Acabei ontem esta pérola!!
Gostei imenso do jogo e tenho de concordar que a captura de animações faciais é realmente fantástica (deixo uma nota: para quem tenha de ler as legendas a 100%, a magia perde-se um pouco).
Confirmo que o jogo é ligeiramente repetitivo, mas não ao ponto de ser chato. Está claramente feito para ser jogado por "casos" e não para ser digerido de enfiada. Eu fiz um mix dos dois: umas vezes jogava dois ou três casos, de seguida parava, voltava um dia depois, fazia um caso, etc etc. Nunca cheguei a fartar-me do jogo, bem pelo contrário, foi crescendo.
De inicio simpatizei com o Cole Phelps, mas para o fim já achava era que ele era um banana, loool. Não gostava do Kelso quando começámos e no fim achei que ele é que era o maior. Tenho pena de não ter jogado com o Kelso de inicio. Um doseamento teria sido excelente.
A
história é interessante e os casos que se interligam estão bastante bem conseguidos. Ao contrário de muita gente, gostei do parceiro dos Arson Cases, apesar de concordar que a forma que arranjaram para nos atirar para lá foi feita meia a martelo (no spoilers!). A sensação de evolução na carreira também está interessante, apesar de ser rápida demais. Se assim não fosse, por outro lado, teriamos jogo para meses e meses e em vez de 3 DVDs, seriam precisos 9 ou 10, lol.
Achei relativamente fácil de acertar nas
perguntas certas durante os interrogatórios, mas quase sempre falhei os 100%. Presumo que média tenha sido algo a rondar os 3/4 certas!! Como o rácio se tornou comum, acabei por usar guias nas repetições.
Achei "curioso" que o jogo terminasse como
"action GTA" (com tudo o que essa jogabilidade traz de bom e de mau), em vez de continuarem com a estrutura mais pausada que caracteriza o que se conhece do L.A. Noire, mas presumo que a Team Bondi não tenha resistido a usar o
know how para dar um impacto maior ao desfecho....
Não sei se vocês usaram muito o facto de poderem pedir ao parceiro para guiar o carro, mas achei absolutamente
"hilariante" que em 80% dos casos ele estacionasse encostado a algo que não permitia abrir a porta do lado do pendura!! Temos um passeio de 50 metros, mas ele vai parar mesmo ao lado do caixote do lixo, do candeeiro, do banco.... As entradas e saídas do carro só passam a demorar o dobro, lool. (Usei bastante esta
feature para potenciar as 5 Stars em cada caso; assim tinha a garantia de não atropelar, bater, destruir).
Quanto aos
achievements, fazem-se bastante bem. Quando terminei o jogo, faltavam-me apenas 3 carros (sem contar com os hidden). Conseguimos encontrar praticamente tudo se, de cada vez que chegarmos a um sítio, procurarmos nas redondezas. Ficou a faltar-me apenas o camião do lixo branco, uma espécie de tostadeira hippie e um 2-doors qualquer que tive a sorte de encontrar num street-case (um dos fugitivos tinha esse carro como meio de fuga!!! sorte!!). No que diz respeito às kills com todas as guns, ficou apenas a faltar-me a pistola do caso "Armed & Dangerous", mas, ao que parece, é uma falha comum, pois o caso começa com o Phelps a ter uma caçadeira na mão (quem raio ia lembrar-se de a deixar cair para ele puxar a "pistoleta" que está no coldre??). Fui ao caso, deixei cair a caçadeira, disparei com a pistola e o achievement saltou. Faltavam-me bastantes milhas para fazer as 194,7 necessárias, portanto recorri ao velhinho elástico e pus o Cole a andar em circulos no aerodromo, looool.
De notar a
importância dos newspapers!! Aparecem referidos sob a forma de collectibles, mas são essenciais para a compreensão da história.... O mesmo não se pode dizer dos film reels (mais uma nota: durante a story toda, apenas encontrei um!! Ao procurá-los depois, deu-me pena ver o nível de recriação da cidade e ser tão pouco aproveitada!! Viadutos com acessos, interior, vários niveis, mansões, igrejas, tudo impecável e não vamos a metade delas porque não há qualquer objectivo....).
Uma
enorme pena que tive: nos primeiros casos, e mesmo na intro, há uma voz off a fazer a introdução aos próprios casos. Achei este pormenor delicioso, a fazer lembrar os filmes e programas de rádio antigos, tanto no conteúdo como no tom de voz. Não cheguei a perceber porque é que, de um momento para o outro, deixámos de contar com esse
goodie e passámos a ter apenas o nome do caso no ecrã. (Lembrei-me do "Undead Overrun" - leia-se horde - no Red Dead Redemption, em que havia uma voz off a fazer também uma intro genial antes das waves começarem).
Pontos fortes: animação facial, genial banda sonora, construção dos casos e interligação entre eles, recriação da cidade absolutamente fantástica.
Pontos fracos: algumas falhas na AI, mau aproveitamento da cidade, alguma repetição nos casos, desaparecimento da voz off no inicio de cada caso.
A minha dúvida agora é simples: comprar os DLCs ou não, loool... que me dizem sobre isto?