Lançamentos na área da música marcam edição 2005 da 3GSM World

RavenMaster

Power Member
"Além da produção de terminais de baixo custo e dos inevitáveis lançamentos de novos terminais, a edição da 3GSM World que termina hoje parece ter sido dominada pela aposta das fabricantes na integração de capacidades multimédia nos seus equipamentos, com anúncios na área do vídeo e, principalmente, na música.

O principal destaque veio do anúncio de uma parceria estabelecida entre a Nokia e a Microsoft e que torna possível o download de músicas e toques para terminais da fabricante finlandesa, que integrarão o Windows Media Player da Microsoft, e a posterior transferência para um PC.

A par desta parceria, a Nokia deu também a conhecer um acordo com o serviço Loudeye através do qual foi desenvolvida uma plataforma destinada à oferta de serviços de música pelos operadores móveis e que permitirá o download de música adquirida através do mesmo para o telemóvel ou para um PC, reflectindo os custos na conta mensal do telefone.

A líder do mercado de telemóveis foi igualmente protagonista no sector dos conteúdos vídeo ao anunciar ter finalizado os detalhes de uma cooperação com a italiana TIM para a comercialização de um serviço de video sharing naquele mercado europeu. A solução deverá ser lançada no segundo trimestre deste ano e estará disponível para os clientes da operadora através do modelo de smartphone Nokia 6680.

Também a Sony Ericsson mostrou na 3 GSM World a sua aposta na área da música, revelando o futuro lançamento de uma nova gama de telemóveis que integrarão reprodutores digitais de música sob a marca Walkman, como resultado da colaboração com o grupo de empresas Sony.

Embora ainda se desconheçam o formato e a denominação, os primeiros telefones móveis com a marca Walkman chegam ao mercado em Março e irão reproduzir os principais formatos de música digital, permitindo aos utilizadores transferir as canções dos CDs para o terminal através de um PC, adiantou a fabricante durante a feira. Aos telemóveis Walkman estarão igualmente associados serviços de download de música, incluindo a oferta da Sony.

Já a Motorola mostrou o modelo 3G E1060. Inicialmente acreditou-se ser este modelo o anteriormente anunciado "telemóvel iPod", mas, ao que indicam agora algumas publicações citando responsáveis da fabricante, ainda não é o produto desenvolvido em parceria com a Apple e que tornará móvel o acesso à iTunes Music Store. O E1060 da Motorola apresenta contudo funcionalidades multimédia, nomeadamente a capacidade para ler ficheiros em formato MP3, WMV e WMA.

A imprensa internacional já adianta também que o "Motorola iTunes" surgirá no próximo Verão sob a denominação "Rocker" e que a fabricante aposta em registar um sucesso idêntico ao iPod, o popular leitor portátil da Apple, numa altura em que tudo leva a crer que a música se transforme numa das estrelas dos serviços de telefonia móvel. "

link
 
Back
Topo