Lançamento do Debian 6.0 "Squeeze" - Uma agradável surpresa!

Estou com uma dúvida: eu estava com Debian Sequeeze que era a versão testing, no entanto agora Sequeeze é a versão stable....
Afinal o que tenho eu agora, Testing ou Stable?

cumps :009:
 
Tens stable, se quiseres mudar para testing tens de usar a wheezy.

tens stable , agora se quiseres usar o testing tens que trocar nos sources.list squeeze para testing.

Então só tenho que no /etc/apt/sources.list fazer replace a squeeze para wheezy ou para testing ?!
Depois se executar:
$ apt-get update
não terei problemas com actualizações de pacotes, dependências, etc?! 100% certeza?!

cumps :009:
 
Se fizeres para testing vais-te manter sempre em testing, se mudares para wheezy vais passar a usar a versão wheezy, que agora é testing mas um dia irá passar a ser stable.
Quando fizeres apt-get update vais ter várias actualizações, mas as depencencias deverão ser resolvidas automáticamente.
 
Se fizeres para testing vais-te manter sempre em testing, se mudares para wheezy vais passar a usar a versão wheezy, que agora é testing mas um dia irá passar a ser stable.
Quando fizeres apt-get update vais ter várias actualizações, mas as depencencias deverão ser resolvidas automáticamente.

Confirma-se que funciona.... Acabei de actualizar a sources.list para testing e correu tudo bem.... :001:
 
Dúvidas não são aqui....

Sem dúvida que debian devia ser considerada a 8ª maravilha do mundo :D
Eu uso Squeeze à algum tempo, (inicio como testing) e como costume sempre a bombar.
Único senão (mas isso é da escolha) é a integração KDE, se fizeram feature-freeze na minha opinião, na versão errada.
Mas lá está, Debian + DE = gnome addict ...
 
Última edição:
O Debian 6 está muito bom, testei no Virtualbox e mesmo com pouca RAM (64-256MB) funciona bem com Openbox ou outro WM leve.

Outra vantagem do Debian sobre a maioria das outras distro "grandes" é ainda ter o kernel i486 como opção. Tenho um portatil com um Transmeta Crusoe e 256MB de RAM onde penso instalar Debian 6. Ainda não decidi qual dos DE vou usar, acho que vou começar pelo GNOME e se ficar muito lento vou para o XFCE ou mesmo o LXDE.

No meu netbook e desktop estou a usar o Debian sid e até agora não tive problemas mas não os uso com sistema operativo principal, para isso uso o oldstable/stable ou testing.
 
O Debian 6 está muito bom, testei no Virtualbox e mesmo com pouca RAM (64-256MB) funciona bem com Openbox ou outro WM leve.

Outra vantagem do Debian sobre a maioria das outras distro "grandes" é ainda ter o kernel i486 como opção. Tenho um portatil com um Transmeta Crusoe e 256MB de RAM onde penso instalar Debian 6. Ainda não decidi qual dos DE vou usar, acho que vou começar pelo GNOME e se ficar muito lento vou para o XFCE ou mesmo o LXDE.

No meu netbook e desktop estou a usar o Debian sid e até agora não tive problemas mas não os uso com sistema operativo principal, para isso uso o oldstable/stable ou testing.

Apesar de eu ser fã do Gnome, considero que com LXDE consigo configurar tudo a meu gosto, com a vantagem de ser mais leve. Felizmente Debian é das poucas distros (se não a única a ter LXDE com arquitectura x64). Por isso uso Debian LXDE x64 porque está soberbo.
 
Apesar de eu ser fã do Gnome, considero que com LXDE consigo configurar tudo a meu gosto, com a vantagem de ser mais leve. Felizmente Debian é das poucas distros (se não a única a ter LXDE com arquitectura x64). Por isso uso Debian LXDE x64 porque está soberbo.

Sabayon LXDE x64: ftp://mirror.cs.vt.edu/pub/SabayonLinux/iso/Sabayon_Linux_5.4_amd64_LXDE.iso

A maior parte das distros tem os pacotes necessários para o fazer (ex: Arch) mas não as faz porque tem poucos utilizadores, aqui tens a razão de não existir o Mint 9 LXDE x64:
http://forum.linuxmint.com/viewtopic.php?f=175&t=47202&start=20&wwparam=1279740064#p281587

Mais leve que LXDE tens o Openbox: Debian 6 base install + apt-get install xorg openbox + ....

Edit: Lubuntu x64: https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu/DocumentationHelp#Minimal Install and 64 Bit
 
Última edição:
Resolvi testar o Debian stable (squeeze) com alguns DE/WM.

O objectivo foi verificar qual a RAM usada pelo sistema mais o DE/WM com apenas um terminal aberto e usando o comando "free -m" para verificar a memoria usada. O teste foi feito numa VM com 256MB de RAM.

Apenas DE/WM disponiveis nos repositórios foram usados e foi usado o meta-pacote correspondente ao WM ou meta-pacote "core" se disponível no caso dos DE. Não foram adicionados extras no caso dos WM, por exemplo, o Openbox sem o tint2, o dwm sem o dmenu, etc. Este teste apenas mede a RAM usada, não medi a utilização do CPU.

RAM usada e DE/WM:
27MB dwm
28MB openbox, xmonad
31MB fluxbox, blackbox, awesome
33MB fvwm, icewm
43MB afterstep
44MB lxde-core
51MB xfce4
66MB gnome-core
194MB RAM mais 48MB SWAP: kde-core

O meu WM favorito é o Openbox. O Fluxbox também é interessante.

Alguns tiling WM são interessantes: dwm, xmonad, awesome. Tenho de experimentar Openbox com Pytyle e também o Qtile para ver como se comparam com o dwm/xmonad/awesome.

A quantidade de WM existentes é assustadora:
http://xwinman.org/others.php
https://wiki.archlinux.org/index.php/Window_Manager#List_of_window_managers
http://en.wikipedia.org/wiki/X_window_manager#X_Window_managers

Em relação aos DE não existe duvida que o LXDE é o que ocupa menos RAM mas o XFCE4 está perto. Neste teste até o GNOME se porta bem mas o KDE 4.x está muito pesado, até de SWAP precisou numa VM com 256MB...

EDIT: Mais WM: http://www.gilesorr.com/wm/table.html
 
Última edição:
No fim de semana passado tentei passar a usar debian ao invés do ubuntu server que sempre usei (tudo sem X) no meu servidor caseiro e tive de desistir. O server em questão é um netbook eeePC e simplesmente não consegui fazer com que ele desliga-se o ecrã por completo passado algum tempo (atenção, não confundir com blank screen). Mesmo definindo

setterm -powersave powerdown -powerdown 1 -store

ele teimava em não desligar. O -blank 1 funcionava que nem uma maravilha mas assim não desliga a backlight. Mesmo mudando imensas configurações no ficheiro conf do laptop-mode não resolveu. Após 2h de muito google simplesmente desisti e lá continuo com o ubuntu server :P
 
Ontem decide-me a instalar o Debian 6.0.2.1 no meu portátil e devo dizer que foi uma agradável surpresa.

O ano passado instalei o Debian 5 e apesar de ter gostado tive alguns problemas. Acabei por mudar para Xubuntu 10.04.
Devo dizer que o meu portátil tem um autocolante que diz "Designed for Windows XP" e nunca funcionou a 100% com nenhuma distro linux, mas com o Debian 6 os problemas, principalmente de freeze, são praticamente inexistentes.
Acho que foi a distro linux mais rápida e leve que instalei neste portátil e tem um aspecto gráfico mais limpo e mais agradável que o "lenny".

Acho que me vou manter por aqui!!!!
 
Última edição:
Olha, eu acabei de trocar o Squeeze pelo Wheezy :p Num computador pessoal, acho que não faz grande sentido ter Debian stable. Não sei se já o fizeste, mas se não, recomendo que adiciones o Backports ao sources.list, sempre ficas com acesso a software mais fresco :)
 
o aspecto grafico nao tem propriamente a haver com a release, visto que podes mudar de DE ou de tema em meia duzia de passos.
Quanto a usar testing ou stable: em hardware mais antigo certos drivers podem já nao estar presentes nas releases mais recentes, basicamente se está a funcionar assim deixas estar, fazes os upgrades de segurança e dowload dos programas mais recentes.
 
o aspecto grafico nao tem propriamente a haver com a release, visto que podes mudar de DE ou de tema em meia duzia de passos.
Quanto a usar testing ou stable: em hardware mais antigo certos drivers podem já nao estar presentes nas releases mais recentes, basicamente se está a funcionar assim deixas estar, fazes os upgrades de segurança e dowload dos programas mais recentes.

Suporte para hardware Windows XP não vejo que desapareça do kernel e pode sempre fazer boot com o kernel mais antigo, no caso de ter problemas desses.

É apenas a minha opinião, mas o Debian testing deve ser a rolling distro mais conservadora que existe.
 
Realmente o aspecto gráfico pode ser mudado facilmente, já experimentei vários temas e, de uma forma geral, o aspecto parece-me mais agradável que o "lenny", mas pode ser só impressão minha.
De qualquer das formas suponho que o aspecto gráfico deve depender mais do GUI, do que da distro em sim. Digo eu ...
Tendo em conta que a versão stable está funcionar bastante bem não sei se valerá a pena mudar para Wheezy, mas estou a pensar criar uma página em Joomla e estou a iniciar-me em Fortran, fará diferença?
 
Back
Topo