior capacidade de permuta, podes humidificar o ar, como fazem nos centros comerciais, a temp desce quase de imediato uns 2º ou 3º, apenas com um pequeno aumento da % de humidade no ar... mas isso é outra historia...


Cumprimentos
Judas
 
Última edição:
hum... vê lá que não é bem assim... mais pressão de ar = mais capacidade de permuta.
ou seja:

Ora o que é que faz os dissipadores grandes que os pequenos não fazem?
O que é que fazem as "ventoinhas grandes" que as "pequenas" não fazem?

R: aumentam a quantidade de ar em contacto com a superficie quente, então, se mais pressão = mais ar, então mais pressão = maior capacidade de permuta (isto se o ar circular á mesma velocidade...)

Se a pressão fosse muito baixa, tipo 0,5 bar, tinhas metade da capacidade de permuta, apenas ganhavas mais silencio.

Com o ar a ter mais pressão, ganhas na capacidade de permuta, o ar que entra vai sair mais quente, o que é bom, é calor a sair, se assim não chegar, aumentas a capacidade de permuta do sistema de refrigeração, com um sistema de water colling.

Para uma, ainda maior capacidade de permuta, podes humidificar o ar, como fazem nos centros comerciais, a temp desce quase de imediato uns 2º ou 3º, apenas com um pequeno aumento da % de humidade no ar... mas isso é outra historia...


Cumprimentos
Judas


Não foi bem isso que eu quis dar a entender. O que tentei dizer é que se tiverem mais ar a entrar do que aquele que sai, vai-se criar uma pressão positiva dentro da caixa. Se tivesses umas laterais na caixa feitas de saco de plastico ias notar que a caixa ia encher de ar. Como entra ar em maior quantidade do que aquele que consegue ser expulso, cria-se uma expecie de turbilhão
de ar dentro da caixa pq o algum ar "não tem para onde ir" e fica ali quente ás voltas.

Se fizeres a mesma experiencia com as laterais de saco plastico, mas desta vez com mais ar a sair do que aquele que entra, vais reparar que o saco é um pouco "sugado" para o interior da caixa. Se reparares, a maior parte das caixas ATX são perfuradas dos lados e se tiveres uma boa configuração de fans, por essas perfuraçoes deve estar a entrar ar devido a haver uma pressão ligeiramente negativa dentro da caixa.

Eu já fiz a experiencia e sei bem doque falo. Basta trocar a ventoinha que tenho a fazer intake pela que está a fazer outtake e as temperaturas mudam logo drásticamente para pior

Agora, cada sistema é um sistema. EU falo do meu e da experiencia que tenho. é claro que quanto mais fans meteres ao barulho, mais dificil vai ser equilibrar as coisas.

Cumps
 
Back
Topo