1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

LaTeX it

Discussão em 'Macintosh e OS X/macOS' iniciada por bsod, 5 de Julho de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 3940)

1. bsod

bsod Power Member

Este programa dá um jeitão a quem estiver a fazer um documento rápido (por exemplo um relatório no Pages), não suportar o Microsoft Equation Editor (ou o MathType), tiver o LaTeX instalado (e perceber um pouco dele).

Simplesmente o que faz é a exportação das equações geradas pelo LaTeX (que são digitadas no próprio programa) para um formato usado pela maior parte das aplicações do OS X (tipo PDF). Depois é só fazer drag and drop para o documento em questão.

Podem perguntar "E daí? Eu uso *_apenas_* o LaTeX para escrever os meus textos... não preciso do Pages ou do Word para nada...". Se tiverem a preparar, sei lá, uma apresentação no Keynote, e precisarem de incluir algumas equações, este é o programa que devem usar.

Não sei bem explicar porquê, mas um trabalho em LaTeX parece mais "profissional" e "agradável" à leitura que outro qualquer :007:

Pronto, acho que é só isto. Ah, podem "sacá-lo" a partir da página do developer (é grátes :D), ou do site da Apple:

http://ktd.club.fr/programmation/latexit_en.php
    Download directo aqui.

Volto a frisar que é precisa uma instalação do LaTeX, que podem tirar de um mirror qualquer universitário (eu tirei o meu do mirror da UP - tráfego nacional ilimitado, é o que dá ;)). Ah, e os comandos não são assim tão difíceis... facilmente encontram um "survival guide" que podem imprimir e manter sempre à mão... é o que eu faço. ;)

2. ajax

ajax Banido

Os Homens usam o "Beamer". :002:

3. bsod

bsod Power Member

Eu sabia que dava para fazer apresentações com o TeX, mas prefiro o Keynote... já para escrever um texto, não há melhor, especialmente num meio académico (ainda não pertenço a um, mas gostaria de pertencer ;))

4. mpLopes

mpLopes Power Member

Consegue-se fazer em Keynote uma apresentação igual às do "Beamer", de forma simples, sem ter metade das preocupações..e tendo o template feito, serve para todas as apresentações.

5. abc

abc [email protected] Member

Qual quê? Depois de ver a cara dos meus professores e restante audiência face às minhas apresentações com Keynote, recuso-me a usar outra plataforma. E mais, enquanto estão dazzled, tendem a chatear menos relativamente ao conteúdo das apresentações (os professores que tive não tinham um mínimo de respeito por quem estava a apresentar). Com o Keynote, estão de queixo caído, olhos a brilhar e só lá pelo meio da apresentação é que se lembram do que se está a avaliar ali. :D

Keynote for ever! :D

Por outro lado, pode ser que o famoso RDF do Jobs venha incluído no Keynote, quem sabe? :P

6. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

não percebi essa da "metade das preocupações"...
    e tendo em conta a quantidade de opções que tens no Beamer, não deve ser assim tão simples fazer o mesmo com o Keynote (e muito menos com um único template). mas como nunca usei o Keynote, também não posso falar muito.

... e como há uns anos atrás li num manual do LaTeX, "homens a sério não clicam", por isso é que "os homens usam o Beamer" :D

Última edição: 6 de Julho de 2007
  7. Rui_Carlos

e isso tem um lado bom e um lado mau, é que também não prestam atenção ao que estás a dizer, quando está a mostrar aquilo que o trabalho tem bom.

por isso prefiro fazer uma apresentação bem estruturada, mas simples, que mantenha a atenção dos profs naquilo que se está a avaliar.

8. abc

abc [email protected] Member

Talvez, mas os 3 20's que tenho no meu currículo vieram em grande parte dessas apresentações. Como tal, como se diz no futebol, em equipa vencedora não se mexe.

9. mpLopes

mpLopes Power Member

Para tudo o que é relatório não tenho dúvidas: LaTeX sempre!
    Para apresentações, já experimentei o Beamer, e tive alguns problemas..problemas esses que não surgiram quando experimetei o Keynote!Como consequência, uso o Keynote!

10. ajax

ajax Banido

O Keynote continua a ser imbatível quando é necessário rapidez. O Beamer por ser mais rígido é mais estruturante e optimo para aquelas "n" versões da mesma apresentação. ahah.

11. HecKel

HecKel The WORM

Até tenho medo de postar deste lado :P Visto que nunca usei mac :x (agora parti a loiça toda)

Como funciona o programa? O utilizador tem de conhecer a sintaxe LaTeX, right? Ou é daquelas tretas que fazem tudo por nós?

Adoro LaTeX e só não faço mais relatórios em LaTeX porque os meus colegas insistem em mariquices, e toca de usar ferramentas mais eyecandy...

HecKel

12. ajax

ajax Banido

http://latex-beamer.sourceforge.net/

http://latex-beamer.sourceforge.net/beamerexample2.beamer.pdf

Um exemplo completo.

http://latex-beamer.sourceforge.net/beamerexample5.pdf

Atenção que o PDF é interactivo.

Depois podes alterar praticamente tudo.

Última edição: 7 de Julho de 2007
  13. Rui_Carlos

acho que ele se referia ao LaTeX it...

14. HecKel

HecKel The WORM

Sim, falo mesmo do LaTeX it, pelo que percebi o utilizador tem de saber a sintaxe LaTeX para poder criar as fórmulas e que o programa apenas faz de criador de imagens para poder inserir noutros documentos, o que queria saber é se o utilizador tem mesmo de saber LaTeX ou se existe alguma interface gráfica que lhe facilite na inserção de comandos.

HecKel

15. bsod

bsod Power Member

Tem alguns comandos que podem ser inseridos do próprio programa... mas precisas de saber a sintaxe ;)

Eu tenho aqui um survival guide (4 páginas, só com símbolos, operadores, etc...) para quando tenho alguma dúvida... se quiserem, posso tentar encontrar o site de onde tirei o PDF... mas com uma googlada vai-se lá ;-)

16. ajax

ajax Banido

Opps!. Ok.

Podem usar o clássico "Equation Editor" e exportar em Latex. Depois pegam nesse Latex e introduzem-no no Latex It. Um dos bons "Equation Editors" para o OS X é o MathMagic.

http://www.mathmagic.com/index.html

Pessoalmente introduzo directamente em Latex pois uma vez aprendido é mais "estruturante" e fácil para criar equações.

Última edição: 7 de Julho de 2007
  17. bsod

bsod Power Member

Concordo. Especialmente quando se tem carradas de {} para fechar... se se tiver um bom editor passa a perna ao MS Equation Editor, MathType e qualquer editor WYSIWYG... ;)

18. lluis

lluis Power Member

Partilhar esta Página