Kubuntu - Permissões de Acesso ao Disco

Condez

Portugal@Home Member
Boas pessoal.

Tenho um disco com duas partições: Uma do WinXP e outra do Kubuntu.

Como so posso fazer "mount" da partição do WinXP em root, não consigo fazer browse da partição com o meu user, devido ás permissões ficarem "dr-x------".

Já tentei fazer um "chmod" após ter montado a partição, mas devido o file-system ser NTFS, não consigo alterar.


Gostava que me dessem uma ajuda com isto, pois já não sei que fazer para conseguir ler e executar ficheiros com o meu user, na partição do WinXP.


Obrigado.
Um abraço.
 
:rolleyes: "NTFS mounting should be Read-only (writing to NTFS is not safe)." :rolleyes:


Eu consegui montar 3 partições do WinXP Pro, mas são todas FAT32.
 
Sim, não é seguro escrever em ntfs, mas serve perfeitamente para ouvir os mp3, passar filmes, ou outra coisa qql.

A melhor solução sem duvida é ter tudo em ext3 ou outro file system de unix(se o teu SO principal foi linux), ou fat32 se for hibrido(apesar de perderes em ambos os SOs).

[]s
 
Condez disse:
Boas pessoal.

Tenho um disco com duas partições: Uma do WinXP e outra do Kubuntu.

Como so posso fazer "mount" da partição do WinXP em root, não consigo fazer browse da partição com o meu user, devido ás permissões ficarem "dr-x------".

Já tentei fazer um "chmod" após ter montado a partição, mas devido o file-system ser NTFS, não consigo alterar.


Gostava que me dessem uma ajuda com isto, pois já não sei que fazer para conseguir ler e executar ficheiros com o meu user, na partição do WinXP.


Obrigado.
Um abraço.

tenta assim, penso q o umask=0222 te dará perms de leitura em todos os users

Código:
sudo mount /dev/hda1 /mnt/windows -t ntfs -r -o umask=0222


from: http://linux-ntfs.sourceforge.net/rpm/instructions.html

mais info:

http://linux-ntfs.sourceforge.net/info/ntfs.html#4.9
 
Está feito.

Muito obrigado pessoal.
Agradeço a vossa participação e ajuda.



lammer.pt
ps: umask=0222 -> era mesmo este argumento que faltava. já tenho as permissões que queria.
 
SuBzEr0 disse:
A melhor solução sem duvida é ter tudo em ext3 ou outro file system de unix(se o teu SO principal foi linux), ou fat32 se for hibrido(apesar de perderes em ambos os SOs).

[]s

Eu tenho:

HD1 : 3 partições FAT32 p/ trabalhar c/ o Xispe Pro.

HD2: 1 partição EXT3 e 1 SWAP p/ trabalhar com o Ubuntu Linux 5.04.


:)
 
Back
Topo