[Laptop Mod] Acer Aspire 5472g colling mod

Spartacuss

Power Member
Boas a todos, chegou me as mãos um Acer Aspire 5472g cheio de problemas:

Ecra sem dar imagem.
Ventoinha sem funcionar, o que fazia chegar aos 100ºC num instante e desligar.
Teclado com falta de peças.

Foram substituídas todas as peças e decidi tentar melhorar o sistema de arrefecimento, infelizmente não será possível ver os ganhos concretos visto que ele anteriormente não tinha a ventoinha a funcionar.

Material utilizado:

X-acto
Pistola de cola quente
Grelha de uma base de refrigeração que já não funcionava

Tempo despendido 2h (a maior parte deste tempo a cortar com o x-acto e montar o portatil que é dos mais difíceis que há)


Zona onde decidi fazer um corte:
9ee05ea239884362beea284c67bc5f93.jpg


Corte feito:
b7d8a0b965684e9283241e5f716769a7.jpg

Rede aplicada:
294a1ae51d3049df847eeb9465802c7a.jpg

Após isso decidi tambem tapar o lado da ventoinha que estava virado para o teclado, de forma a só a mesma aspirar o ar do lado dos componentes (cpu,rams, gpu, etc) e do exterior que está mais fresco.

Alem disso selei também com fita cola o dissipador e a ventoinha para ter a certeza que o ar não se dispersava e seria utilizado para arrefecimento.

2d35a10eeb8a4413a2865dbaee1866ef.jpg


Resultado primário
0f1cfcf4769d4e80ac1fea95f520d367.jpg
:

Aqui podem ver 2 temperaturas: 71ºC ele apoiado numa mesa de madeira. 66ºC ele elevado com espaço para respirar.

Partilhei estes resultados com outro membro do forum o @senso e foi então que este me alertou para o facto de o cpu estar capado. Desta vez foi facil corrigir o problema, já que o mesmo residia no facto de na opção de energia equilibrado o processador estar com o valor máximo de 80%.

Corrigindo este problema as temperaturas subirem bastante mais do que esperava:
a2679788c929432cb6de4095e885b143.jpg

Mais uma vez a temperatura máxima obtida foi com ele em cima da mesa de madeira, sem parar o teste e elevando o pc para que este pudesse respirar baixou automaticamente para os 81ºC

Concluindo que este mod para resultar precisa de o pc ter alguma elevação.

Vou hoje testar numa placa de refrigeração toda ela com rede e abertura para passar o ar e observar os resultados.

Caso se consiga temperaturas inferiores a 80ºC com a grafica e cpu a funcioanr em conjunto o objectivo seria explorar um pouco o overclock da grafica.

Opiniões? Conselhos?

Cumps
 
Nos portateis a massa termica influencia de uma maneira bastante importante , visto que nao se "pode" trocar o cooler.

Tambem fiz isso ao , meu contudo só fiz uns furos , mas é uma boa opçao de alargar o buraco e colocar rede, tenho que ver se arranjo uma rede engraçada .

Antigamente o meu só sugava ar do teclado , será que se tapar agora a parte do teclado e deixar só a sugar ar por baixo consigo melhores resultados ?
 
Nos portateis a massa termica influencia de uma maneira bastante importante , visto que nao se "pode" trocar o cooler.

Tambem fiz isso ao , meu contudo só fiz uns furos , mas é uma boa opçao de alargar o buraco e colocar rede, tenho que ver se arranjo uma rede engraçada .

Antigamente o meu só sugava ar do teclado , será que se tapar agora a parte do teclado e deixar só a sugar ar por baixo consigo melhores resultados ?

A pasta termica que apliquei foi a mx-4.

Como a unica entrada de ar do portátil era por ali fiz mesmo um buraco e tapei com a rede, caso fosse em outro local tinha que ter cuidado com o airflow.

Só testando, mas na teoria sim, mas ve bem os componentes que ficam desse lado podem aquecer caso estejam ai alguns. Outra coisa que não testei mas que tambem se podia fazer era usar um fita desta:

resize-500x500_fita-de-neoprene.jpg

Entre o dissipador e a abertura, isto para sela e ele só ir buscar o ar exteriro, mas não será muito aconcelhavel, pois os testantes componentes ficam sem circulação nenhuma de ar. Para selar isto deve se retirar o leitor dvd, e inserir nesse local uma ventoinha extra. Estive a discutir está parte com o @senso. Ele no portatil dele não selou nada mas colocou ai uma ventoinha extra que empurra o ar de fora para dentro nesse local. Estivemos a debater se seria melhor empurrar o ar para dentro ou para fora nesse local.

Uma das vantagens que ele me disse foi empurrando o ar para dentro originava menos pó, se não estou em erro (estou a falar tudo de cor sem consultar todos os pormenores da conversa que tivemos)
 
nao percebi onde queres usar essa fita.

Eu atualmente estou a espera da thermal grizzly conductnout que está esgotada em todo lado .
Com a liquid pro face a uma mx-4 tambem obtive bons resultados.
Eu usei essa fita a volta do cpu para a massa termica nao cair fora e estragar algo.

Eu no meu quando a thermal grizzly chegar vou testar , tapar a entrada de cima :

2d35a10eeb8a4413a2865dbaee1866ef.jpg


porque eu no meu tenho as duas abertas , a de cima a sugar ar do teclado e a de baixo a sugar ar do corte que fiz , contudo como tenho nao deve ter grande fluxo de ar , relativamente a tua ideia .

Daqui a uma semana , foi o tempo que o fornecedor me disse que ela chegaria , eu já deixo os comparativos entre as duas entradas abertas vs uma aberta .
 
Era nice ter esse comparativo até se ficar pior para corrigir.

Essa fita era para meter na parte debaixo, entre o buraco e o a ventoinha para fazer um genero de cilindro, em que o ar passava do exterior directamente para dentro da ventoinha. Fazer um pouco o efeito que a fita cola está a fazer entre o dissipador e a ventoinha.
 
A fan é aberta em cima porque puxa ar por todo o chassis, se a tapas assim vais ver o que ele aquece..

Tu chegaste a deixar os dois lados da fan abertos ou tapaste no teu ?
é que analisando a coisa, tapando o que retira ar do interior , passava só a sugar ar de fora , que deve estar mais fresco .
 
Última edição:
há ok , ou seja fazer uma espécie de tunel entre o buraco e a fan

Exato.

A fan é aberta em cima porque puxa ar por todo o chassis, se a tapas assim vais ver o que ele aquece..

Que parte do chassis? O teclado? É que é a unica parte que fica sem circulação de ar.

Tu chegaste a deixar os dois lados da fan abertos ou tapaste no teu ?
é que analisando a coisa, tapando o que retira ar do interior , passava só a sugar ar de fora , que deve estar mais fresco .

Tapei x)
 
Back
Topo