1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Largura de banda total apenas com download manager?

Discussão em 'ISPs' iniciada por BX HDi, 31 de Março de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1342)

1. Olá pessoal, há muito tempo que leio aqui questões relacionadas com lentidão dos serviços mas só agora me registei para colocar uma problema específico.

Há 10 anos que tenho Sapo ADSL e sempre funcionou bastante bem. Comecei em 512k e vou actualmente nos 8 Mbps.

O problema é o seguinte. Sempre consegui fazer downloads a velocidades na ordem dos 700-800 KB/s, ou seja, o normal para uma ligação de 8 Mbps. No entanto, há uns meses que a velocidade caiu drásticamente e às vezes não passa dos 20 KB/s! O Speedmeter da FCCN confirma a reduzida largura de banda da minha ligação.

A parte interessante é que se utilizar um download manager (neste caso o Flashget), consigo atingir valores muito próximos daqueles que antigamente tinha (na ordem dos 600-700 KB/s).

(Sempre que falo em downloads são descargas directas por HTTP ou FTP. Nada de P2P nem torrent)

Alguém tem uma explicação para este fenómeno?

2. VuDu

VuDu Power Member

Podes estar com problemas na linha, já viste como anda o sinal?
    Já agora 600-700Kb são 6Mbps e não 8Mbps. A 8Mbps devidas de conseguir valores acima dos 900K ;)

3. zedasnozes

zedasnozes Power Member

Pelas minhas contas, o valor máximo teórico em 8Mbit são 819,2 KB/s

4. Quando eu digo normal é porque era aquilo a que eu estava habituado :p

5. VoLtArC

VoLtArC Banido

BX HDi,

O mesmo problema acontece comigo. Só com o manager é que consigo o maximo da linha.

6. Alguma sugestão?

Esqueci-me de escrever mas isto começou a acontecer +- na altura em que prometeram o upgrade dos clientes 8 Mbps para 16 Mbps. Mas nem 16 nem 8 como deve ser :rolleyes:

7. zedasnozes

zedasnozes Power Member

Isso pode ter a ver com a taxa de contenção que os ISP's aplicam, legalmente (1:50).
    Cada acesso à rede pode ser partilhado por 50 pedidos. Ao usar um download manager, se repararem, ele utiliza mais que um acesso. O default do flashget penso que são 5 clusters, máximo de 10. É como se estivessem a pedir o mesmo ficheiro essas vezes mas pedem diferentes segmentos de modo a completar o ficheiro.-

8. Ok, mas então porque é que antes funcionava impecavelmente? Seja como for, é ridículo uma pessoa contratar 8 Mbps e ter proveito real de nem 1 Mbps :(

9. zedasnozes

zedasnozes Power Member

Sem dúvida que é ridículo, mas o país em que vivemos funciona assim.

Mas isso por norma, quem manda nisso é o servidor de onde fazemos o download. O servidor tem um limite máximo de velocidade a dar a cada pedido.

Com este programa, escolhendo apenas uma ligação simultânea, na ligação de 100Mbit que aqui tenho consigo apenas 59Mbit, com 2 consigo 73.6Mbit, com 3 dá 81.3Mbit e com 6 já dá 92Mbit.

Também, com disse acima, poderá estar relacionado, no teu caso, com as taxas de contenção.

10. VuDu

VuDu Power Member

Wikipedia - Byte

8Mbps / 8 = 1MiB/s = 1024KiB/s

11. zedasnozes

zedasnozes Power Member

agora tira-lhe 20% que são usados para pacotes de acknowledgment TCP e cabeçalhos de pacotes. Um pacote tem cerca de 20% (não é constante) de informaçao que não é util para o utilizador mas é necessaria para a comunicação. Chama-se carga útil ao conteúdo que realmente nos interessa, os 80%, que pode ser de valor ligeiramente maior.

12. VuDu

VuDu Power Member

Oi? Não quero continuar com o offtopic, mas uma linha a 8Mbps tem uma velocidade máxima de 1MB/s, ponto final.
    Quais 20%? Um pacote é um pacote e a quantidade de pacotes que podem circular na linha não tem nada a ver com o método de detecção de erros.
    Se no final do download o download manager diz que ele transferiu 1Mb e o controlador da interface de rede diz que ele transferiu 2Mb, isso é outra conversa, que não interessa para avaliar a largura de banda disponivel.

13. zedasnozes

zedasnozes Power Member

Ninguém falou em detecção de erros (embora isso e muitas outras coisas sejam incluídas nos pacotes que não se aproveitam como dados).
    Amigo, tenho uma cadeira disso e sei do que falo...

A questão aqui é a quantidade útil (carga útil) que se consegue obter num download a 8Mbit.
    Se quiseres um PDF com isso explicado também te arranjo.

EDIT: é óbvio que a largura de banda disponível é a que conseguiu sincronizar, ninguém pôs isso em causa, para que conste

Última edição: 5 de Abril de 2008
  14. Ola bem lembrado!

Sempre consegui sincronizar muito perto dos 8000 mas, desde que surgiram os problemas que relatei, agora o modem sincroniza sempre pelos 7300.

Já agora, o upload parece não estar afectado. Consigo utilizar quase toda a largura de banda (512 Kbps) no envio de ficheiros.

Que raio é que eu posso falar quanto a isto? Eu moro no centro de Braga, era suposto ter um serviço de qualidade (como sempre tive, ao fim e ao cabo).

15. zedasnozes

zedasnozes Power Member

Provavelmente estás a partilhar a tua velocidade com mais pessoas (por lei, um débito de dados pode ser partilhado com um máximo de 50 pessoas, é a tal taxa de contenção de 1:50). Desde que a oferta de velocidade vai aumentando sem haver melhorias na rede, obviamente que dá nisso. É o marketing sujo que presenciamos neste país.

Última edição: 5 de Abril de 2008
  16. Ai que bonito!

Vou ter que fazer uns telefonemas vou...

Obrigado pelas dicas pessoal. ;)

17. VuDu

VuDu Power Member

Uma vez que esta discussão não contribui para o tópico esta será a minha última resposta sobre este tema.
    Eu também já tive uma cadeira sobre este assunto e este semestre estou a ter outra. Não sei onde estudas, mas se quiseres, também te posso arranjar PDFs de profs do DI da UM :P

Tu meteste detecção de erros quando falaste em pacotes ACK do TCP. Alias, até meteste um protocolo ao barulho, quando se tinha apenas falado em largura de banda disponivel.

Se assim fosse, como conseguiria eu transferir a 700KB/s numa ligação de 6Mbps da Netcabo e a 600KB/s numa ligação de 5Mbps da Netvisão? Ambas acima dos 90% de largura de banda útil.

Em relação ao autor do tópico, no lugar dele, entraria em contacto com o SAC do ISP em questão e não lhes dava descanso enquanto não conseguisse tranferir ficheiros de servidores nacionais a pelo menos 900KB/s constantes. ;)

Partilhar esta Página