Lan Party...Electricidade...Duvidas

Boas...

Tou a organizar uma lan party e tou com duvidas na parte electrica.

Nós temos à disposiçao 9 tomadas monofasicas e 3 tomadas trifasicas com 5 condutores, que têm cada uma 3 fases, 1 neutro e 1 terra.



A minha duvida é como ligar os pcs as tomadas trifasicas.

Eu tive a pensar e fiz um possivel esquema que acho que dá pa ligar os pcs, em que numa tomada trifasica dividia a terra e o neutro em três e depois agarrava em 3 tomadas monofasicas e ligava em cada uma, uma fase um neutro e uma terra ficando com tomadas d 230v.

Aqui está o esquema:



Não sei se isto resulta mas foi o que eu consegui com os meus conhecimentos de electricidade.

Alguém me pode dizer se isto resulta ou dizer-me outras maneiras de ligar os pcs as tomadas trifasicas...

Só mais uma duvida. As tomadas trifasicas diziam cada uma 16A. É 16A cada fase ou é 16A cada tomada?

Cumps...
 
Se ligares o aparelho entre uma fase o neutro de facto terás os 230V. Apenas tens os 400 V entre duas fases. Só vais desiquilibrar as fases.

Quanto à corrente máxima por fase não posso ter a certeza com essa informação mas quase que aposto que são 16 A por fase. Não faz sentido ser diferente. Se quiseres ter a certeza basta veres que tipo de disjuntores estão no quadro e provavelmente também ser ser de 16 A por fase.
 
presisas mesmo de ligar os pcs as tomadas trifasicas? com em baixo 3 de 230V

Mas se eu ligar 50 computadores a essas 3 tomadas elas n vao aguentar axo eu. Eu so tava a tentar ligar 50 computadores e como tinha tomadas trifasicas no pavilhao pensei que se podia fazer alguma coisas com elas. :/
 
aguentar aguentam.. tens ek meter tomadas de boa kualidade pa n akecerem... se nao aguentarem vai abaixo o disjuntor.. mas isso ja n é das tomadas
 
50 computadores em 3 tomadas é complicado.

1 circuito de tomadas dá até 16 A, o que são 3680 VA que deve dar para uns 15 a 20 PCs consoante o consumo. E essas 3 tomadas provavelmente estão ligadas no mesmo circuito (isso tens de verificar no quadro)
 
Última edição:
ja tive o meu pc ligado a 1 fase duma trifasica numa passagem de ano e sobreviveu aos 230v, a minha UPS e k n gostou la mt e ao fim de umas horas a meio da noite comecou a apitar feito doida, tive de a desligar e ligar o pc directo a corrente.

mas dizeste k tinhas 9 tomadas monofasicas a disposicao, da cerca de 5 pcs por tomada, se cada tomada tiver num dijuntor separado axo k aguenta...
 
É natural que resista aos 230 V. Afinal é essa a tensão nominal da rede de baixa tensão

É como o carro sobreviver à gasolina 95
 
pois, o meu diz pra por 98, mas sobrevive a 95 :)
a aventura foi passar dezenas de metros de cabo pelo meio dum campo de batatas para ir roubar a corrente a bomba de agua :)
 
Entao axo k vou ligar os pcs as 9 tomadas monofasicas k tenho.
Pa ligar a exas tomadas tenho de fazer algumas extensoes. O cabo que eu devo comprar é de 16A pa exas extensoes ou pode ser cabo mais fraco? La as tomadas monofasicas dizem 16A cada uma.

Cumps
 
Tens de ver se tens o pavilhão ligado a um disjuntor

Se o pavilhão estiver todo ligado apenas a um circuito pode não aguentar com isso tudo.

Abraço
 
Entao axo k vou ligar os pcs as 9 tomadas monofasicas k tenho.
Pa ligar a exas tomadas tenho de fazer algumas extensoes. O cabo que eu devo comprar é de 16A pa exas extensoes ou pode ser cabo mais fraco? La as tomadas monofasicas dizem 16A cada uma.

Cumps
Um circuito de tomadas estará ligado a um disjuntor de 16 A.

Portanto se o circuito tiver mais que uma tomada (e deve ter) não precisas de ter extensões de 16 A. Mesmo assim a diferença de preço não deve ser grande e é melhor estar do lado da segurança.
 
isso por acaso é assunto interessante... as vezes tambem fazemos umas lans ca no predio... uma foi numa loja que o dono disponibilizou para nós... como sabiamos que o café poderia não aguentar com 10pcs arranjamos uma extensão que veio do 5º andar até ao rés-do-chão... ficou tudo a funcionar...

mas a minha questão, em média, em quantas fichas devemos usar para ligar uns 10 pcs (alguns deles portateis) em condiçoes "normais"?

nós costumamos evitar ligar 2 extensões seguidas... tipo:
FICHA DA PAREDE -> Extensão (onde liga pcs) -> outra extensão (liga mais pcs)

garantimos a saude dos nossos pcs ao ligar assim?
 
Back
Topo