Lasac X1900 XTX Cooler

Lasac

OC Legend
Pois bem, já a algum tempo que ando de volta deste projecto que era para a X1900 XTX antes de ela se fazer á vida...

Já é de conhecimento de alguns, pelo que apresento a minha primeira unidade quase acabada:

Algum material utilizado:
dsc01334fm8.jpg

dsc01337aa0.jpg


Pic do compressor utilizado:
dsc01338zu6.jpg


É um embraco de 1/6hp para R134a. Não é potente nem vai ser preciso porque as XTX têm coldbug, portanto nem vale a pena comprar um compressor caro para depois ter 2 trabalhos.

Para já queria uma coisinha que aguentasse a XTX nos -30ºc em load.
A ideia não era passar muito os -30 porque a XTX não gosta.

Continuando...

Dessuperheater (1m tubo 1/4'):
dsc01346xb0.jpg

dsc01347mw5.jpg


Mangueira 1/4' 0.5m para a sucção:
dsc01348vy0.jpg

dsc01350zd9.jpg

dsc01349uq7.jpg


Inicialmente o evap tinha algumas fugas e foi emendado. Agora aguenta 500psi sem fugas :)

Algumas pics do sistema a puchar vácuo para ver se tem fugas:
dsc01360dr0.jpg

dsc01361td2.jpg

dsc01362px6.jpg

dsc01363cp9.jpg

dsc01367ew1.jpg

dsc01368yk1.jpg


Como podem ver, levou um dessuperheater de 1/4" 1.5m
É grande, mas a ideia é ser grande para ajudar muito o condensador que não vale um chavo! :002:

A bomba de vácuo:
dsc01366xp9.jpg


1min. de vácuo:
dsc01365pv2.jpg


Já deu para ver que o capilar está bom, mas o que interessava era ver se tinha fugas!

Depois de umas horas de quebrar o vácuo, deu para ver que tinha uma fuga:
dsc01369et4.jpg


Era no condensador. Andei andei e o raio da fuga abria sempre, pelo que comprei um condensador novo (tnks Blaster!).

Btw, parte eléctrica praticamente acabada:
dsc01370vt0.jpg



Depois de ir buscar o condensador novo á oficina do Blaster, finalmente já tinha a unidade a rular!

Os resultados estão á vista:
dsc01380fg9.jpg


dsc01379yv8.jpg


dsc01378na9.jpg



Para quem queria só -30ºC....
dsc01390ct0.jpg



Um video só para verem o bicho em funcionamento:
http://video.google.com/videoplay?docid=5509630104169799237

Nada mau para uma primeira unidade com compressor 1/6hp, temp medida com termómetro de 8€ que lê a menos, sem isolamento e com a base do evap toda oxidada! (mau contacto rullez) :002:

Com a base limpa, com isolamento e com o subcooling melhorado era bem capaz de ver ali os -60ºc...

Neste momento está parada. Estou sem 404a para poder calibrar a gaja em load.
A ver se o cota vai amanhã á Friburgo carregar a botija :)

Ah e o silêncio disto a trabalhar? A fan que está no condensador faz o dobro do barulho do compressor e é uma das mais silenciosas que tenho por cá :lol:

Espero que tenham gostado! :)


Cumps!
 
Última edição:
Sim cenoura!!!

CLAP CLAP CLAP

Ve mase se isolas isso tudo, acabas esse evaporador e calibras isso decentemente... e depois principalmente... deixa ver as temps disso em load ;)


Abraço
 
5*
Fiquei admirado com a performance do gajo!
Aqui o filtro está sempre gelado!
Para teres ideia até ganha gotas de condensação na parte que está enrolada atrás da fan do condensador, mesmo antes do subcooling :)

Sem dúvida 5* ;)

As mangas que usas são excelentes para subcooling, mas estas também fazem bem o trabalho. ;)
 
Bem bom amigo Lasac, gosto de te ver de novo em acção, eras um bom companheiro de phase change, mas desde que compraste a vapo nc mais te vi nestas andanças :x2:

Esses flexiveis tambem fazem bem aqui o trabalho ;) indeed
 
tal como ja te tinha dito, bom trabalho :D

quanto ao fenomeno da condensação no capilar não tem bem a ver com o condensador, nem devias ter essas gotas aí a meu ver.

a sucção, ja tenho dessas a funcionar a anos e 100% :) so podias ter usado uma com mais diametro interior, ou dessas ou de inox.


grande abraço
 
Última edição:
Então se não são do condensador podem ser do subcooling, porque começa a ganhar gotas quando o liquido retorna até ao final do tubo flexivel.

Só espero que o cota a esta hora já tenha ido carregar a botija e comprar o resto do material para a vapo :002:
 
Para a próxima coloca o desuperheater entre o compressor e o condensador, aproveitas o airflow da fan para arrefecer também o desuperheater :)

Não consegui ver com precisão as pressões no video, mas a baixa parece-me bastante bem, para um motor desses.

Bom trabalho, gosto de sistemazinhos com motores pequenos em que tentamos sempre espremer o máximo :P


Agora venham as mods na vapo, bom trabalho Lasac!
 
Obrigado pessoal.

Não tenho tido tempo para isto.

Este fim de semana foi trabalhar das 8 ás 20hrs sem parar e ontem foi até á 1hr da manhã :(

A ver se descanço e se arranjo tempo para ir ao porto carregar a botija, já que o cota também não tem tido tempo.

A unidade não era para fazer muito frio, mas faz.

No video parece que faz muito barulho porque o micro da máquina é hyper-sensível.
Se repararem no final até se ouve o click no botão de parar a gravação, coisa que ao vivo não acontece (o botão não faz barulho!) :P

A performance dela era para ser nos -30ºc, daí ter 'capado' bastantes pormenores, mas mesmo assim a gaja sai-me melhor que a encomenda.

Não vejo necessidade de meter o dessup. a aproveitar o airflow da fan, aquilo está sempre frio, como se deixássemos uma placa de cobre ao ar livre.

Assim o airflow da fan vai todo directo para o compressor, que aquece uns míseros 30ºc medidos com aquela sonda.

Já me esquecia:
As pressões são cerca de 168psi na alta e -5psi na sucção.


Na Vapo é que vai ser á homem, já que o Conroe quer é frio e o compressor aquece como um lobo! ;)

Cumps.
 
Última edição:
desuperheater so é para ser usado se houver necessidade, pareçe k pegou moda, começou por ser usado nos 2ºs estagios das cascatas pk é mesmo necessário e ajuda a separação de oleo, usei por exemplo no mod da vapo do rocha, mas pk aquele compressor o pedia, não tem mal nenhum usar, principalmente se o condensador não tiver capacidade suficiente, e aí é uma boa forma de o tornar eficiente sem efeitos secundários alem de espaço, agora se não for necessário, fica so a enfeitar.

mas lasac com a sucção a -5psi não ves nada, tens de meter algum load nisso pois provavelmente tá undercharged e isso muda tudo a nivel de pressões, temperaturas, condensador, barulho, enfim tudo :)

abraço e tou tunned nesta thred
 
Lasac disse:
Não vejo necessidade de meter o dessup. a aproveitar o airflow da fan, aquilo está sempre frio, como se deixássemos uma placa de cobre ao ar livre.

Quando ela estiver em load a temperatura do desuperheater vai subir bastante. Mas OK, é só um pequeno pormenor, nada de especial.

Lasac disse:
Já me esquecia:
As pressões são cerca de 168psi na alta e -5psi na sucção.

Estou a ver que o motor que usei na minha até nem estava nada mau de saúde quando o encontrei. Estás com pressões semelhantes às do meu sistema :) . Agora quando puseres isso em load só deves precisar de tirar algum gás para ela ficar no ponto.As duas pressões sobem, tiras algum gás e pronto!
 
Epa, eu acho que tens a a alta com muita pressão em relação á baixa, ou vice-versa. Que medida de capilar tens?

Quanto aos -30 pretendidos, podes estar descansado que quando fores calibrar isso, deve andar lá perto, visto que como já foi dito isso (provavelmente)está undercharged, por essa razão conseguiste os -47ºc com esse compressor, ao meteres gás para calibrar vai-te subir a pressão da baixa/alta e a temp do evap.

Mas acho que o importante mesmo era dizeres a medida do capilar para te podermos ajudar melhor, parece-me estar muito grande pela relação de pressões.

Abraço!
 
O capilar tem 2,4m.

Quanto ao que o Ricky disse, acrescento que dessup. está realmente na moda e ajuda, mas quando está a mais, não só fica para enfeitar, mas também piora as temps.

A vapo é um exemplo de unidade que precisa de dessup. a toda a força.
O problema dela é utilizar um compressor que funciona a 115V.
Aqui utilizamos 230V e é claro que aquece como um burro, e o calor dele vai para o condensador, filtro, capilar... por sua vez aquece a manga de retorno, aquece o gás que vai para o compressor que já está quente... e por aí fora.
 
Última edição:
Como o Ricky disse, capilar é função do compressor e da carga. Para já, acho que a quebra de pressão está boa assim à partida.

Para estes motores, temos que compensar a falta de poder da aspiração com um pouco mais de capilar e desuperheater.

170psi é uma boa pressão para a alta. Depois é uma questão de dar o maximo de capilar possível para reduzir a baixa o mais possível, até sentirmos que já não aguenta carga.

Estes motores são muito fraquinhos, portanto chega uma altura em que dar mais capilar não baixa mais a baixa :P , e só faz perder em carga . A "dificuldade" é calibrar a máquina para encontrar esse ponto de equilibrio.

Neste caso acho as pressões que o Lasac tem nos manómetros nem estão longe da realidade (para motores destes claro) , mas teria que ser assim em carga. Aí é que poderá entrar o capilar.

-30 em carga é uma meta razoável para esse motor, eu consegui temperaturas dessa ordem na minha máquina.
 
Última edição:
Back
Topo