LaGrande: é desta que vamos todos mudar para a AMD!!

Eu tenho mt. software pirata, admito que não tenho 200 broas para dar pelo Photoshop (actualmente o único programa realmente ilegal instalado no meu PC), mas também tenho mt. software legal instalado na minha máquina (viva o OpenOffice e os programas freeware :)).

Em relação aos jogos eu tenho uma máxima: <b>Não dou mais de 15 euros por um jogo de computador.</b> Neste momento tenho mais de 20 jogos originais.

Em relação a CD's de música <b>não dou mais de 10 euros por álbuns de onde só gosto de 1 ou duas músicas</b>. Aliás passo sábados de manhã nos caixotes de promoções no Jumbo da Maia (passe a publicidade) à procura dos álbuns que me faltam na coleção.

Eu tenho cerca de 50 horas de música em MP3 no meu PC. Destes só não tenho 3 ou 4 álbuns originais (fora as gravações piratas de concertos ao vivo tiradas do KaZaA).

Eu não sou assim tão inocente ao abordar estas questões relacionadas com a RIAA e a MPAA.

Aliás eu tenho-me mantido bem informado sobre as invasões à privacidade que estas duas associações querem impor através de legislação no Senado e no Congresso norte-americano. Entre quebras de rendimento por um ou outro programa de P2P e uma licença para hackar todos os PC's à face da terra vai uma distância mt. grande na minha opinião.
 
Perder milhões é subjectivo...

Bem, acho que primeiro que tudo tem de se ver de onde é que essa história de as indústrias estarem a perder milhões vem. Esses números são 'calculados' tendo em conta o nº de pessoas que utilizam determinado produto e que não pagaram por ele.

Agora falta é a análise sobre quantas pessoas é que comprariam determinado produto se de facto não tivessem acesso a ele por meio de pirataria.

E se de facto é verdade que há gente que deixa de comprar porque tem acesso aos bens de forma ilícita, tb é verdade que há pessoas que após fazerem o download do software/música/filme, decidem adquirir porque se certificaram que é algo que de facto vale a pena (se bem que esta situação não me parece tão comum em Portugal devido a factores relacionados com a nossa cultura e nível de vida). Para citar um exemplo, basta ver o nº de pessoas que adquiriram o original do half-life.

Também a meu ver existe uma grande diferença (pelo menos moral) entre as pessoas que fazem pirataria para uso próprio e as pessoas que pirateiam com o intuito de ganhar dinheiro à custa do trabalho de outros (algo que geralmente me refiro como parasitaria).

Seja como for, a meu ver a internet de banda larga trouxe toda uma nova dinâmica ao comércio de todo este tipo de produtos, e as indústrias estão a concentrar esforços e recursos numa batalha que não podem ganhar. Com um pouco de visão é possível transformar a internet num meio de divulgação extraordinário. O que é necessário de facto é criar vantagens adicionais aos compradores legítimos dos produtos que se dizem pirateados, vantagens estas que sejam impossíveis de reproduzir electronicamente.

Como último pensamento fica a minha crítica às editoras e outros intermediários, esses sim movidos pela ganância do lucro fácil.(alguém sabe qual o custo real de produção de um CD?).

Aconselho a leitura do seguinte artigo:

CD Players glued shut to prevent piracy
 
Agora falta é a análise sobre quantas pessoas é que comprariam determinado produto se de facto não tivessem acesso a ele por meio de pirataria.
Concordo, e acho q a solução não pode passar exclusivamente pelo combate à pirataria para uso doméstico em si. Antes disso há q combater ferozmente a parasitaria, adaptar os preços dos produtos à realidade de cada país, e criar situações alternativas, do ponto de vista de compensar quem compra determinado produto, ao invés de apenas penalizar que faz copias ilegais, esquecendo-se que é a maneira mais dificil de lá chegar.

Senão vejamos, no artigo que o Tenebrus mostrou podemos ler:
Universal, for example, plans to issue a unique code number with each CD copy of Bon Jovi's new album Bounce. This will provide access to a web site with information on priority concert tickets, as well as previously unreleased tracks.
No fundo, os bilhetes dos concertos vendem, se isso não é novidade, acho q a ideia é simplesmente genial, pq já q não se pode combater a pirataria como seria desejavel, há que equilibrar as coisas, os custos de produção nesta industria são ridiculos face aos preços praticados, e também não é novidade que não são de forma alguma adaptados a cada país, pois não acredito que baixando os preços, por pouco que fosse, não se vendessem mais copias, numa proporção que compensasse as perdas. O problema é a falta de confiança nos produtos que se lançam, e a quantidade de lixo que se produz, pq quando vale mesmo a pena, vende sempre, nem que o compremos para oferecer.

A utopia das editoras era sermos obrigados a comprar para ver...
 
Adoptar preços adaptados a realidade de cada pais e praticamente impossivel. Como e que seria obter isso a luz do mercado comum europeu? Nao podias proibir os filandeses por exemplo com o seu brutal poder de compra de comprar cd's em Portugal. E o que achariam disto os comerciantes filandeses? Nao iam achar muita graça acho eu.
A ultima vez que vi, um cd a ser prensado custava menos de 100 paus. Mas eu nao tenho aquela opiniao do estilo os ***** tem muito dinheiro nao precisam do meu. Tenho uma posiçao que talvez nao tenha grande fundamento etico mas que funciona comigo que e so piratar coisas que nao compraria de qq maneira. Por exemplo tenho os cd's/dvd's originais do Half Life, GT3 e MGS2 enquanto que tenho alguns jogos piratados (Quake 3 e UT por exemplo que sao jogos que nao passei nem meia hora a jogar cada um) que so gravei mesmo porque os cd's valem menos de 100 paus.
Com o software se um dia me obrigam a compra-lo tenho mesmo que me virar pro Linux e companhia.
 
pagar pelo software que se utliza e uma forma de recompensar as empresas que o fabricam e incentiva-las a produzir mais e melhor software.

Exemplo: saquei uma demo do Microsoft Money 2003 Deluxe. Acho que o produto esta muito bom! Gostei da qualidade a tal ponto que achei que o minino que poderia fazer era pagar os $32 pela versao original.

Sou parvo? Talvez, porem imaginem que eram uma empresa que produzia software... e ninguem pagava pelo vosso trabalho...
 
Originally posted by Saint
pagar pelo software que se utliza e uma forma de recompensar as empresas que o fabricam e incentiva-las a produzir mais e melhor software.

Exemplo: saquei uma demo do Microsoft Money 2003 Deluxe. Acho que o produto esta muito bom! Gostei da qualidade a tal ponto que achei que o minino que poderia fazer era pagar os $32 pela versao original.

Sou parvo? Talvez, porem imaginem que eram uma empresa que produzia software... e ninguem pagava pelo vosso trabalho...

Isso é tudo muito bonito... Mas é da boca pra fora, pois nem toda a gente tem dinheiro pra comprar software original, mas a necessidade de o terem continua la, mesmo que não tenham dinheiro, se percisarem de um programa vão arranja-lo como puderem !
 
A atitude do Saint é a correcta, mas é complicado qnd precisamos de software mais caro. E o tecno tem razão pq ng quer pagar um Photoshop e percebe-se porquê..

Eu proprio tenho à venda um pequeno programa para fazer o management da publicidade num site, em Perl, e tive o caso de um cliente que após comprar o programa, me enviou 1 mail no proprio dia, a dizer q o programa n funcionava no servidor dele, e q precisava de uma resposta o mais rápido possivel, caso contrário tomaria as medidas necessárias. Umas horas mais tarde respondi com algumas dicas q pudessem solucionar o problema e disponibilizei-me a dar uma olhadela à instalação gratuitamente. Outro email, e o cliente continuava a não querer a minha ajuda pois dizia q era um "conhecedor" de perl e sabia mto bem o q estava a fazer. Mais um email, e este senhor já dizia que eu era um mentiroso, desonesto, e mais n sei o que, pq o programa n funcionava como devia (nunca aceitou uma só das dicas que lhe dei), e queria um reembolso. Como é evidente fiquei revoltado, mas dei-lhe o reembolso na totalidade, mas sei que este cliente n foi honesto. Fico com a sensação que mtos consumidores são realmente uns selvagens, e acham-se no direito de exigir tudo e mais alguma coisa, mesmo qnd sabem q não têm razão. Talvez porque andem a ser explorados, e estejam desconfiados.. não sei. Mas já tive muitos casos em que ofereci copias gratuitas do meu software qnd entendi que merecessem ser oferecidas, e se por um lado isto não é um procedimento viavel para a maior parte das empresas, acho que o q conta é a atutide, e se não entrarmos em exageros, podemos fazer as pessoas compreender que por um preço justo vale a pena comprar um programa.

Hoje em dia.. a mentalidade é, que como n temos dinheiro para comprar originais, temos o direito de piratear. Sei q está, mal mas reconheço q é da boca pra fora.

Cumprimentos.
 
Originally posted by Tecnoboy


Isso é tudo muito bonito... Mas é da boca pra fora, pois nem toda a gente tem dinheiro pra comprar software original, mas a necessidade de o terem continua la, mesmo que não tenham dinheiro, se percisarem de um programa vão arranja-lo como puderem !

Verdade, que a maior parte das pessoas (incluido moi) nao tem $ para pagar todo o software que gostariam ou tem na maquina que utilizam.

Mas se formos a ver o caso do software e da musica sao casos paradigmaticos em que as pessoas mesmo nao tendo dinheiro para utilizar os melhores servicos / pacotes de software, continuam a faze-lo.

Ora vejamos se eu nao tenho guita para ter o carro dos meus sonhos (honda S2000) nao vou roubar o primeiro que encontrar, provavelmente terei que me contentar com um renault clio... ou encontrar o melhor carro que poder com o $ que tenho....

Claro que podem dizer - mas as empresas tipo Microsoft tao cheias de $$$ - verdade, porem e um ciclo vicioso - ja e caro para compensar a pirataria, se toda a gente pagasse seria provavelmente barato.

Claro que isto leva-nos a questao de que deveria ser tudo tipo Linux, desenvolvido pela comunidade e como tal gratuito, etc, etc... porem nao sei ate que ponto tal sera viavel para a muito software que anda por ai, - porem ha outro tipo de software (sistemas operativos, servidores web, etc..) que muitas empresas fazem doacoes gigantes para fundacoes open-source para melhorar o software, pois elas tambem o utilizam
 
Back
Topo