Lançado o novo KDE 4.2

tmafcerqueira

Power Member
Ja instalei e para ja estou a adorar... O nepomuk parece que esta finalmente usavel, embora ainda nao tenha testado como deve ser. O composite sofreu melhorias significativas em termos de estabilidade e rapidez, o dolphin tambem ja esta bastante usavel... Enfim, nada que quem andasse em cima da svn nao saiba:P.
Ja vi que hoje a tarde vai ser para mexer no novo brinquedo:p

http://techbase.kde.org
www.kde.org
 
Ja instalei e para ja estou a adorar... O nepomuk parece que esta finalmente usavel, embora ainda nao tenha testado como deve ser. O composite sofreu melhorias significativas em termos de estabilidade e rapidez, o dolphin tambem ja esta bastante usavel... Enfim, nada que quem andasse em cima da svn nao saiba:P.
Ja vi que hoje a tarde vai ser para mexer no novo brinquedo:p

http://techbase.kde.org
www.kde.org
:001:espetaculo,assim que chegar a casa vou instalar.
 
Estou a instalar neste momento no meu ArchLinux. Vamos ver como se porta.

A nível de fluídez, o 4.1 pareceu-me um bocado lento. Ainda se verifica nesta versão?
 
Acabei de experimentar este novo KDE, mas só por uns minutos.

Não sei se foi da própria actualização ou dos novos drivers da NVidia (tenho uma GeForce 8400M) mas gostei muito do que experimentei, comparativamente ao KDE 4.1, está mais fluído (estive com os efeitos do Desktop que vêm por origem). Creio que já posso "trabalhar" sem sentir aquele slowdown ou aquele break que sentia com as versões anteriores, mesmo com o widget do planeta Terra a correr.

Só achei estranho a ventoínha do meu portátil estar a dar o máximo no KDE fazendo um ruído desagradável mas no Gnome não. :\

Quando voltar a experimentar, deixo mais feedback.

Estou positivo em relação ao KDE 4.2.
 
Boas.

Experimentei hoje no meu Arch e não gostei muito, talvez devido ao meu hábito com o Gnome. Tirando isso, achei o KDE um pouco lento quando comparado com o Gnome. Uma coisa que detestei foi aquele menu "a la opensuse" se bem que pelo que sei dá para mudar.

Vai ficar instalado para ir fazendo uns testes. Quem sabe um dia destes não mude para o KDE...

Miguel
 
Es o primeiro a falar de lentidao :D. Eu tenho um sistema bastante antigo, 1.6ghz de processador, 512mb de ram e uma ati mobility radeon 9200 e isto com composite ta rapidissimo. Quando abro muitas tabs no firefox ou me meto numa pagina cheia de flash ai sim, sinto o computador a dar o litro. Mas de resto esta rapidissimo. Ainda à bem pouco tempo tinha a taskbar cheia de tarefas, e o exposé corria fluido, assim como o efeito de minimizar, etc. Ja tive o compiz+XFCE neste sistema, ate compiz+LXDE e nao se assemelhava a esta fluidez (tudo bem que nao usei o driver xf86-video-ati 6.10.0 com o compiz, mas mesmo assim...).
Nao sera dos drivers da tua grafica? Ve o top, que componente é que esta a comer mais ram e cpu?
 
Gnome user há muitos anos, já esperava a 4.2 para mudar há algum tempo.
Depois de umas primeiras horas em que tudo parecia funcionar ao contrario, já me stou a habituar e estou a gostar muito.
Uma coisa que notei em relação ao gnome é que tudo parece ser muito mais personalizavel. Outra cois que notei é o theme que vem com controlos enormes. Muitas páginas ficam desfiguradas porque no Oxygen as checkboxes são enormes.
Em relação ao menu, é sem duvida melhor que o do gnome. Só a search arruma completamente com os menus do gnome e depois pelos items aprecerem todos dentro do menu e não aparecer uma lista enooooorme não temos de percorrer Kms com o rato :) Se vier um assim para o gnome, usaria com todo o gosto!
 
Em relação ao menu, é sem duvida melhor que o do gnome. Só a search arruma completamente com os menus do gnome e depois pelos items aprecerem todos dentro do menu e não aparecer uma lista enooooorme não temos de percorrer Kms com o rato :) Se vier um assim para o gnome, usaria com todo o gosto!

Também gostei muito do search do menu à la Windows Vista (não sei se apareceu primeiro no Windows, apenas fiquei a conhecê-lo de lá), é muito mais rápido de se procurar e iniciar aplicações.
 
Também estou a usar no ArchLinux mas ainda tem alguns bugs, de vez em quando lá tenho de o reiniciar (o X).

De resto está porreiro, não gosto muito do aspecto porque me faz lembrar o Windows Vista (lol). :p
 
sabem se os repositórios já estão actualizados?

porque meti na consola "sudo apt-get install kde"

espero que saque o 4.2 nê:001:

EDIT: ganda m37d4 xD
sacou o raio da 3.5 =/
tou agora a fazer update do 8.04 para 8.10 :)
 
Última edição:
sabem se os repositórios já estão actualizados?

porque meti na consola "sudo apt-get install kde"

espero que saque o 4.2 nê:001:

EDIT: ganda m37d4 xD
sacou o raio da 3.5 =/
tou agora a fazer update do 8.04 para 8.10 :)

Dúvido que o Ubuntu tenha o 4.2 (pela filosofia de updates de 6 em 6 meses) se calhar só na próxima release (9.04?).

[PUB]Se queres fazer um test-drive ao KDE 4.2 experimenta o archlinux, pacotes do mais recente que há. :D[/PUB]

Bugs ainda não vi nenhum... estou a usar as drivers binarias da ATI.

Tenho uma nVidia e tenho a composition ligado no Kwin e por exemplo de vez em quando fico sem botão esquerdo do rato, carrego mas nada acontece, também às vezes as janelas ficam deslocadas (isto agora acontece muito menos do que no 4.1).
 
Última edição:
lol testei isso usando o kubuntu desktop e nao me agradou =/

agora quanto ao arch linux nunca tinha ouvido falar =/

vou experimentar daqui a pouco talvez
 
Eu estive a explorar agora e com os efeitos ligados, se activar o trilinear texture filter, os previews janelas ficam pretas (ao fazer alt+tab ou ao passar o rato na taskbar ). Se testar um screensaver openGL a aplicação crasha. Mas tudo isto parece-me problemas de drivers.
 
Eu estive a explorar agora e com os efeitos ligados, se activar o trilinear texture filter, os previews janelas ficam pretas (ao fazer alt+tab ou ao passar o rato na taskbar ). Se testar um screensaver openGL a aplicação crasha. Mas tudo isto parece-me problemas de drivers.
É bem capaz... O que diz o log do xorg? Se for problema dos drivers é provavel que esteja la
 
eu com a revisão acima de 4.0 sempre que arrancava o KDE aquilo tava sempre as falhas parecia que aparecia outro ecra =/

o archlinux parece fixe mas fiquei a nadar quanto a sua instalação alguem pode dizer como se faz?
 
Back
Topo