Kubuntu 7.04 ... agora sim

omec

Membro
Olá a todos!

Por diversas vezes tenho feito a promessa de após o insucesso de não conseguir configurar uma boa distro de linux, jamais voltar a tentar o pinguim.

A verdade é que o meu "bichinho" informatico fala mais alto e depois de saber que existe mais um kernel ou distro, lá o software do tio bill leva uma machadada nas partições do disco.

Sou um mero rokie que vergonhosamente nem se deu ao trabalho de aprender a compilar um kernel pois as desilusões rapidamente passam a raiva e o final foi sempre o mesmo ... volta-se ao bill depois de uma falha no reconhecimento de uma placa de som ou não estar presente o wpa ou o ecrã não fazer os 1280 x 800 ... enfim, algumas eu resolvo outras, face às distros em causa, nem me dou ao trabalho.

Como actualmente tenho 3 sistemas, o linux já conheceu todo o hardware cá de casa.
Um portátil Compaq presario 1220 com um cpu cyrix a 200 mhz, um desktop amd64 e um portatil asus f3jc (t5500).

As minhas simpatias linuxicas foram sempre para o dsl nos cpu's mais fracos... que maravilha... curiosamente, o dsl nas versões mais recentes até reconhece os dual core, placas de rede pcmcia, dhcp ... rápido... mt rápido.

Nos desktops, já usei suse, puppy, beatrix, slax, vector, beafanatix, Kanotix, gentoo, fedora, mandriva e ... os meus amigos ubuntu.

Não me querendo alongar, adoro o mandriva 2007 powerpack. É o interface gráfico com que me identifico mais. Não só o kde é brilhante mas o toque pessoal da distro deixa todos os outros a salivar de inveja... problema, nunca consegui por o som a trabalhar no meu asus com o kernel 2.6.16/17... nunca encontrei um .rpm que me permitisse passar para o 2.6.20. ... o alsa também não tem rpm's.

No caso do ubuntu 7.04, o sistema corre na perfeição embora em nenhuma das distro tenha conseguido colocar a minha gforce 7300 go a trabalhar com o desktop 3d... muita gente se queixa na net, não vi soluções ... enfim, mariquices!

A verdade é que quando descobri que havia uma distro que juntava o melhor dos dois mundos, lá o disco levou mais uma ripada nas partições.

Meus amigos, não há utilizador de linux que não deva exprimentar o kubuntu ... o melhor do ubuntu mas sem o gnome ... com kde.

É incrivel a quantidade de software que os repositórios oferecem no ubuntu/kubuntu.

No meu portatil, à exepção do slot para o memory stick da sony, tudo foi identificado.Tenho net, acedo á rede windows, tenho som, gravo cd's, tenho office ... enfim ... até tenho jogos exepcionais.
Para bd's tanto uso o open office como uso o mysql.

Em suma, o caminho a percorrer para se chegar ao bill ainda é longo (.net, sql, directx ... etc) mas lembrem-se de uma coisa, só se pode hesitar entre window$ e Linux, aquele que não compra o software que usam em window$.
Se tiverem que comprar tudo, vejam a diferença entre uma distro onde não paguei um chavo e algo que temos que somar tudo aquilo que se usa (SO + office + games + Nero + photoshop + SQL ...)

O carinho e ajuda das incansaveis comunidades de linux por esse mundo fora, que muitas das vezes só não me ajudaram a resolver os problemas de configuração por falta de paciencia da minha parte... que mais precisamos?

Já repararam no preço da ultima versão de so do bill? dá para ir passar férias ao melhor resort do mundo! ... melhor, com esse dinheiro compro um pc novo e meto lá o linux! LOL

Meus amigos... desculpem este desabafo de quem é um window$ user porque o portatil que comprou trazia o windows XP home com o micro$oft works e particionou o disco com o computador na garantia para lhe meter o Linux. :D

Talvez neste momento o Kubuntu 7.04 seja a distro mais abrangente e pacífica que conheço.

Estou aberto a sugestões!

Obrigado a todos e à ajuda que me foi dada ao longo do tempo.
 
Back
Topo