1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Lan Party...Electricidade...Duvidas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por mae_africa, 9 de Agosto de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 3260)

1. Boas...

Tou a organizar uma lan party e tou com duvidas na parte electrica.

Nós temos à disposiçao 9 tomadas monofasicas e 3 tomadas trifasicas com 5 condutores, que têm cada uma 3 fases, 1 neutro e 1 terra.

A minha duvida é como ligar os pcs as tomadas trifasicas.

Eu tive a pensar e fiz um possivel esquema que acho que dá pa ligar os pcs, em que numa tomada trifasica dividia a terra e o neutro em três e depois agarrava em 3 tomadas monofasicas e ligava em cada uma, uma fase um neutro e uma terra ficando com tomadas d 230v.

Aqui está o esquema:

Não sei se isto resulta mas foi o que eu consegui com os meus conhecimentos de electricidade.

Alguém me pode dizer se isto resulta ou dizer-me outras maneiras de ligar os pcs as tomadas trifasicas...

Só mais uma duvida. As tomadas trifasicas diziam cada uma 16A. É 16A cada fase ou é 16A cada tomada?

Cumps...

2. timber

timber Zwame Advisor

Se ligares o aparelho entre uma fase o neutro de facto terás os 230V. Apenas tens os 400 V entre duas fases. Só vais desiquilibrar as fases.

Quanto à corrente máxima por fase não posso ter a certeza com essa informação mas quase que aposto que são 16 A por fase. Não faz sentido ser diferente. Se quiseres ter a certeza basta veres que tipo de disjuntores estão no quadro e provavelmente também ser ser de 16 A por fase.

3. luxboy

luxboy Power Member

presisas mesmo de ligar os pcs as tomadas trifasicas? com em baixo 3 de 230V

4. vascorama

vascorama Power Member

tb digo, metes umas extensões e tá feito, acho que não vale a pena andares a inventar e sujeitares a queimar alguma coisa.
    Cumps

5. Mas se eu ligar 50 computadores a essas 3 tomadas elas n vao aguentar axo eu. Eu so tava a tentar ligar 50 computadores e como tinha tomadas trifasicas no pavilhao pensei que se podia fazer alguma coisas com elas. :/

6. luxboy

luxboy Power Member

aguentar aguentam.. tens ek meter tomadas de boa kualidade pa n akecerem... se nao aguentarem vai abaixo o disjuntor.. mas isso ja n é das tomadas

7. timber

timber Zwame Advisor

50 computadores em 3 tomadas é complicado.

1 circuito de tomadas dá até 16 A, o que são 3680 VA que deve dar para uns 15 a 20 PCs consoante o consumo. E essas 3 tomadas provavelmente estão ligadas no mesmo circuito (isso tens de verificar no quadro)

Última edição: 9 de Agosto de 2007
  8. Warlord

Warlord [email protected] Member

ja tive o meu pc ligado a 1 fase duma trifasica numa passagem de ano e sobreviveu aos 230v, a minha UPS e k n gostou la mt e ao fim de umas horas a meio da noite comecou a apitar feito doida, tive de a desligar e ligar o pc directo a corrente.

mas dizeste k tinhas 9 tomadas monofasicas a disposicao, da cerca de 5 pcs por tomada, se cada tomada tiver num dijuntor separado axo k aguenta...

9. timber

timber Zwame Advisor

É natural que resista aos 230 V. Afinal é essa a tensão nominal da rede de baixa tensão

É como o carro sobreviver à gasolina 95

10. Warlord

Warlord [email protected] Member

pois, o meu diz pra por 98, mas sobrevive a 95 :)
    a aventura foi passar dezenas de metros de cabo pelo meio dum campo de batatas para ir roubar a corrente a bomba de agua :)

11. Entao axo k vou ligar os pcs as 9 tomadas monofasicas k tenho.
    Pa ligar a exas tomadas tenho de fazer algumas extensoes. O cabo que eu devo comprar é de 16A pa exas extensoes ou pode ser cabo mais fraco? La as tomadas monofasicas dizem 16A cada uma.

Cumps

12. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Tens de ver se tens o pavilhão ligado a um disjuntor

Se o pavilhão estiver todo ligado apenas a um circuito pode não aguentar com isso tudo.

Abraço

13. timber

timber Zwame Advisor

Um circuito de tomadas estará ligado a um disjuntor de 16 A.

Portanto se o circuito tiver mais que uma tomada (e deve ter) não precisas de ter extensões de 16 A. Mesmo assim a diferença de preço não deve ser grande e é melhor estar do lado da segurança.

14. nelsondac

nelsondac Power Member

isso por acaso é assunto interessante... as vezes tambem fazemos umas lans ca no predio... uma foi numa loja que o dono disponibilizou para nós... como sabiamos que o café poderia não aguentar com 10pcs arranjamos uma extensão que veio do 5º andar até ao rés-do-chão... ficou tudo a funcionar...

mas a minha questão, em média, em quantas fichas devemos usar para ligar uns 10 pcs (alguns deles portateis) em condiçoes "normais"?

nós costumamos evitar ligar 2 extensões seguidas... tipo:
    FICHA DA PAREDE -> Extensão (onde liga pcs) -> outra extensão (liga mais pcs)

garantimos a saude dos nossos pcs ao ligar assim?

Partilhar esta Página