Lan em Linux (a correr a mesma imagem)

Mujons

Power Member
Boas people

Eu não consegui inventar um tópico melhor.. peço desculpa.


Pretendia implementar um sistema como na faculdade, em que toda a gente tem 1 "espaço" no servidor com uma determinada distro e sempre que o ADMIN pretenda alterar alguma coisa, fá-lo num só PC e depois automaticamente toda a rede é actualizada.
O que eu pretendia mesmo era pegar no Ubuntu, fazer uns mod's (entenda-se criação de varios utilizadores, alteraçao de privilégios, instalaçao de algum software) e depois daí criar uma ISO em que instalaria nos PC's da LAN mas de modo a que querendo eu alterar uma coisa nos computadores, só o tivesse que fazer uma vez.

O que me aconselham?

Sou novo neste mundo do linux mas gostava de implementar desde já uma soluçao deste tipo pois a lan funciona num A.T.L. e como os putos estão sempre a fazer asneiras, volta e meia tenho que estar a formatar os PC's todos (que com windows.. bem.. vocês sabem)!
 
Não é muito difícil limitar as contas atribuindo as tais cotas, limitando hardware e limitando o software. Não conheço nenhuma ferramenta para o Ubuntu que te faça um CD conforme pretendes, o melhor é que alguém mais ligado a essa distribuição te responda a isso. O PCLinux OS ( a distro que uso ) tem o LiveCD e Live USB que te permite fazer isso mesmo. Ou seja, instalas num computador, personalizas o desktop, o software, limites de hardware etc..., depois queimas um CD que te permitirá instalar essa distribuição personalizada. Pelo que percebi, é isso mesmo que pretendes.
Há pequenos retoques que depois terás de fazer individualmente como por exº a configuração da rede mas isso demora segundos já que poderás colocar tudo quase pronto e depois é só alterar o IP...

Há também soluções eficazes e baratas que poderás investigar melhor, a solução "um computador + terminais", cada terminal deverá rondar os 40€ sem o custo do monitor incluído e foi uma solução muito popular no passado e que agora está a voltar novamente.... É uma questão de estudar os prós e contras.
 
Bem, é complexo, vou fazer o que deves também fazer, pesquisar, googlar... vou experimentar.
Sei que há com fedora algo do género para criação de terminais leves que basicamente corria a partir de um pc nos outros que apenas precisavam de memória e basicamente o resto corria do servidor.

A forma mais simples seria mesmo instalar uma distro em rede e partilhar uma pasta, isso não deve ser dificil, depois bastava usares scripts para as alterações que queres, isto para uma rede pequena deveria funcionar, pois basicamente desde que não entres nos pcs como root as criancinhas não deverão conseguir fazer grandes estragos.

Não sei se é bem o que procuras, mas na altura penso ter sido a partir deste site que comecei a ver umas coisas interessantes http://opensource.ccems.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1

Este também parece interessante
http://www.guiadohardware.net/artigos/bootserver/

Googla por coisas do género:
Linux LTSP
Linux terminais leves

Também podes instalar uma distro em cada pc da maneira que queres e depois por VPN via SSH acederes aos outros e configurares o que queres, mas aqui também um script arrepiar-te-á caminho
 
Última edição:
Back
Topo