KZ (Knowledge Zenith) - Tópico de discussão (Impressões: KZ ATR - pg.1)

danimoca

Colaborador
Staff

**************************************
Notas Iniciais **************************************

- Antes de participar tenha sempre em atenção as Regras de Utilização do Fórum ZWAME e as Regras/Guia de Utilização do Áudio Portátil.


- Consulte o Guia/Regras/Lista de Análises no Áudio Portátil. Neste tópico está publicada uma lista de análises de vários equipamentos. Coloque as questões específicas para cada equipamento, no tópico respectivo.

- Utilizem o tópico para colocar impressões breves acerca dos modelos adquiridos. Para discussões mais extensas, crie um tópico dedicado ao modelo em questão.

- Após a compra, deixem uma opinião do modelo sugerido. Estão a ajudar quem vos ajudou e quem tem as mesmas dúvidas. Obrigado.

****************************************************************************************


Aplicam-se as mesmas regras dos outros tópicos.


Relembro que não é permitido publicar links de outras lojas!
 
Última edição:
Impressões: KZ ATR

o8cq4h.jpg


Construção e “design”

Os ATR não são IEM’s com uma construção fantástica. São normais. Mas se tivermos em conta o preço, são claramente acima da média.

As “shells” são totalmente feitas de plástico, mas bem construídas. O cabo tem “strain-reliefs” em todos os sítios onde é suposto haver, com a exceção da entrada dos IEM’s em si. Veremos se isto trará problemas no futuro. O material do cabo em si não é o ideal. Não possui muito efeito de memória, mas tem uma textura algo “pegajosa”.

Em termos de conforto, nada a apontar. São desenhados para usar com o cabo por trás da orelha e não funcionam bem com ele virado para baixo. Pessoalmente, gosto muito deste tipo de “fit”, mas conheço quem não goste. Os IEM’s em si têm um tamanho razoavelmente grande, mas para mim que não tenho orelhas especialmente grandes, não senti problemas.

O isolamento é, mais uma vez, normal. Um pouco melhor que os Sony EX15 ou os Philips 3590 e a par dos Hifiman RE-400. Chega perfeitamente para o uso habitual nos transportes.


Som

- Configuração 1: OnePlus One 64GB [+] MP3 256~320Kbps

- Configuração 2: PC genérico [+] ODAC [+] FLAC

Antes de ter composto esta análise, os IEM’s foram submetidos a um período de “burn-in” de aproximadamente 100 horas. Ouvi uma grande variedade de música, dando enfase em Clássica, Pop-Rock, Alternativa e música orquestral (OST’s).


Não é difícil ficar-se algo viciado com o som destes KZ. Normalmente associa-se este “vicio” a uma resposta de graves algo frontal, mas não se trata apenas disso.

Sim, os graves têm ênfase em relação ao neutro. Mas não chegam a ser exagerados na maioria da música. Surpreendem imenso pelo impacto e controlo. Não são algo suavizados como nos Sony EX15, têm uma resposta mais rápida e concreta. Conseguem ter uma extensão melhor que nos meus Aurisonics Rockets, apesar de estes terem um médio-grave mais realista. “Impacto” é a palavra que mais me vem à cabeça quando penso nos graves dos ATR.

A gama média tem pontos fortes e menos fortes. É sem qualquer sombra de dúvida mais detalhada que, quer nos Sony EX15, quer nos Philips 3590. Não apresenta a mesma suavidade dos EX15, é ligeiramente mais agressiva. Mas é mais cheia do que nos Phillips, especialmente nas vozes masculinas, onde os Phillips, na minha sincera opinião, têm sérios problemas. A sibilância não costuma ser problema, exceto em algumas gravações menos boas.

O mesmo que disse da gama média, posso dizer dos agudos. Têm um detalhe surpreendente e fazem-me lembrar um pouco dos agudos nos Hifiman RE-400, com uma boa energia, mas sem perder a compostura. Perdem apenas um pouco no refinamento em música mais complexa e a volumes muito altos.

Têm um som muito espaçoso. Mais que qualquer um dos IEM’s que tenho, com a exceção dos Fiio EX1, que são um “benchmark” no que toca ao palco e separação instrumental, aspecto no qual os ATR mesmo assim surpreendem.


Conclusão

Não vou enganar ninguém. Em termos objetivos, estes KZ não competem com IEM’s a custar 200x mais. Ainda assim, conseguiram agarrar mais a minha atenção na maioria das minhas audições casuais do que qualquer outro IEM que tenho.

Depois de vários anos neste hobby, a gastar desde 5€ a várias centenas de euros em equipamentos, aprendi muita coisa. A melhoria em termos de qualidade nunca foi nem nunca será linear com o gasto que fazemos. Se a isso aliarmos o elevadíssimo fator de subjetividade que existe no áudio, é muito fácil uma pessoa ficar desiludida quando gasta muito dinheiro nalguma coisa. Já me aconteceu várias vezes.

Os ATR são o exemplo perfeito de um produto que contraria o caminho que muitas marcas nos querem levar a fazer. Não sei para onde vão os 5€ que gastei. Mas com a óbvia boa margem que a loja terá, pouco sobrará para a marca. É mesmo impressionante como algo com esta qualidade consegue ser feito por tão pouco.

Recebem a minha mais alta recomendação para qualquer tipo de pessoa que necessite de uns In-Ear para uso casual, sem sequer ter em conta o preço.


Destaco pela positiva:

- Som muito competente, independentemente do preço;

- “Design” inspira confiança.

Destaco pela negativa:

- Cabo mediocre (justificável pelo preço).
 
Última edição:
Recomendava-te a testar os KZ ATE, que julgo conseguirem ser ainda ligeiramente melhores que esses ATR :) Mas boa leitura sem dúvida e a KZ é uma marca a ir observando pelos expressos ***** e afins.

Mas a tonalidade que descreves nos ATR é a mesma que irás encontrar ATE, talvez com apenas um nadinha mais "warmth".
 
Tenho os ATE, que emprestei ao meu pai e os ZS3.
Em termos de som gostei mais dos ATE, mas em qualidade de construção, cabo, etc ganha o ZS3.

Neste momento tenho uns Tennmak Crazy Cello a caminho há quase 2 meses :facepalm:

EDIT: A KZ vai lançar nestes próximos tempos uns IEMs com 5 drivers em cada. Vamos esperar para ver o que dali sai..
 
Tenho cá em casa uns kz ATE (ainda por abrir) e os ATR , por acaso nem são maus, até gosto deles.
Também pelo o preço acho que não podia pedir muito.

Só não gosto da cena de colocar o cabo por cima e trás da orelha, faz-me bastante confusão e acabam por sair facilmente.
51-gounP85L.jpg
 
Obrigado pelos comentários :)

@kilermachinegun, os ATE estão na lista de compras (juntamente com uns outros quantos).

@MAntunes, não ponderei esses Tenmak por os achar já de uma gama de preços bem superior. Mas gostava de os ouvir. Os ZS3 eram a minha alternativa aos ATR, mas dizia-se muito que os ATR tinham um som mais equilibrado.

@Rseven, pessoalmente é o tipo de "fit" que funciona melhor comigo. Acho que depende muito da forma da orelha da pessoa.
 
@danimoca já recebi os Tennmak! Não têm comparação com os ZS3 são muito mais equilibrados, 'soundstage' muito maior, melhor separação de instrumentos. E a qualidade de construção é muito melhor!
Os ZST também estão a ter boas reviews! Também gostava de os experimentar.

Neste momento estou à procura de um DAP, mas estou a ver que vai uma escolha complicada.
 
Onde é que estão a comprar os ATE??... é que os plásticos destes não parecem iguais às imagens que mostraram em cima:
http://www.*****.com/earphones/pp_273839.html?vip=779092&gclid=CM20uoeU0dECFSIL0wod8-cNww

Cumps.
 
Nice! ;) A 8€ é motivo para mandar vir uns ATE só para testar... Como calculo que o som não seja assim tão superior aos Xiaomi Piston (V2 / V3 / Hybrid), já sei que devo ouvir algumas músicas e depois guardá-los na gaveta para fazer companhia aos outros Xiaomi... :-D
 
Ora eu posso e vinha mesmo aqui à procura deste topico para falar dos ZS5 e dos ZSE que testei recentemente. Falando dos ZS5 que te interessam, pelo que dizem no head-fi, existem duas versões, uma V1 que e muito bem recebida e a V2. Segundo os critérios que eles diziam, a minha versão é a V2(pois ao iluminar o nozzle, consigo ver dois circulos). Percebo o porquê de desgostarem desta versão, pois tem um som em V que pode ser estridente de mais, da mesma maneira que muita gente não gosta de headphones Beyerdynamic pelo treble excessivo. Mas os ZS5 têm na minha opinião um excelente som em V, que apenas pode causar desgosto a quem não goste de agudos proeminentes (que podem ser reduzidos com a utilização de foam tips, logo não são um grande problema) ou quem não aprecie um som em V, que causa os vocals serem um pouco mais retraidos. Para além disso, dizem que os ZS5 melhoram com o Silver Cable, algo que ainda não experimentei.

Agora para a segunda análise, dos ZSE, são uma brincadeira engraçada para quem os conseguir comprar a 5€, pois oferecem um som mais dark, com bom bass e que é muito harmless, servindo assim para basicamente toda a gente. Isto num design dual dynamic, o que faz obviamente os graves serem o show principal. Gostei deles, mas não espantam em nenhuma área especial. De resto, under 10€, prefiro o som mais quente dos ATE, mas estes ZSE são muito confortáveis e parecem me duráveis.
 
Última edição:
Boas,

Recebi hoje os KZ ATE para substituir os fones que vieram com o Huawei Mate 10 Pro (que não me satisfazem tanto quanto os Earpods que tinha com o iPhone) e só posso dizer que dão 10 a 0 tanto aos da Huawei como aos Earpods! A capacidade que estes fones têm de lidar com os graves é incrível! Incrível mesmo! Responde de uma maneira brutal ao equalizador sem criar distorções ao puxar pelos 30hz e 62hz!

Outra coisa que não conhecia e passei a adorar são as borrachinhas da ponta dos fones de "Memory foam" em vez de silicone que proporcionam uma experiência a nível de som e conforto bem melhor que as de silicone que também vêm incluídas. Sempre usei de silicone e não conhecia as de "foam".... Os graves são bem melhores e são mais confortáveis.

No geral, estou super satisfeito com estes KZ! Acho que fiquei apaixonado pela marca! Estou já a pensar encomendar os ZST que no http://www.thephonograph.net/ avaliaram como tendo graves ainda melhores que os ATE...

IMG-20190104-130814.jpg


Cumps
 
Back
Topo