LaCie d2 Quadra 500GB deixou de ser reconhecido

OldMan

Power Member
Boas

O que se passa é que o disco externo deixou de aparecer no desktop, não aparece no finder, não aparece no disk utility nem no disk warrior.

Aconteceu no fim de semana quando estava a ouvir música (é no disco que os mp3 estão) e a música parou de tocar a meio, tentei ir ao iTunes mas estava "not responding".
Por acaso tentei ir pelo finder aceder ao disco mas não apareciam pastas lá dentro, tentei ejectar e ficou com a spinning beach ball.
Acabei por fechar o iTunes pelo activity monitor e de seguida fiz logout. Passado pouco tempo o ecrã ficou todo preto e só via o ponteiro do rato, não fazia mais nada... esperei algum tempo e depois forcei o shutdown deixando o dedo no botão do power alguns segundos.

Desde então o disco nunca mais deu sinais de vida.

O alimentador está bom (já estive a ler relatos de pessoal que tinha o mesmo problema e era o alimentador, não é o meu caso) e o que acontece quando ligo o disco é que o led azul que tem na frente fica a piscar.

Já tentei:
- usar outras portas para o ligar em vez do FW800 (USB e FW400)
- deixar o disco dormir durante a noite com alimentador desligado da corrente e disco desligado assim como o portátil sem bateria e tudo desligado
- ligar o disco usando outra conta no mac
- ligar o disco a um windows (mesmo estando em HFS)


Li também pessoal a dizer que pode ser algo relacionado com o processo de unmount do disco que pode ter ficado com danos corrompidos e agora não é reconhecido.

Ainda tem 1 ano de vida por isso este fim de semana devo passar com ele na loja para saber como é, mas será que já alguém teve conhecimento de algo do género?

Obrigado
 
Não há outras máquinas aqui em casa que não sejam windows. A única maneira é mesmo testar isto na loja, e se continuar a não dar aproveito e deixo-o lá.
 
Já tinha testado num windows e não reconheceu por isso é que fiquei na mesma. Nem sabia que o windows o podia reconhecer.
 
Ora bom, deixem lá fazer um update nisto.

Depois de ter levado o disco à garantia eles trocaram o módulo de comunicação e parece que estava resolvido. Quando o liguei novamente ao mac tive que o formatar por isso não tive maneira de reaver os dados.

O que me está a acontecer neste momento é que (como de normal) ele volta e meia fica em stand by quando não está a ser usado, e quando é preciso volta ao activo havendo um iniciar da rotação da ventoinha.
Neste momento após a 1º vez que ele é chamado, às vezes à 2º outras à 3º, quando vai para iniciar a rotação da ventoinha há uma pausa a meio e depois continua, mas isso faz com que no final da ventoinha ter feito a iniciação os sintomas sejam quase os mesmos que ele tinha antes de o levar à garantia.

O LED fica a piscar, o disco não é acessível (ainda que apareça no desktop), e acaba por empancar tudo que eu tente fazer que esteja relacionado com o disco (restart, aceder a um programa que estivesse a usar o disco incluindo o finder) a única solução para este "empancamento" parar é tirar o cabo do disco sem fazer o unmount.


Já fui ver se havia novo firmware, pelos vistos não há desde 2007...
Ainda não tentei fazer uso do Disk Utility a ver se há algo de errado, mas será esse o próximo passo.

EDIT: The volume LaCie appears to be OK.

Alguém tem mais ideias?
 
Última edição:
<desabafo>

LaCie, "jamais!"

</desabafo>



O disco tinha vindo a ter comportamentos fora do normal desde há uns tempos para cá. Quando o ligava, a ventoinha rodava demasiado rápida ao início e depois ficava normal, volta e meia o disco nem sequer estava acessível (estando ele montado) e ia crashando os programas que o tentavam aceder (problema reportado no post anterior).
Pior que isso era quando ele ao arrancar fazia *tick* *tick* *tick* *tick* durante alguns segundos e só depois lá se lembrava que eu precisava dele e arrancava...

Até que chegou a uma altura que por muito que eu quisesse/tentasse ele nem se mexia, não arrancava nem por nada.

Este fim de semana tive a feliz ideia de desmontar o disco (já que a garantia já tinha acabado) e desmontar também o disco dos backups e trocar de caixa. Yap, resultou!

Passei a caixa do disco da LaCie para as mãos do técnico cá de casa (o meu pai) e ele concluiu que o transformador estava a passar correntes elevadas, em vez de 5V e 12V estava em 5*ponto qualquer coisa* e 15V. Além disso a ventoinha já nem sequer mexia. Ainda se deu ao trabalho de desaparafusar a placa a que eles chamam de "módulo de comunicação" (que supostamente teria sido trocada aquando da ida à garantia) e reparou que aquilo tinha aspecto de ter ido ao mecânico. Ou seja, em vez de me trocarem a porra do "módulo de comunicação", o que fizeram foi tentar remediar com umas soldas... acabou por voltar ao mesmo, mas desta vez já fora da garantia, awesome huh?


- - -

O que eu precisava agora era de uma caixa que tivesse FW800 para lhe meter o disco dentro. Já agora o disco é Seagate.
Alguém tem sugestões?
 
Também tenho um disco lacie mini (para os mac mini) que deixou de ser reconhecido, não monta.
Já tentei de tudo e nada. Também me resta levá-lo à assistência. Eu ate gostava da lacie mas já tive 2 problemas e não quero mais.
 
Tenho um com quase 1 ano. É daqueles pequenos portáteis, 320Gb. Nunca tive crises com ele, anda todos os dias comigo na mochila, e uso-o tanto em Mac (HFS) como em PC (NTFS).

Às vezes é mesmo azar..
 
aqui na empresa temos tido imensos problemas com os transformadores dos discos de rede da lacie. uma das fases passa-se completamente, ligando a caixa mas o disco não arranca.
A lacie está a falhar muito neste aspecto. De 5 discos que vendi já troquei 3 transformadores
 
Back
Topo