Laptop 17'' - ASUS x71SL ou Vaio VGN-FW21M ?

lucido

Membro
Boas a todos,

O portátil é essencialmente para trabalhar em webdesign, i.e. Photoshop, Flash, etc., com muita coisa aberta ao mesmo tempo, e ocasionalmente para jogos.

Pontos essenciais:
- preço entre 900€ e 1100€
- monitor entre 16 e 17''
- processador tão rápido quanto possível
- 3 a 4Gb RAM
- no disco, a rapidez é + importante que o espaço
- placa gráfica tão boa quanto possível
- qualidade de construção e durabilidade

Se possível, também:
- teclado numérico à parte (como é agora comum nos modelos de 17'')

Os 2 candidatos são:

1. ASUS x71SL
- preço: 1000€
- monitor: 17'' WXGA+ (1440x900)
- processador: Core 2 Duo P8400 a 2.26 Ghz
- RAM: 4Gb (667 Mhz)
- placa: Nvidia 9300M GS c/ 512Mb
- disco: 320Gb a 5400rpm
- parece razoavelmente sólido, mas a ASUS tem fama de má assistência
- tem teclado numérico à parte

2. Sony Vaio VGN-FW21M
- preço: 1100€
- monitor: 16.4'' WXGA++ (1600x900)
- processador: Core 2 Duo P8600 a 2.4 Ghz
- RAM: 4Gb (800 Mhz)
- placa: ATI Radeon HD 3470 c/ 256Mb
- disco: 400Gb a 4200rpm
- parece razoavelmente sólido, e a Sony tem boa reputação
- o teclado é invulgar; não tem teclado numérico à parte

A minha opinião:
- preço: ganha o ASUS
- monitor: considero empate
- processador: ganha o Sony
- RAM: ganha o Sony (+ rápida)
- placa: ganha o ASUS
- disco: ganha o ASUS (+ rápido)
- teclado: será que o da Sony dá jeito?

Principal questão: será que o Sony ter a RAM mais rápida, compensa ter o disco mais lento (4200rpm)?

Alguém me ajuda a escolher? Desde já obrigado.
 
É para transportar, mas distâncias curtas, ando sempre de carro. O peso não é relevante, ter 2 ou 5kg, para mim é quase igual. Apenas não respondi ao questionário, porque tentei resumir todas as prioridades.
 
No teu caso ia para o Sony não há de ser pelo disco que vais ficar mal, e futuramente pões um disco de 5400 ou até 7200rpm e metes o antigo numa caixa 2.5 externa, é o componente mais barato de mudar tendo em conta que ficas com o disco na mesma!

Abraço, Kult.
 
Update: o Vaio VGN-FW11M, é igual ao VGN-FW21M, excepto que:
- o disco é de 250Gb a 5400rpm
- o processador é o Core 2 Duo P8400 a 2.26 Ghz

...e custa menos 100€. Ou seja, creio que compensa: o (pouco) que perde no processador, ganha no disco, que é a 5400rpm. Valorizo mais a velocidade do disco, do que uma pequena diferença de processador.
 
Gráfica melhor? Não vais notar grande diferença entre as duas, são praticamente iguais... O Sony compensa em termos de processador.
 
Update:

O Vaio FW21M, está a 999€ na Vobis/Worten - menos 100€ do que na *****.

Após alguma reflexão, comprei:

- para mim, o LG RS10 - apenas 15.4'' de monitor, mas excelente relação custo/benefício. Escrevo agora deste portátil, e nas poucas horas em que instalei o Vista e o Ubuntu, mais todos os programas de que preciso, devo dizer que estou bem impressionado. Mesmo com o Vista, corre tudo depressa e bem, e o portátil, sem ser nada de muito especial, parece sólido e eficaz.

- para a minha namorada, o Vaio FW11E - 16.4'' de monitor, design agradável, e mesmo assim tem um P8400 e um disco de 250Gb, a 5400rpm - por 849€ na Vobis. Custa menos 150€ do que o FW21M, porque não tem Blu-ray, e o processador é um pouco inferior. Mas como o disco é mais rápido, creio que foi uma boa escolha.

Tendo ambos lado a lado (LG e Vaio), é indiscutível - o Vaio tem um monitor e som acima da média, para um portátil, é uma óptima escolha para multimédia. Mas o LG, devido ao processador (T9400) e superior placa gráfica (Nvidia 9600M GS c/ 512Mb), é mais rápido em tudo, inclusive no arranque.
 
Última edição:
Back
Topo