KVM

DMSF

Membro
Boa noite, tenho andado a pensar em como fazer as ligações do meu novo setup e têm-me surgido algumas dúvidas.

Eu tenho neste momento 1 Desktop que utilizo a nivel pessoal e 2 laptops que utilizo para trabalhar.
Gostava de, quando estiver a trabalhar no escritório de casa, utilizar 3 ecrãs que vou ter na parede, o mesmo rato e teclado independentemente do PC que tiver a utilizar no momento.

Problemas:
Desktop - Tem 2 entradas hdmi e 2 DP.
Portátil 1 - Tem 1 HDMI e 1 USB-C
Portátil 2 - Tem 1 DP e 1 VGA

Visto que no meu Desktop pessoal costumo jogar, gostava de utilizar o máximo de Hz que tiver disponivel nos ecrãs (à partida irei adquirir 3 LG - Monitor UltraGear Gaming FHD 165Hz 27GQ50F-B a menos que tenham alguma outra sugestão).

Alguma sugestão para que esta troca constante de PC seja fácil e que não perca a questão dos Hz no desktop?

Obrigado desde já pela ajuda.
 
As portas dos computadores na minha opinião são o menor dos teus problemas, já que facilmente convertes entre HDMI/DP/USB-C (interfaces digitais) e até mesmo VGA (interface analógica) com cabos ou adaptadores.

O maior dos teus problemas parece-me estar em como queres montar o setup: 3 PCs ligados a 3 monitores à vez, sendo que pelo menos 1 deles tem que tirar partido da alta refresh rate dos monitores.
Isso implica no fundo um KVM de 3 entradas (computadores) e 3 saídas (monitores). Um KVM que permita isso deve ser caríssimo, e não me parece que para além disso hajam também muitos KVMs que suportem mais que os comuns 1080p@60Hz.

Pelo que estive a ver, o monitor que indicas tem 3 entradas (2 HDMI e 1 DP), o mesmo número que o número de PCs, pelo que pergunto se não seria mais fácil ligares os computadores directamente aos monitores, e depois arranjares um KVM baratucho apenas para o teclado e rato, e que dê para controlar 3 PCs.

O desktop facilmente ligas aos 3 monitores, dado que tem 4 saídas de vídeo, e poderias usufruir na mesma dos 165 Hz para jogar. Sobram-te 2 entradas em cada monitor para cada um dos portáteis, para os quais terias que arranjar, para cada um, uma docking station que suportasse 3 monitores externos, para os poderes depois ligar directamente a cada um dos monitores.
Sempre que quisesses alternar entre PCs, terias no entanto que seleccionar a entrada a exibir em cada monitor no painel do mesmo, já que o KVM seria apenas para KB&M.

Quanto ao monitor em si, tens o tópico dedicado ao assunto.
 
O problema dos KVM é q n suportam refresh rate nenhum de jeito, e sao estupidamente caros para ligar 3 PC's, e se tens bons monitores fica mais dificil arranjar.

Para fazeres os teus 165hz @1080p tens q pelo menos arranjar uma KVM q faça 4k@60HZ ou 2k@144HZ (é assim q elas aparecem no marketing).

Vais ter q procurar KVM entre os 600€+ para fazer uma cena destas.

A TESmart faz um com o q procuras, mas as KVM saltam todas de 2 HMDI + 2 PC's para 3 HDMI + 4 PC's e sao uns bons 700€.

Se ainda n compras-te monitor, e quiseres simplificar a cena, eu aconselhava 2 monitores, de tamanhos diferentes.

Um ultrawide, que ia compensar por 2 monitors, e 1 FHD, se precisas mais q isso, usa o monitor do portatil.

Pessoalmente tenho um ultrawide de 38'' e um 27 na vertical para trabalhar, no meu caso so uma uma simples switch de displayport, 2 entradas 2 saidas, faz 4k@144hz a brincar.
 
Edit: Só agora me apercebi que isto foi um bocado desenterrado, isto já tem uns bons meses. Mas fica a dica para quem tiver interesse.

A sugestão que faço, para que fique muito mais barato, como queres, modular, e com maior controlo é comprar:
- 1 switch USB para 3-4 PCs - só para fazer a gestão de teclado e rato
- 1 switch HDMI ,ou DP, para 3 PCs que permita 1080p 165Hz - exemplo de switch DP para 3 PCs até 1080 240Hz
- 2 switches HDMI, ou DP, para 3 PCs para 1080p 60Hz.

Tentar um stack ou outra configuração em que tudo fique junto.
Não fica barato na mesma, tens que procuar várias tipos de switch, mas fica bastante mais barato que ter uma solução all in one.
Também tem a vantagem que podes ir comprando aos poucos.

Eu já tive uma solução semelhante, mas apenas para 2 PCs e 2 monitores. Aprovetei um KVM antigo que tinha e comprei agora os switches HDMI.

7NaAUM8.jpg

Agora já não a uso, pelo menos não para o mesmo fim.

O que vês aqui é um:
- KVM VGA, mas apenas usado como USB switch para o teclado e rato
- 2 HDM switchs, um de cada lado, colados por fita dupla face ao KVM. Como está posso escolher ter um pc a usar um monitor e o portátil a usar o outro, ou os 2 ao mesmo tempo para cada PC.

Podes fazer algo semelhantes para 3 pcs e 3 monitores. É comprar mais 1 switch do que está aqui e tudo tem que ser para 3 PCs e não apenas para 2.
 
Última edição:
Aproveito para desenterrar novamente este tópico, no sentido em que tenho um problema similar:

Tenho 1 desktop e 2 laptops e quero optimizar o espaço e funcionalidade da minha secretária. Tenho 1 monitor, relativamente antigo mas, salvo erro, consigo ligar os 3 equipamentos ao mesmo. Neste momento penso em 3 cenários diferentes:

1. Ligo os equipamentos todos ao monitor que já tenho, e compro um monitor e um rato bluetooth que dê para ter ligado aos 3 equipamentos;
2. Compro um switch KVM para 3 equipamentos e 1 monitor (144hz), e uso os periféricos (wired) que já tenho;
3. Compro um monitor com built-in KVM e ligo tudo ao mesmo. Neste caso a minha dúvida é como perceber se dá para fazer switch entre mais que 2 computadores...

Alguma sugestão que possam partilhar comigo?
 
Back
Topo