1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Lapping ao Cooler

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Yes Master, 25 de Novembro de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1340)

  1. Yes Master

    Yes Master Banido

    Boas,

    Após ter testado o sistema no intelburntest, o cpu atingiu temps de 90º máx. Acho muito. Portanto, estou a pensar em fazer um lapping ao meu tuniq 120. Ele já tem uns meses e da última vez que o retirei deu para notar que tinha uns riscos, etc.

    Mas nunca fiz lapping. Poderia alguém dizer-me como se faz ou onde tem imagens do processo? O material já tenho uma noção: Lixa de água de 1000 para cima, iso... de alcool (acho que é isto), massa de polir (não sei qual), etc... Se faltar alguma coisa digam por favor.

    Obrigado :)

    Edit - Encontrei um tutorial aqui
    http://www.guiadohardware.net/comunidade/lapping-polimento/815266/

    Afinal, só foi usada lixa, pano de algodão e pasta de polir.

    Mas com fico com esta dúvida, coloca-se a lixa num vidro e é com o cooler na mão que rodamos sobre a lixa? Pensei sempre que fosse ao contrário, pegando na lixa e lixando a superfície...
     
    Última edição: 25 de Novembro de 2008
  2. d2

    d2 Power Member

    Acho que ele evita pegar na lixa para ter a certeza que nao arredonda os cantos do dissipador sem querer... Assim com a lixa numa superficie plana e' so' assentar o cooler a 90º e ir lixando.
     
  3. Yes Master

    Yes Master Banido

    Obrigado amigo :)
     
  4. CrazyMonkeyTM

    CrazyMonkeyTM Banido

    Não me parece que essas temps sejam culpa desses "riscos" do cooler... Mas sim ou de voltagens exageradas ou de má colocação do dito cooler ou até mesmo de deficiência de massa térmica!

    BTW: que fan tem o Tuniq e qual a direcção do airflow da mesma?!
     
  5. Yes Master

    Yes Master Banido

    A fan é de origem, ñão sei a marca, depois vejo. A direcção é apontada para a traseira da caixa...a massa térmica é MX-2.

    Olhem lá, arranjei duas lixas de 1000, mas não arranjo mais elevadas que isto. Devo comprar duas abaixo, para primeira lapidação? Tipo, de 800 (se é que existe)?
     
  6. CrazyMonkeyTM

    CrazyMonkeyTM Banido

    Só um aviso, não te esqueças que se a lapidação correr mal vais ficar com o cooler inutilizado!

    Ainda não respondes-te relativamente às voltagens!
     
  7. Yes Master

    Yes Master Banido

    Oh pá, estou por tudo. Testei o pc a 3.2 no intelburntest. Passou e tal, mas atingiu 90º O.o Quer dizer, tenho de fazer algo. Não vou por agora wc uma vez que para o ano compro o nehalem e coloco wc nesse. Seria gastar agora dinheiro.

    Então, arrisco. Se estragar, compro outro, talvez um OCz vendetta ou outro melhor...

    Qto às voltagens, tudo em auto, e o máximo que deu no teste foi 1.37. Achas muito? Não me parece que seja isso. Pensei que uma fan que tenho suspensa direccionada para o tuniq possa fazer mal...empurrando o calor para o cpu outra vez...

    E qto às lixas? :)
     
  8. d2

    d2 Power Member

    Eu antes da lapidaçao verificava se isso ta bem montado... desmonta tudo, remove a pasta termica e olha pro dissipador e pro processador... tenta ver se sao ambos planos. Faz akele teste com a pasta termica que ele faz nesse tutorial. Se tiver tudo bem a lapidaçao nao deve resolver grande coisa.

    O tipo de lixas tal como diz no tutorial, vai depender do estado do dissipador:

    Edit: Ja agora.. acho que nas boards Asus nao convem deixar as voltagens em auto. Experimenta por no 2º setting a seguir ao auto (nao metas no 1º).
     
  9. Yes Master

    Yes Master Banido

    Vou retirar no fim de semana o cooler e observar bem. Mas instalei o RealTemp e as temps diferem 5º Para Baixo em relação ao Hwmonitor ou ao Coretemp!! Então, resolvi testar novamente,

    vê os resultados aqui
     
  10. d2

    d2 Power Member

    Isso e' provavelmente pq o Real Temp ta a usar um TJmax diferente. Nao sei qual e' o TJmax recomendado para o teu processador, mas a temp do Core Temp / HWMonitor deve estar correcta.
     
  11. Yes Master

    Yes Master Banido

    O tjmax do realtemp são 100º. Julgo, de resto, pelo que já li há tempos, que esse é o tjmax para o meu cpu. Mas o HWmonitor e o CoreTemp nada dizem sobre este limite...
     
  12. infected_

    infected_ Power Member

    coretemp = 65nm (i.e. q6600 tjmax 100º) e realtemp = 45nm (i.e. e8400 tjmax 95º). para o realtemp funcionar direito com o q6600 tens ke alterar o tjmax dentro do progrma para 100º.. alguem me corriga se tiver errado...

    edit: como a informaçao que havia encontrado ate agr tinha sido so de users de forums, achei hj um doc da intel ke mostra os valores diferentes e de certeza correctos do tjmax.

    http://www.tomshardware.com/news/intel-dts-specs,6517.html
     
    Última edição: 28 de Novembro de 2008
  13. Yes Master

    Yes Master Banido

    Já coloquei o tjmax direito. Obrigado ;)
     
  14. infected_

    infected_ Power Member

    leste o update em baixo no link ke mandei? toma atenção á ultima frase...
     
  15. Ricasete

    Ricasete Power Member

    90º o Tjmax? Era bom era...

    É impossível! No meu escritório a temperatura ambiente é de 18º. Com o tjmax defenido para 90º tenho o core mais alto com 16º:joker:

    Não se fiem nesses valores porque têm de estar incorrectos.

    A ironia nisto tudo é o seguinte: a Intel tem sido constantemente pressionada para revelar os tjmax (e isto já dura à anos) e têm feito segredo de estado este tempo todo. Quando finalmente revela os valores dá informações erradas...

    Joguem pelo seguro. Estipulem 100º para o TJmax (como fazem o coretemp, everest, speedfan, por exemplo). Vai apresentar temps mais altas, mas mais vale prevenir do que remediar...
     
  16. rav3n

    rav3n Power Member

    no fundo vai dar ao mesmo, porque o que realmente interessa é o delta a que estás do máximo
    claro que para comparar resultados convém que usem o mesmo Tjunction
     
  17. Yes Master

    Yes Master Banido

    90º acho que não pode ser, porque eu próprio já atingi esse valores no primeiro teste do intelburntest... Deveria ter acontecido algo mau, mas nada aconteceu. Nem um crash sequer, nada!

    Portanto, deve ser uma margem de segurança deles, não vão começar a ter queixas do seu produto...
     
  18. Yes Master

    Yes Master Banido

    Sim, li. Aliás, achei o artigo muitíssimo interessante. Primeiro, percebi que a Intel não faz ideia de quanto é o Tjunction Max (só pode ser); por isso criam o conceito de Target Tj max. Assim, entendi eu.
    E, em segundo, que ainda tenho boa margem de manobra para estabelecer um oc acima dos 3.4Ghz. Talvez os 3.6 como tu tens.
     

Partilhar esta Página