Lag ao inserir password na conta de utilizador do Windows 11

Windows 10 User

Power Member
Comprei um novo PC (MSI Katana 15 B12V) no fim de abril e estou desde o primeiro dia com um problema esquisito em que ao usar o teclado para inserir a password para entrar na minha conta de utilizador depois de ligar o PC os carateres só aparecem passados 10 segundos (aproximadamente)

Curiosamente, isto só acontece se desligar e ligar o PC (e nem sempre) e nunca após reiniciá-lo. Isto também só acontece após o Windows Update instalar os drivers por isso é causado por algum deles. Já estou farto de reinstalar o Windows 11 e de desinstalar o driver do teclado e deixar que o Windows 11 o reinstale e não resolve o problema.

EDIT: Reinstalei de novo o Windows 11, usei o CCleaner para atualizar os drivers e fiquei com o problema ainda antes do Windows Update instalar qualquer coisa por isso suponho que o CCleaner instale a mesma versão do driver instalado pelo Windows Update ou pelo menos outra versão que tem o mesmo problema. Mais, mesmo que eu não procure manualmente por atualizações ou drivers, o Windows Update acaba por instalá-los na mesma passado algum tempo, o que faz com que acabe por ter este problema de qualquer forma.

EDIT 2: Se desativar o arranque rápido do Windows 11 deixo de ter este problema mas o arranque fica a priori mais lento (o tempo que demora até chegar à parte onde pede para iniciar sessão) e tenho de fazer isto sempre que reinstalar o Windows 11 a não ser que configure no NTLite (um programa que eu uso para criar imagens persinalizadas do Windows 11) a desativação do arranque rápido, por exemplo. Suponho que tenha de esperar até que a Microsoft ou a MSI disponibilizem um driver que resolva o problema e depois já poderei reativar o arranque rpido mas eu nem sei de que driver se trata, sequer.

EDIT 3: Já descobri que se desativar o arranque rápido no Windows 11 deixo de ter este problema mas isto é apenas um "workaround" e o PC fica ainda por cima mais lento a chegar à parte em que é pedida a password da conta de utilizador. Este problema é inadmissível e insólito e já dura desde que comprei o PC no fim de abril. Vou ter que estar sempre a desativar o aranque rápido após cada instalação do Windows 11 a não ser que configure a desativação do mesmo no NTLite, por exemplo. Já fui ao fórum da MSI e da Microsoft (entre outros) e não me conseguiram ajudar. Vou ter que esperar que a Microsoft ou a MSI disponibilizem uma versão do driver que não cause este problema (eu nem sequer sei qual é o driver que o causa)? Já passou imenso tempo e nada por isso será que alguma vez o irão fazer?
 
Última edição:
Vais instalar o Windows assim tantas vezes? A fast start também dá stresses com o WoL

Não sei, mas a questão é que nem sequer deveria ter este problema. Curiosamente, até descobrir que era o arranque rápido que o causava, reinstalei várias vezes o Windows 11, e no PC antigo também reinstalei várias vezes o Windows 11 e nunca tive este problema (inclusivamente com o arranque rápido ativado).

O que é o WoL? Acho estranho este problema não só ter acontecido em primeiro lugar como ainda não ter sido resolvido.
 
Já experimentaste instalar a versão oficial sem modificações para ver se o problema continua?

Sendo que tens uma máquina nova , esse problema nem devia ocorrer, mas uma vez que estás a referir nlite, presumo que a origem do problema seja essa as modificações na imagem do windows 11...
 
Já experimentaste instalar a versão oficial sem modificações para ver se o problema continua?

Sendo que tens uma máquina nova , esse problema nem devia ocorrer, mas uma vez que estás a referir nlite, presumo que a origem do problema seja essa as modificações na imagem do windows 11...

Sim, continua, só que em vez de esperar 10 segundos, espero 3, aproximadamente.

Também pensei logo nisso e continuo a ter o problema. Parece que esta solução de desativar o arranque rápido é sugerida algumas vezes no fórum da Microsoft para resolver diferentes problemas por isso até por aqui se vê que não é o NTLite que causa este problema. Esta solução foi-me aliás sugerida num fórum (que não o da Microsoft).
 
Última edição:
@Windows 10 User, então se o problema é realmente ao nivel de drivers por parte do fabricante até ser resolvido, usas isso com o arranque rápido desativado, não é nada do outro mundo, também não andas a iniciar o pc varias vezes por dia. Eu devido a dualboot tenho o arranque rápido iniativo se não nem tenho tempo ver o menu.
 
@Windows 10 User, então se o problema é realmente ao nivel de drivers por parte do fabricante até ser resolvido, usas isso com o arranque rápido desativado, não é nada do outro mundo, também não andas a iniciar o pc varias vezes por dia. Eu devido a dualboot tenho o arranque rápido iniativo se não nem tenho tempo ver o menu.

Mas já passou demasiado tempo e já fui aos fóruns da MSI e Microsoft e eles nem sabiam do que estava a falar por isso duvido que o problema venha alguma vez a ser resolvido até porque nunca mais me responderam.

Poderia experimentar desativar os serviços do Msconfig um a um mas iria demorar imenso tempo porque são dezenas (pelo menos), já para não falar ainda dos serviços da Microsoft, o que eleva muito a contagem. Mais, nem sempre tenho este problema, isto é, por vezes, após desligar e ligar o PC, não tenho lag, mas se voltar a desligar e a ligar o PC posso voltar a ter, o que faz com que perque ainda mais tempo a desligar e ligar o PC de cada vez que desativo um serviço, e além disso, se não tiver o problema na primeira vez, ainda alimento falsas esperanças, o que pode ser ainda mais frustrante caso venha a ter o problema na vez/es seguinte/s.

EDIT: Posso experimentar reinstalar o Windows 11, desativar o Windows Update para que não instale os drivers visto que os instala de seguida e assim eu não saberia qual é que causa o problema, instalar o MSI Center e usá-lo para instalar driver a driver até ver qual é que provoca o problema.
 
Última edição:
Descobri que se usar a compilação 22621.1972 em vez da 22621.1, os carateres demoram aproximadamente 3 segundos a aparecer em vez dos aproximados 10. Isto é estranho visto que demoram aproximadamente 10 segundos a aparecer se integrar a atualização cumulativa KB502795 na compilação 22621.1 para fazer com que ela passe a ser a compilação 22621.1972 ou se instalar a atualização mencionada na compilação 22621.1. Pensava que usar a compilação 22621.1972 ou integrar a atualização mencionada na compilação 22621.1 era a mesma coisa e foi-me dito para usar sempre a compilação acabada em .1 ao integrar atualizações.
 
Última edição:
Back
Topo