1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Lan Party - Ajuda

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Kristian0, 30 de Julho de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 735)

1. Kristian0

Kristian0 Power Member

Tenho dois router's speedtouch sem fios da sapo.
    E vou arranjar mais 1 router sem fios (nao sei a marca), e mais 2 modems ethernet estes 2 sao os speedtouch sem fios que fornece a sapo. Todos com 4 portas.
    A minha ideia é tentar ligar isto tudo para ter mais portas suficientes para a lan party.
    Perguntei a um amigo e ele disse que o mais facil era comprar um switches com 10 portas ou mais e tinha o problema resolvido.
    Se for possivel com o material que tenho disponivel agradecia ajuda para configurar
    Se tiver mesmo de comprar um switches digam as vossas opinioes.

JA agora qual e diferença entre router e switches e o melhor para redes deste genero.

Cumps

2. Odin

Odin Power Member

Bom realmente o melhor é ter um Switch com várias portas e um router para fazer o Nat para o exterior.

Um conselho: Pelos vistos estás a começar e percebes pouco, arranja alguem que te possa ajudar ou vai correr mal ;)

[[]]'s

3. Kristian0

Kristian0 Power Member

Pis mas estou nun sito ermo do pais>(.
    E aki a ideia é revolucionaria
    Os meus amigos so conhecem o jogo de rede por internet:lol:.
    E podias dizer a diferença entre um router e um switches?

O que eu estava a pensar era tipo isto:
    (desculpem o eskema mas no paint nao da melhor)

Última edição: 31 de Julho de 2007
  4. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Muito basicamente.. um switch só liga fisicamente os PC's, um router tem NAT e é capaz de atribuir IP's,etc (explicação muito breve mesmo)

A melhor solução a meu ver seria teres um router para "distribuir" a rede, e ligá-lo a um switch de 10 portas, depois ligas os PC's todos ao Switch e pronto.

Cumps

5. Odin

Odin Power Member

A melhor solução foi a que O scarecrow deu. O teu esquema funciona.

O router 1 é o unico que vai funcionar como router, os outros funcionam só com switches e não necessitam configuração.

Os cabos que ligam os "swithes" ao router um devem ser cabos cruzados, os que ligam aos pc's são straigth cables ou normais.

Pões os pc a adquirir o ip automáticamente e o gateway será o router 1.

É uma questão de experimentares.

[[]]'s

6. Kristian0

Kristian0 Power Member

Muito obrigado pelas respostas.

Tu no outro topico sobre os cabos disses-te que o cruzado é para PC-PC /Router-Router...
    Mas eu tenho um cabo que usava na minha rede ponto a ponto quando nao tinha router, ou seja, PC-PC, e agora uso o mesmo cabo para ligar Router-PC.
    Ja agora os cabos que vêm nos packs dos ISP's (Akeles kit's) os cabos que vem sao cruzados ou normais?

7. Mig

Mig Power Member

Falar sobre o dinheiro dos outros é sempre tão fácil...

O esquema que puseste funciona na boa.
    Nunca ficas é com tantas portas disponíveis como com um switch com mais portas, porque há sempre uma que é "comida" pela ligação ao router, e usas mais tomadas eléctricas. ;)
    No entanto se já tens esse material, comprar mais é gastar dinheiro desnecessariamente.

Quanto aos cabos é uma questão de experimentares com o material que tens.
    Todo o meu material de rede (switchs e routers) funciona com cabos normais ou cruzados para fazer as ligações entre eles. Todos têm portas que detectam automaticamente e "cruzam" internamente os cabos e alguns já são bem antiguinhos.

Quanto aos modems da sapo, se têm 4 portas suponho que também sejam routers, logo para os usares sem problemas convém que entres nas respectivas páginas de administração e desligues o servidor de DHCP, senão entram em conflito com o Router 1, que tem de ser o único servidor de DHCP da rede.

8. Kristian0

Kristian0 Power Member

Obrigado pelas respostas

Eu vou pedir para os meus amigos trazeres um cabo cada um. E digo-lhes para comprarem um crossover ou normal?

Já agora estou a pensar comprar jogos para a lan party, já tenho o cs que da para instalar em varios pc's e jogar na mesma. Mas há jogos que não dão, ou seja é preciso comprar vários cd's para vários computadores. Existem alguns jogos tipo o cs que eu tenho?

9. Mig

Mig Power Member

Regra geral, para ligar vários aparelhos (switch's e router's) o crossover dá sempre.
    O normal pode não dar (em aparelhos mesmo muito antigos).

Como curiosidade e para ficares a saber mais sobre o assunto, podes tentar ver antecipadamente nos aparelhos se têm portas Auto-MDI/MDIX, que são as que aceitam todos os cabos (http://en.wikipedia.org/wiki/MDIX)

Quanto aos jogos, isso de usar o mesmo CD em vários PC's, apesar de possível em alguns jogos, é ilegal... ;)

Partilhar esta Página