1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Latencias

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por FSadino, 11 de Abril de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 1360)

1. FSadino

FSadino Power Member

Viva,

A minha questão é a seguinte.

Compensa mesmo baixar as latencias das memorias?

Teoricamente sei que sim, mas na pratica obtenho piores resultados com as latencias mais baixas...

Ora bem, tinha as minhas latencias a 5-5-5-15 depois baixei para 5-4-4-13 e corri os bencs de memoria do everest.

Obtive melhores resultados com as mem a 5-5-5-15 do que a 5-4-4-13 nos testes de Mem Read; Mem Write e Mem Copy.

Apenas tive melhor resultado no Benc Mem Latency com as mem a 5-4-4-13...

Visto isto será que é preferivel ter a 5-5-5-15 ou a 5-4-4-13 tendo em conta que uso o sistema cpu/mem 1:1

Cumprimentos,
    Nuno Silva

2. Scraps

Scraps Banido

Obtiveste melhores resultados porque não baixaste a latencia das mems, apenas alguns timings, a latencia da mem é o primeiro 5, ou seja tens umas mems CL5. para baixar a latencia das memórias terias de baixar o 5.

3. FSadino

FSadino Power Member

Não consigo baixar o primeiro 5... o pc nao arranca.

Tenho o fsb a 458 e o das mems a 2x458 (é o minimo)

4. Scraps

Scraps Banido

Acho que isso se deve à voltagem. Porque as mems não foram feitas com CL4, mas sim CL5, logo para conseguires por a CL4 deves ter de aumentar a voltagem um bom bocado e não aconselho muito isso a não ser que tenhas uma boa refrigeração para as mems.

5. Marco André

Marco André Power Member

Mas também se pode dar o caso desse kit simplesmente não aguentar essa latência tão baixa :cool:

6. Scraps

Scraps Banido

Exactamente. Não se pode ter tudo.. infelizmente.. :p

7. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Timing = Latency

São a mesma coisa, e acima de tudo, são TODOS os números e não o primeiro... Todos os números são latências ou timings, dai se falar no plural e não no singular.

O CL é o que mais se fala, porque é também um dos que dá mais resultado (performance), pois é o "tempo" levado desde que o processador pede dados à memória até ela lhos dar.

Última edição: 11 de Abril de 2009
  8. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Os valores que alteraste são os que menos influênciam a performance...

Se conseguires alterar o primeiro valor para um ponto abaixo, ou seja de 5 para 4, aí sim, terás uma diferença maior nos resultados... Este primeiro valor é o que mais ifluencia a performace e como tal é o que requer mais atenção quando é alterado, ou seja, provavelmente terás que ajustar voltagens e/ou frequência actual a que está o cpu/mems...

Tipo se baixares o primeiro valor dos timings e o PC não arrancar, podes tentar duas soluções:

1 - Ou aumentas a voltagem das mems, não muito, mas até o PC arrancar;

2 - Ou diminuis a freuqância a que tens as mems/cpu até o PC arrancar...

Depois analisas qual te compensa mais a nível de performance...

cUMPs...

9. Blaster

Blaster Power Member

Os testes de memoria do everest testam a largura de banda da memoria apenas, alteração dos timings podem provocar aumentos de performance sem que a largura de banda seja afectada. Ou seja alterando os timings podes conseguir ter determinadas aplicações a correr mais rapido.

Os sistemas de hoje em dia são menos sensiveis a alterações de timings (performance wise)

Partilhar esta Página