Lançamento do Debian 6.0 "Squeeze" - Uma agradável surpresa!

É apenas a minha opinião, mas o Debian testing deve ser a rolling distro mais conservadora que existe.

Nos ultimos tempos nem por isso.... Há dois meses atras fizer upgrade de kernel, e mataram as drivers da Nvidia..... no mês passado, vários upgrades relativos ao 'multiarch' e novamente problemas com as drivers da nvidia..... este mês, as notifications deixaram de funcionar com um ultimos updates.....

Neste momento não me parece a melhor altura para mudar para o wheezy... tem havido erros graves a mais.....
 
Nos ultimos tempos nem por isso.... Há dois meses atras fizer upgrade de kernel, e mataram as drivers da Nvidia..... no mês passado, vários upgrades relativos ao 'multiarch' e novamente problemas com as drivers da nvidia..... este mês, as notifications deixaram de funcionar com um ultimos updates.....

Neste momento não me parece a melhor altura para mudar para o wheezy... tem havido erros graves a mais.....

Mataram que drivers da nVidia? Os open source ou os fechados? Não conheço a versão open source, mas a versão fechada é banal de manter, com o dkms. Pelo menos com a versão fechada vi problemas. Dito isto, também não uso o Kernel do Testing.

Em relação ao multiarch, não reparei em nada de errado. Mas o multiarch que falas é o comum ambiente i386/x64 ou a nova ideia de instalar e correr programas em diferentes arquitecturas?

Notificações. Não noto nada de errado. Uso skype, transmission, network manager, dropbox e tem-me sempre aparecido as notificações.

Mas ok, concedo que se o sistema está a funcionar, muitas vezes não vale a pena mudar. Apenas acho que o testing não é propriamente um ambiente perigoso. É mais "chato" do que parece.
 
mataram que drivers da nvidia? Os open source ou os fechados? Não conheço a versão open source, mas a versão fechada é banal de manter, com o dkms. Pelo menos com a versão fechada vi problemas. Dito isto, também não uso o kernel do testing.

os fechados. Com o kernel 1.6.39, a máquina nem boota.... Nem a linha de comandos... Ainda hoje julgo que está por resolver... tenho de experimentar.

em relação ao multiarch, não reparei em nada de errado. Mas o multiarch que falas é o comum ambiente i386/x64 ou a nova ideia de instalar e correr programas em diferentes arquitecturas?

os pacotes disponibilizados nos repositórios deixaram de funcionar.... A solução passou por usar o sgfxi


notificações. Não noto nada de errado. Uso skype, transmission, network manager, dropbox e tem-me sempre aparecido as notificações.

foi corrigido hj... Acabei de instalar uns 50 updates de pacotes com adaptações à nova versão do libnotify, que tinha sido lançada na semana passada....

mas ok, concedo que se o sistema está a funcionar, muitas vezes não vale a pena mudar. Apenas acho que o testing não é propriamente um ambiente perigoso. é mais "chato" do que parece.

a bold
 
Última edição:
Estive mesmo, mesmo para instalar o Debian 6 KDE. Só não o consegui por uma estupidez incrível: a versão 6.0.2 do Live CD com KDE não trazia, imaginem só, os packages nem do GRUB nem do LILO! Resultado, não instalei e tive de voltar a meter Windows 7 por aqui... Eu só fiquei assim: wtf?

Próxima tentativa: Linux Mint.
 
instala o CD 1, começas com gnome, tem tudo. Depois é só aptitude install kde :P. Fiz isto para o netbook (15 dias) e o desktop(ontem), só que foi com aptitude install openbox, e dist-upgrade para wheezy, visto que nao estive para andar as voltas com CD do testing, que eu net só banda larga movel.
 
Serei eu o único a usar net install em todas as distros que posso? (Excepção: Centos 6, onde o minimal CD é menos bloated que o net install).

Em relação ao LiveCD não ter o Grub nem o Lilo, é estranho. Dito isto, não sei se há muitas pessoas a instalarem Debian a partir do LiveCD.

Por aqui, continuo a usar o testing, com mais uns repositórios à mistura (Liquorix, Debian-multimedia, Google Chrome, Virtualbox).
 
nice, da proxima vez que der cabo do SO, faço isso. Deve-me poupar umas dores de cabeça.

Para ser sincero, disse aquilo um pouco na brincadeira, apesar do que percebo, seria possível usar o Debootstrap a partir de um LiveCD.
Quando falei em netinstall, não era como resposta a ti e não é o cenário ideal para um netinstall, com uma ligação 3G.
A vantagem que vejo num netinstall, é que em grande parte dos casos acabamos com um sistema com os updates feitos.
Só me lembrei do Debootstap porque já o usei para criar containers no LXC e funciona para ter o core do Debian e instalar o resto a partir daí. :)
 
Serei eu o único a usar net install em todas as distros que posso? (Excepção: Centos 6, onde o minimal CD é menos bloated que o net install).

Em relação ao LiveCD não ter o Grub nem o Lilo, é estranho. Dito isto, não sei se há muitas pessoas a instalarem Debian a partir do LiveCD.

Por aqui, continuo a usar o testing, com mais uns repositórios à mistura (Liquorix, Debian-multimedia, Google Chrome, Virtualbox).
Não, não és o único lol
Por norma tb uso netinstall pela mesma razão, instalar apenas o essencial :)
Cada vez mais assiste-se a distribuições com "entulho", mil e um programas que muitas vezes nem se sabe para o servem ou que existem ...
Ultimamente até tem sido + install debian squeeze (já nem vou para o testing), apenas com o que preciso.
E sendo 2 dos sistemas limitados em recursos, é sem dúvida a melhor opção.
 
Eu também uso netinstall, é bastante rápido de descarregar (só são uns 300mb), meter na pen e pronto. instala-se apenas o que é necessário, como foi referido.
 
Eu também uso netinstall, é bastante rápido de descarregar (só são uns 300mb), meter na pen e pronto. instala-se apenas o que é necessário, como foi referido.

300 MB? Ou me está a escapar alguma coisa ou o debian netinstall anda sempre por menos de 200 MB.
Até há o "business card" edition que tem menos de 50 MB.

Uma dica para quem usar Centos 6, se querem um sistema com o menor "footprint" possível, instalem o minimal, pois fica mais pequeno que um netinstall sem escolher qualquer opção.
Mesmo o minimal tem serviços que podem ser desligados/desinstalados em grande parte dos casos, como suporte para "Fibre Channel over ethernet" (acho interessante isto ser considerado minimal).
 
Bem, resolvi testar o Debian Squeeze. Mas tenho um problema.

Tento me ligar à minha rede wireless. Introduzo a password, aquilo tenta ligar e aparece-me novamente para preencher com a password --'

Alguém já teve este problema?
 
Sim Gnome. Ele pede a password da rede wireless, fica uns minutos a tentar ligar e pede novamente a pw da rede wireless. Não chega a pedir a keyring :/

É um Insys Gameforce.

EDIT: Fui para perto do router e consegui ligar à rede. Voltei para o andar de cima lá se foi novamente :S
 
Última edição:
Bem, resolvi testar o Debian Squeeze. Mas tenho um problema.

Tento me ligar à minha rede wireless. Introduzo a password, aquilo tenta ligar e aparece-me novamente para preencher com a password --'

Alguém já teve este problema?

Minha opinião:

Numa instalação nunca fazer os updates ou um netinstall via wireless... E os Insys Gameforce são conhecidos por ter uma placa wireless que é uma bosta!
Quando te está sempre a pedir a pass, e se consegues ligação wireless ao pé do router, é porque a qualidade da ligação é má...

Tenho um Gameforce 8761Su e sei por comparação a um Compaq CQ61 que a qualidade da placa wireless é inferir, aliás, a qualidade do Insys é inferior a tudo...
 
Eu deixei o ubuntu a pouco tempo para experimentar esta distro e para já estou a gostar bastante...
Alguem já conseguiu por gnome 3 a rolar sem grandes problemas?! eu ja experimentei num liveCD e gostei se calhar até instalava aqui para ver no que dá ... O que me dizem?
 
Back
Topo