1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Lapping e Heat transfer!

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por BubbaGump, 9 de Julho de 2002. (Respostas: 6; Visualizações: 1667)

1. BubbaGump

BubbaGump Power Member

Boas,
    Depois de o crusher me falar em Lappar o core do meu duron tive a investigar e n me pareceu um processo assim tão simples. É preciso varias lixas (recomendadas as chamadas "wet"), deve-se começar com uma mais grossa e progressivamente passar para a mais fina, isolar o cpu deixando só o core à mostra, e uma superficie plana tipo vidro, também é bom lapar o dissipador, e usar um copper shim para melhorar e amplificar a superficie de contacto.
    Se alguém estiver interessado..
    http://metku.net/index.html?sect=view&n=1&path=mods/prossu/index_eng
    http://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Guides/lapping/index.html
    http://www.overclockin.com/reviews/SandingTheSlug/SandingTheSlug-1.html

Além do crusher, alguém já lapou o cpu? Gostava que me dessem dicas e se realmente vale a pena uma vez q os cores actuais quase n têm protecções (como tinham por exemplo os celerons) e já são bastante flat...
    Resumindo, q ganhos é q posso esperar em termos de temps e overclocking?
    Já agora, onde é q posso comprar o tal copper shim aqui em pt? Podem-me enviar essa info por uma pm por favor?

obrigado

2. Crusher

Crusher Power Member

Pois digo-vos que não é uma tarefa fácil, e o que tu enumerastes está correcto...
    Com uma lixa grossa tenta-se tirar a letras... normalmente e para mim as mais dificeis é onde diz AMD Athlon...quanto a serie, o modelo foi fácil de retirar...
    Depois vais sempre lixando com lixas diferentes ficar mesmo tão plano que reflecte... foi como aquele Celeron... é mesmo assim...

Esta tecnica é mais fácil de fazer em Celerons, P4...isso por causa do tamanho do core...
    É que trabalhar no core de um Athlon não é fácil... é precisso ter paciência...

Eu não utilizei aquela lixa porque n conheço onde isso se vende e também dizem que é cara... mas se a tivesse até dava jeito... :D

Mas eu recomendo lapar bem o dissipador com uma lixa fininha... não deve ficar qualquer arranhão... têm que ficar a "brilhar" se é que estás a entender...

Lapando o CPU e o dissipador ganhei uns 30-40Mhz... (1680 para 1708 isto num 1500+)
    Por acaso depois disso nem necessito de subir o vcore para puxar o CPU de 1333Mhz para 1666Mhz... :001:

Não é coisa de outro mundo mas para mim os MHz contam...

P.S.-Epá atenção que o copper shim serve para diminuir a pressão entre o dissipador e o CPU... isso pode diminuir a margem de OC.

Última edição: 9 de Julho de 2002
  3. BubbaGump

BubbaGump Power Member

Obrigado crusher!
    A ideia do copper shim era conseguir por o hs mais equilibrado, se n afectar a superficie de contacto com o core.. em principio n piora.

Outra coisa.. esta volcano7 tá mto pesada. Onde é q posso arranjar um clip com 3 apoios tipo v7+?

Qnd acabar os exames já tou decidido a lappar isto como deve ser. :)

4. _PrEdAt0r_

_PrEdAt0r_ Power Member

issu de lappar serve pra k? (desculpem a minha ignorancia)

5. estik

estik I folded Myself

Serve basicamente para estabilizar as superficies de contacto entre o processador e o dissipador, torna-las mais planas e com menos imperfeicoes.
    Acho que tambem serve para reduzir a distancia entre o proprio core e o dissipador para melhorar a transferencia.
    Por exemplo, se tiveres o core do dissipador com algo escrito, essa zona vai transferir mais dificilmente o calor, pq a tinta nao conduz tao bem o calor como puro cobre.
    E' como o Crusher diz, nao e' nada do outro mundo, mas para quem todos os Mhz contam...
    You know what I mean... :D

Assim de repente encontrei isto: http://www.sysopt.com/articles/lap/

6. Crusher

Crusher Power Member

Bem já agora tanto no dissipador como no core, comecei com lixa 600, depois 800 e por fim 1000... ficou excelente...

(Quanto maior o número mais fina é)

É fácil arranjares lixa dessa... normalmente aquelas lojas que se vende material de construcção civil de certeza que encontras isso...

Pois para mim os todos os Mhz contam... é que mais 0,5Mhz e isto arrota... :D

7. _PrEdAt0r_

_PrEdAt0r_ Power Member

crusher passa isso aki pro forum.. saca fotos :D

Partilhar esta Página