Latências e frequência da RAM ->Qual a configuração que dá mais desempenho ao PC?

Mas de acordo com o CPU-Z O FSB-DRAM é 1:1 com 3-3-3-9 @ 200MHz*2=400MHz, enquanto que com os 533 MHz e com latência 4-4-4-12, o FSB-DRAM é 3:4. Não acham que 400 Mhz chegavam uma vez que o FSB-DRAM é 1:1. É que com os 533 MHz a Ram está a dar 4 para 3 do FSB (3:4) , logo, a meu entender, a Ram não precisaria de estar com os MHz a 533 uma vez que com 3-3-3-9 @400MHz 1 de RAm está para 1 de FSB (1:1) em que a proporção é igual.
Corrijam-me se estivar enganado.
 
É relativo. Alguns CPU's/apps vivem de bandwidth, outros de timings. Técnicamente 1:1 com timings apertados seria melhor, mas se tiveres de sacrificar uma quantidade razoável de bandwidth para isso, acabas no mesmo sitio ou pior.

E depois claro que depende da RAM. 533@800 com timings apertados ou é uma grande RAM ou vai dar m***a. Mais normal seria 800 "manhosa" @533 com timings apertados.

Qqr modo, não perguntes, bencha :) É a melhor resposta que podes ter...
 
Já benchei (com o OPc wizard 2008) e com 3-3-3-9 @400 a bandwith eficiency é de 80 e tal % e com o 4-4-4-12 @ 533 a bandwith é de 77%.
Contudo, com os 4-4-4-12 a latência é de 116 ns e com os 3-3-3-9 a latência é de 117ns. De qualquer maneira vou deixar em 4-4-4-12 @ 533 MHz e vou fazendo testes. Se houver algum novidade, posto aqui na thread.
 
Eu quando disse bencha devia ter dito "real world bench". Os benches sintético são porreiros, mas valem o que valem. O que conta no fim do dia é se as apps real world dizem sim ou não. Um exemplo flagrante foi um os que não importa o nome que na sua versão server se espetou totil com algo que os benches não faziam mas que acontecia normalmente "real world".
 
Eu uso o teste "Leitura de memória" (ou Memory Read) do Everest para ter uma ideia. 7,6GB/s :)

O Everest ainda não está optimizado para o chipset P35, penso :(
 
Última edição:
mas se queres mesmo subir as memorias vai á bios e mete o PCIE a 100 ( que deve tar em auto) e vai subindo o FSB do cpu e deixas a memorias acompanhar sempre pelo valor mais baixo apresentado, e vais ver isso a overclocar que é um mimo.


cumpz.
 
mas se queres mesmo subir as memorias vai á bios e mete o PCIE a 100 ( que deve tar em auto) e vai subindo o FSB do cpu e deixas a memorias acompanhar sempre pelo valor mais baixo apresentado, e vais ver isso a overclocar que é um mimo.


cumpz.
Talvez faça isso quando comprar um cooler novo, porque com o meu stock cooler, é impossível.
 
Back
Topo