Lançamento do Debian 6.0 "Squeeze" - Uma agradável surpresa!

Crazymike0484

Power Member
Foi lançada a nova versão do sistema operattivo Debian, na sua versão 6.0 com o nome "Squeeze"...

http://www.debian.org/News/2011/20110205a

Resolvi então baixar a imagem da versão "live cd", e testar num DVD:

http://linux.softpedia.com/progDownload/Debian-Live-Download-15395.html

Para minha surpresa, tudo funcionava a partir do dvd, até leu ficheiros .mp3, e avi, tudo a partir do "live cd"! :-D. Com uma imagem melhorada, e um funcionamento bem rápido, decidi instalar no meu desktop... Todas as versão "Debian" são conhecidas pela sua estabilidade, mas esta versão tem muitas melhorias, e em muitos aspectos faz lembrar o Ubuntu...

Aconselho a quem quiser experimentar, que baixe a imagem .iso, queime um DVD e arranque com o mesmo, vale a pena!:009:
 
Instalei a Release Candidate e aquilo "comeu-me" o boot manager. Mas do que vi na máquina virtual, está muito bom. Feedback mais detalhado quando tiver tempo de o testar.
 
já experimentei e não gostei. prefiro o ubuntu

Ri-me. Acho isso dificil, ou apenas experimentaste durante 2 horas e viste que não tinha metade do que costumas usar. Ou então és daqueles que gosta de viver numa jaula com panos de veludo.
Eu usei ubuntu 10.10 durante uns 3 meses, um dia acordei para a vida e voltei a por o debian squeeze a corrrer. Não suportei aquelas tretas todas de não ser preciso inventar 31 por uma linha para correr um programa só porque o ubuntu faz diferente. Mas nem vamos por ai, sim?

PS: agora tenho uso debian wheezy e é brutal ( jk, é muito parecido ao squeeze, mas a diferença é que o wheezy vai ser actualizado durante os próximos tempos, 2 anos salvo erro, e o squeeze não).
PS2: Se gostas mesmo do ubuntu é contigo, mas eu cá prefiro debian.
 
PS: agora tenho uso debian wheezy e é brutal ( jk, é muito parecido ao squeeze, mas a diferença é que o wheezy vai ser actualizado durante os próximos tempos, 2 anos salvo erro, e o squeeze não).

O Debian 7.0 "wheezy" vai ser desenvolvido nos próximos 2 anos, tendo a data prevista de lançamento no fim desse período. Não esquecer que é uma testing release e portanto pode ter problemas de estabilidade e segurança.

O Debian 6.0 "squeeze" é considerado estável e vai ter updates obviamente, de acordo com a política de "rolling distro" da Debian.
 
eu também prefiro ubuntu. experimentei uma RC do squeeze e não é para mim... o network manager do gnome nem funcionava. só por aí desinstalei logo. não tenho problemas com linha de comandos, desde que haja alternativas para fazer as coisas "normalmente".
 
O Debian 7.0 "wheezy" vai ser desenvolvido nos próximos 2 anos, tendo a data prevista de lançamento no fim desse período. Não esquecer que é uma testing release e portanto pode ter problemas de estabilidade e segurança.

O Debian 6.0 "squeeze" é considerado estável e vai ter updates obviamente, de acordo com a política de "rolling distro" da Debian.
Updates de segurança apenas, a versão stable não recebe novas versões dos pacotes. A versão testing é tem os pacotes mais actualizados, após estarem uns tempos na unstable, e no geral é bastante usável.


eu também prefiro ubuntu. experimentei uma RC do squeeze e não é para mim... o network manager do gnome nem funcionava. só por aí desinstalei logo. não tenho problemas com linha de comandos, desde que haja alternativas para fazer as coisas "normalmente".
hmm, estranho. Mas dai a deixares a deitares o Debian fora. O problema do ubuntu é eles querem obrigar os utilizadores a que o "normalmente" seja à maneira deles, disso eu não gosto, e depois metem muitos programas que vão ter poucos utilizadores.
 
eu também prefiro ubuntu. experimentei uma RC do squeeze e não é para mim... o network manager do gnome nem funcionava. só por aí desinstalei logo. não tenho problemas com linha de comandos, desde que haja alternativas para fazer as coisas "normalmente".

oi , em relação ao network-manager tens a explicação no wiki do debian http://wiki.debian.org/NetworkManager , em cat /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf é só trocares managed=false para managed=true :)
 
para um iniciante em linux (ainda so uso ubuntu á uma semana xD) aconselham a experimentar Debian??

sim podes experimentar debian , precisas é de dar uma leitura nos docs , wikis e foruns (http://www.debian.org/doc/ , http://wiki.debian.org/ , http://forums.debian.net/ , http://www.debianpt.org/ , http://www.forumdebian.com.br/) para saberes como configurar algumas das coisas que o ubuntu faz por ti. alguma duvida que tenhas caso não encontres nos links que mencionei o google ajuda sempre ( search: debian duvida ) ou aqui sempre encontras ajuda.
 
Debian é super-estável, mas requer já alguns conhecimentos de Linux para resolver algumas coisas... No Ubuntu é tudo mais "automatizado" e fácil, mas por vezes com um ou outro aplicativo que não funciona tão bem... A versão mais recente e de estabilidade comprovada do Ubuntu é a 10.04 "lucid lynx" LTS (Long Term Support).

Se pretendes outro ambiente gráfico baseado em Ubuntu, existem imensas distros disponiveis... Já testaste por exemplo o Linux Mint?? http://www.linuxmint.com/ Tens a versão baseada no Ubuntu e a mais recente novidade, o linux Mint baseada em "Debian"... São ambas "live cd" que te permite queimares para um cd, arrancares com mesmo e testares sem instalar no disco duro... É uma espécie de "test-drive" antes de escolheres o que queres...
 
Actualmente uso Fedora: satisfaz as minhas necessidades e pessoalmente gosto da maneira como a Red Hat o mantem. Talvez quando o Fedora 14 "morrer" instale Debian :)
 
oi , pessoalmente só encontro um problema no Debian , é usar System V init startup scripts ( /etc/init.d/service ) não gosto mesmo , prefiro BSD init startup scripts ( /etc/rc.d/service ) é muito mais simples e fácil de se adicionar scripts na inicialização do sistema , de resto é muito bom ,é estável e leve.
 
oi , pessoalmente só encontro um problema no Debian , é usar System V init startup scripts ( /etc/init.d/service ) não gosto mesmo , prefiro BSD init startup scripts ( /etc/rc.d/service ) é muito mais simples e fácil de se adicionar scripts na inicialização do sistema , de resto é muito bom ,é estável e leve.

Qual é a diferença?
Não percebo nada disso...
Para mim Debian até à data tem sido bastante bom para aprender e desenvolver alguns sites e tal.... BSD já tentei instalar o SO numa VM assim como que à corrida e não deu :S

Cumps
 
Bem que posso dizer do novo debian: é um debian. Apesar de ter instalado a versão cd (apenas o primeiro cd), onde falta obviamente muita coisa que vem por defeito nas versões dvd, permite-me instalar o estritamente necessario. E não, não estou a usa-lo como servidor, pelo menos este debian 6 (para servidor estou a usar o debian 5 "lenny"). Devo dizer que a instalação de uma pen de internet movel (kanguru) foi bastante facil (claro que teve de ser via linha de comandos), não vem por defeito com o programa sudo e não, nem mesmo vem com gerenciadores de pacotes como o aptitude e o synaptic, e mesmo o apt-get esta configurado por defeito para procurar apenas no cd de instalação.

Isto tudo para que? Para mostrar que enquanto que no ubuntu temos um cd normal com tudo configurado e pronto a utilizar, e facilmente fazemos download dos repositorios graficamente, em debian a tendência é claramente, e continua com este debian 6, não de tentar angariar novos utilizadores mas servir a um publico algo mais maduro, que quer algo que simplesmente funcione sem grandes "bonecadas". Posto isto, e apesar de todos os utilizadores de linux querem sempre mostrar a superioridade deste SO face aos seus "rivais", vulgo windows, sinceramente acho que debian como primeira distro pode causar traumas. Alias, é por isso que se justifica a existência do ubuntu e do mint, pois estes criam um ambiente com as vantagens do debian, com o bonus de ser BEM facil de usar, e visualmente apelativo. Atenção, não me interpretem mal: nota-se que este debian tenta mostrar uma cara menos enfadonha, no entanto, e para dar um exemplo, o installer, pelo menos nas versões cd's, é papel quimico do debian 5, ou seja, o installer default (não grafico, vulgo point and click, nem avançado) limita-se a dar uma especie de interface grafica, enquanto que por exemplo ubuntu e mint actuam como o windows, tentando ocultar um pouco o que se passa e mostrando uma verdadeira interface grafica, deixando o utilizador preocupar-se com o que realmente interessa.

Claro que não estou a meter o debian no saco de distros como crux, por exemplo, em que toda a instalação é feita manualmente, mas para mim comparar debian e ubuntu só é valido porque por enquanto estamos a falar de uma distro baseada noutra. Por exemplo uma coisa que não posso deixar de reparar e é muito simples: enquanto que no ubuntu e mint temos por defeito o firefox, no debian temos o epiphany. Ora quem vem de windows é obvio que já trabalhou ou pelo menos ouvido falar do firefox. Sendo que muitos usam linux como tentativa de reutilizar pcs mais fracos e antigos para tarefas basicas, como a navegação na internet, é um bocado estranho falar em facilidade de uso quando o debian nem esse ponto tenta facilitar por defeito. A meu ver, pelo menos as versões cd (que são o suporte normal para o ubuntu e mint) do debian não estão a altura em termos de facilidade de uso em comparação com ubuntu, por exemplo, dai não as conseguir comparar, porque o que acontece é que naqueles perto de 700mb em vez de vir software para ajudar nas tarefas diarias vem software indicado para montar um servidor, como o apache, php, e derivados. E nesse aspecto de servidor (atenção que nunca experimentei o ubuntu server) ai sim posso dizer, parabens debian, porque realmente em termos de servidor tudo o que é necessario esta la, a mão de semear e facilmente se monta um servidor, com o estritamente necessario, poupando recursos e com a vantagem da estabilidade a que o debian já habituou.
 
Back
Topo