LaCie Network Space

hugo89

Power Member
Boa tarde

Comprei este disco no inicio desta semana http://www.lacie.com/products/product.htm?pid=11090 ele diz que é de gigabite, e o meu HP pavilion dv 6590 tambem diz que é, mas não estou a consguir a tal desejada velocidade, alguem me pode ajudar?
Tambem tenho a duvida, ontem tentei passar ficheiros do meu pc fixo, para o disco, através do router e a velocidade maxima era d 50% da velocidade permitida pele rede, e hoje estou a passar do meu portatil HP, directamente por cabo e também não passa dos 50% :s é defeito, ou está alguma coisa mal configurada??
 
Boa tarde

Comprei este disco no inicio desta semana http://www.lacie.com/products/product.htm?pid=11090 ele diz que é de gigabite, e o meu HP pavilion dv 6590 tambem diz que é, mas não estou a consguir a tal desejada velocidade, alguem me pode ajudar?
Tambem tenho a duvida, ontem tentei passar ficheiros do meu pc fixo, para o disco, através do router e a velocidade maxima era d 50% da velocidade permitida pele rede, e hoje estou a passar do meu portatil HP, directamente por cabo e também não passa dos 50% :s é defeito, ou está alguma coisa mal configurada??
boas

De que velocidade falas?
 
para obteres 1 GB de velocidade tens de ter ambas as placas de rede ou router 1 GB, senao vai limitar á velociadade mais baixa.
e 1GB calcula-se 1000/8 = 125MB/s
se tivesse ligaçao eSATA era mais rapido.
Um disco sataII permite uma velociadde maxima de 300MB/s
 
para obteres 1 GB de velocidade tens de ter ambas as placas de rede ou router 1 GB, senao vai limitar á velociadade mais baixa.
e 1GB calcula-se 1000/8 = 125MB/s
se tivesse ligaçao eSATA era mais rapido.
Um disco sataII permite uma velociadde maxima de 300MB/s
n sei qual é a ligação lá dentro, mas a fazer "download" do disco tou a fazer a menos de 9MB\s
quando 100Mb/8 = 12,5MB\s
 
mas tanto o disco e de gigabite e o pc, no gestor de tarefas diz que a velocidade de rede quando não está nada ligado é 1Gb
 
É impressão minha ou esses tipos da Lacie não são muito profissionais?

1GB = 1,000,000,000 bytes. Total accessible capacity varies depending upon operating environment (typically 10–15% less).
*Ethernet 10/100/1000 implies a theoretical maximum network bandwidth.
Typical transfer rate : up to 8 MB/s, depending on file sizes and formats, LAN configuration and other factors

Então 1 GB não é 1x1024x1024x1024=1073741824 Byte ?
 
É impressão minha ou esses tipos da Lacie não são muito profissionais?



Então 1 GB não é 1x1024x1024x1024=1073741824 Byte ?

Ora, ora... nesse caso, os da Western Digital também não!

Formatted Capacity 1,000,204 MB
Capacity 1 TB

Todos os fabricantes fazem isso... :P não é só a Lacie...

A explicação pode ser encontrada no folheto das especificações dos discos da Western Digital:

As used for storage capacity, one megabyte (MB) = one million bytes, one gigabyte (GB) = one billion bytes, and one terabyte (TB) = one trillion bytes. Total accessible capacity varies depending on operating environment.
As used for buffer or cache, one megabyte (MB) = 1,048,576 bytes.
As used for transfer rate or interface, megabyte per second (MB/s) = one million bytes per second, and gigabit per second (Gb/s) = one billion bits per second.
Effective maximum SATA 3 Gb/s transfer rate calculated according to the Serial ATA specification published by the SATA-IO organization as of the date of this specification sheet.
Visit www.sata-io.org for details.

É caso para dizer: "dois pesos e duas medidas".​
Espertinhos, estes fabricantes, hem? :004:
 
Última edição:
Todos os fabricantes fazem isso... :P não é só a Lacie...

Ora, a questão não é essa. Bem sei que quando compramos um disco com X capacidade, a capacidade utilizável é X-Y, em que Y é ocupada com o sistema de ficheiros.

A questão está na convenção que a Lacie adoptou para definir 1 GB. 1 GB é uma medida universal, não se rege pela avareza dos diferentes fabricantes (pelo menos não deveria...).
 
Ora, a questão não é essa. Bem sei que quando compramos um disco com X capacidade, a capacidade utilizável é X-Y, em que Y é ocupada com o sistema de ficheiros.

A questão está na convenção que a Lacie adoptou para definir 1 GB. 1 GB é uma medida universal, não se rege pela avareza dos diferentes fabricantes (pelo menos não deveria...).


Pois não. Mas é o que acontece. E todos os fabricantes fazem isso. Não é só a Lacie. Leste o quote? Foi retirado do link anterior, que é da WD, mas bem podia ser da Samsung, Seagate, Maxtor, Hitachi, whatever.

As used for storage capacity, one megabyte (MB) = one million bytes, one gigabyte (GB) = one billion bytes, and one terabyte (TB) = one trillion bytes. Total accessible capacity varies depending on operating environment.
As used for buffer or cache, one megabyte (MB) = 1,048,576 bytes.

Como disse atrás, dois pesos e duas medidas, consoante se mede cache ou capacidade de armazenamento. E, repito, todos os fabricantes de discos rígidos fazem o mesmo. E não tem nada a ver com o sistema de ficheiros.

Se acho bem? Claro que não. Mas infelizmente é o que acontece.
 
Última edição:
já não me importo muito com o espaço que posso usar, penso que é de 930Gb. Só tenho o problema com as velocidades da lan, realmente faz transferência acima dos 8Mb\s mas a placa diz que está a trabalhar a 50% e não consigo ligar a gigalan.
 
já não me importo muito com o espaço que posso usar, penso que é de 930Gb. Só tenho o problema com as velocidades da lan, realmente faz transferência acima dos 8Mb\s mas a placa diz que está a trabalhar a 50% e não consigo ligar a gigalan.

Não é defeito, é feitio. Como confirmam os dados do fabricante.
 
Também tenho um disco destes (mas o de 500GB) e as velocidades também são assim.. lentas lentinhas :rolleyes:

Tenho-o ligado a um router SMC com portas 10/100.
 
eu fiz um teste, passei um filme (700Mg) de um pc para o outro, como fazia antes do disco, e demorava cerca de 2 mints e pouco, e não sabia as velocidades, e agora reparei que está equiparado ás velocidades do disco.

Tenho o disco ligado a router conceptronic também de 10/100Mb\s, mas já tentei ligar o disco directamente ao pc e não consigo os desejados 1000Mb\s
 
Back
Topo