LaTeX? O que é isso?

HecKel disse:
Tens diversos motivos, sendo para mim os mais importante a portatibilidade e a apresentação.

O LaTeX tem a vantagem de não teres aqueles tipicos problemas do word com as imagens flutuantes..., sempre que re-abres o ficheiro a imagem lembra-se de andar a passear pelo documento..., o que não é nada agradável..., já me aconteceu isso inumeras vezes e já me aconteceu entregar trabalhos cujas imagens simplesmentente..., enfim..., com o LaTeX as imagens ficam onde tu QUERES, sem qualquer problema...para tentarem compreender o outro lado

Obviamente não sabes usar o word. As imagens só saltam quando as pessoas não sabem usar o word. Desculpa que te diga mas é mesmo verdade.
Alguém acha que o melhor processador de texto tem bug que permite que as imagens saltem de um lado para ou outro??

O que se passa é que as pessoas não sabem formatar imagens no word.

A minha tese fim de curso foi toda feita em Word tem umas 200 páginsa com fotos E gráficos com fartura e não tem uma única fotografia fora do sítio.

Naturalmente que a maioria das pessoa tem esse problema que tu tens com o word. O que eu sugiro é que na vez de aprender latex talvz seja melhor aprender Word. Não é por acso que há grandes calhamaços de formação sobre word.

EDIT: A minha tese tem : indices automáticos e referências cruzadas.
EDIT2: As formatações alteram-se no word qd a pessoa não sabe trabalhar com o word.
 
Última edição:
relembro que o LaTeX não serve de forma alguma para substituir o word, afinal de contas até apareceu primeiro :P

As vantagens que o LaTeX têm em relação ao word são essencialmente em documentos de cariz ciêntifico, e não me venham com tretas que é "dificil" aprender LaTeX porque com meia duzia de comandos fazes um EXCELENTE documento, enquanto com o word ou andas às voltas para procurar como fazer uma coisa ou tal como o LeeMan referiu, tens de ler um calhamaço para aprenderes a usá-lo..., o pdf que foi referido atraz é o suficiente para se fazerem bons documentos, não é à toa que é considerado a biblia do LaTeX e basta umas 2 horas para o ler todo!

abraços, HecKel
 
O Latex tem de ser experimentado para ser apreciado
Os resultados são estupendos e para quem faz vários trabalhos só tem de fazer praticamente edição de texto para ter resultados excelentes
 
timber disse:
O Latex tem de ser experimentado para ser apreciado
Os resultados são estupendos e para quem faz vários trabalhos só tem de fazer praticamente edição de texto para ter resultados excelentes

concordo ctg... apesar de o latex n ter muito a ver com o word. o Latex é pra escrita de documentos cientificos de nao pra andar a escrever textos cheios de mariquices.. tb nao sabia o que era o Latex mas este ano aki na ESTG implementamos uma versao de latex em java e deu pra perdeber alguns dos fundamentos do Latex..
 
SwimmerBoy disse:
timber, no word tb consegues fazes documentos de "aspecto" cientifico :S

claro que consegues, perdes é o doubro do tempo e nunca ficam tão bem, experimenta a fazeres uma equaçãozita de m*rda com o Equation e experimenta a fazeres a mesma em LaTeX, garanto-te que em questão de 2-3 segundos metes essa função baril em LaTeX, enquanto que com o Equation deves demorar bem mais do que isso...., é a este tipo de vantagens a que me refiro

abraços, HecKel
 
Eu sei que consigo. Escrevi o meu TFC em Word e farto-me de escrever relatórios em Word no trabalho (é o que me dão).
Mas sei um pouquinho de Latex, já usei, já vi os resultados e se não tivesse já o TFC todo em andamento (nomeadamente umas 80 ou 90 equações muitas delas na forma matricial) quando me interessei mais pelo Latex era lá que o tinha escrito.
 
Ragnarok disse:
Boas.

SwimmerBoy, faz isto em Word. http://www.math.ist.utl.pt/~gpires/AMII/taylor.pdf

Have fun. :)

Muito bom exemplo ;) contra factos não há argumentos, o tempo que se leva a fazer aquele documento em LaTeX é claramente menor do que TENTAR fazer em word, só meter aqueles comentários por baixo da chaveta..., devem demorar uns bons minutos..., em LaTeX basta isto em frente ao simbolo para criar a chaveta:
Código:
_{text}
dificil, não? Já agora quanto tempo se perdia a procurar o simbolo de derivada parcial? salvo erro em LaTeX é isto
Código:
\delta
-> comentários?

abraços, HecKel
 
Engraçado... hoje andei a pesquisar no google material para uma cadeira que estou a fazer, saquei uns pdf's e quando abri, pensei: " A formatação é tal e qual os exames de Análise assim como muitos documentos do IST, engraçado!". Agora percebo porquê! :) Thx pessoal, sinceramente, acho que lhe vou começar a dar nisto, porque assim que dominar isto bem (e não me parece muito difícil) posso começar a fazer relatórios no PC que só fazia "à la pata" por causa de ter muitas fórmulas.


Qual o programa que utilizam para o windows? No portátil só uso windows.
 
Última edição:
Mas pelo que eu li, posso utilizar qualquer editor, certo? Qual é a vantagem do WinEdt? E já agora, tenho o ficheiro feito, gravo como ficheir.tex. E agora para compilar a cena? Já instalei o MiKTeX, mas corro uma janela do DOS?
 
O WinEdt é como um "IDE" para o Latex em que tens botões para te facilitar a compilação e afins...

para compilares basta fazeres latex file.tex não te esqueças de definir a pasta dos executáveis do MiKTeX como "variáveis" globais, não me recordo muito bem dos *.exe's do MiKTeX, mas provavelmente também deves ter o latex2pdf que te compila directamente para pdf pois o comando latex apenas te cria um ficheiro dvips.

Cusca bem as pastas do MiKTeX que além de encontrares informação respeitante aos comandos de compilação também encontras muitos exemplos e tutoriais de LaTeX

abraços, HecKel
 
E raramente usei o equation edit. Usava o Math type 5 nos meus tempos de student... Dava para fazer rigorosamente tudo o que foi aqui mostrado e nunca me pareceu difícil de usar...

Off Topic: ao ver esse PDF da fómula de taylor pergunto-me como é que tive paciência para estudar ess merd@s... Essa análises mantam neurónios a um gajo. E os neurónios não se reproduzem...
 
Back
Topo