[LANHOUSE]Quantos PCs Ligar numa tomada ?

Boas,

Ando a ajudar a montar uma LanHouse, e ha uma duvida subjacente à ligação dos PC's à electricidade.

A configuração dos PC's é a seguinte :

Monitores LG 17" Planos
Semprons 3000+
Disco Hitachi de 80GB
Radeon's 9600 Pro

O resto é tudo integrado por isso penso que nao seja relevante.

A Potencia contratada é de 10kW, e queria evitar andar a puxar fios extra para ligar os computadores.

Como tal, queria saber se ha problemas em puxar electrecidade para 10 maquinas por uma tomada (ligada a um dijuntor), e outras 10 maquinas noutra tomada (outro dijuntor diferente).

Digam coisas, pois queria fazer isto da forma mais pratica possivel.
 
Um disjuntor de tomadas caseiro vai dar-te até 3,68 kVA até cortar.
Se quiseres utilizar a totalidade da tua potência contratada (que devem ser 10,35 kVA pelo número que dizes) vais precisar de 3 circuitos mais ou menos
A partir daí é só veres a corrente ou a potência aparente máxima que cada extensão aguenta. Isso só consultando o fabricante.
 
tb depende de como está feita a instalação electrica e em ke condições, tipo, ke tipo de fio estao a usar, e ke triplas vai usar, etc... pk aí vai contar os amperes ke cada computador vai gastar (+- 1,5A em media no arranque)...

p.s.: a resposta n está completa, pk n percebo mto de electrecidade, apenas tenho umas "luzes"...
 
spastikman colocam-se algumas questões técnicas e praticas que deverás ter em conta.

Não deverás utilizar apenas um circuito pelos seguintes motivos...

- Deverás consumir qq. coisa na média dos 15 a 20 Amperes de consumo

Numa instalação eléctrica normal e dentro das normas técnicas os circuitos são de 16 Amperes para uma distribuição de até 8 tomadas, mas a carga admissivel de cada tomada "tipo Schuko" é de apenas 10 Amperes.

Os circuitos na generalidade são ligados em paralelos de Fase/Neutro/Terra de tomada a tomada, o que vai criar resistencia mecanica e poderá criar-te problemas caso estejas a trabalhar com o circuito sempre a Full.

Por outro lado deverás dividir circuitos tb para o caso de existir uma quebra de circuito apenas te desligar uma parte das maquinas e não todas de uma unica vez.

Para que esta ultima parte seja minimamente foncional, deverás utilizar disjuntores de 10 Amperes com uma curva de disparo de 3000, de forma a que o disparo seja apenas no circuito e não no termico diferencial da EDP.

Por ultimo acho apenas que para 10 maquinas a potencia que tens contratada será insuficiente e que deverás pensar em subi-la para os 30A monofásicos ou para os 15A Trifásicos.

Cps
 
Back
Topo