Latex - problema com a acentuação [urgente plz]

[N]

Power Member
Boas, estou com um problema grave. :rolleyes:

tenho o meu planeamento feito para uma cadeira em latex. so k ao gerar o pdf dava erro e descobri que era por causa da acentuação. a acentuação não aparece. por exemplo se escrevo "programação" apenas aparece "programao". ele come os caracteres com acento ou de certa forma caracteres especiais ou como lhe keiram chamar =p.

outro problema é que se eu tenho um "\section{}" com uma palavra com acento ele n gera o pdf por exemplo "\section{reunião}" mas se puser "\section{reuniao}" já gera.

alguem me pode ajudar? obrigado.

estou a usar MAC OS X e TeXshop
 
[N] disse:
Boas, estou com um problema grave. :rolleyes:

tenho o meu planeamento feito para uma cadeira em latex. so k ao gerar o pdf dava erro e descobri que era por causa da acentuação. a acentuação não aparece. por exemplo se escrevo "programação" apenas aparece "programao". ele come os caracteres com acento ou de certa forma caracteres especiais ou como lhe keiram chamar =p.

outro problema é que se eu tenho um "\section{}" com uma palavra com acento ele n gera o pdf por exemplo "\section{reunião}" mas se puser "\section{reuniao}" já gera.

alguem me pode ajudar? obrigado.

estou a usar MAC OS X e TeXshop

Põe isto:
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage[portuges]{babel}

Aquele latin1 depende do character encode que estas a usar, por exemplo se antes queres utf-8 é isso que lá deves meter.
 
Já estive a ver e já estava a usar essa package =(

deixo aqui o erro que me aparece... o primeiro...

! Package inputenc Error: Keyboard character used is undefined
(inputenc) in inputencoding `latin1'.

See the inputenc package documentation for explanation.
Type H <return> for immediate help.
...

l.21 \maketitle

depois a seguir tem mais =(

EDIT: afinal é sempre o mm erro só k repetidamente... é esse em cima...
 
[N] disse:
Já estive a ver e já estava a usar essa package =(

deixo aqui o erro que me aparece... o primeiro...



depois a seguir tem mais =(

EDIT: afinal é sempre o mm erro só k repetidamente... é esse em cima...

1) Certifica-te que o teu sistema/editor está a usar o character encoding que pões ali. Por exemplo em vim é assim: :set encoding=latin1

2)Certifica-te que o latex tem o .def correspondente: #locate latin1.def
 
penso que o problema não seja daí =(

já tentei editar como vim, fiz isso do ":set encoding=latin1" fiz pdflatex do .tex e continua igual

=(

tkz pela disponibilidade no entanto =)
 
Tens aqui uma thread que eu dei de exemplo como uma apresentação do LaTeX, talvez te ajude.

Eu uso Fedora Core 3 e nunca tive qualquer problema com a acentuação (usando essas packages, claro), no entanto tive de ter em atenção a codificação do ficheiro, nada te UTF-8 :P

Tens uma forma mais chata de resolver esse problema..., que é LaTeX do mais puro que há..., antes de existirem estas packages a acentuação era feita mediante comandos, \~{a} daria ã, por exemplo, tens mais uns quantos comandos..., eu sei que é chato, mas se tens urgência em entregar esse trabalho mais vale ires-te pevinindo (usa o find-replace para ajudar nisso), mas de qualquer das formas toma em especial atenção a codificação do ficheiro, já agora, certifica-te que tens essas packages instaladas no teu SO.

abraços, HecKel
 
oh já sei qual era o prob!! para mac a package tem que ser [applemac]{babel} em vez de [latin1]{babel} em linux.

EDIT: Agradeço a todos!! fica aqui um manual muito bom para latex. é do alberto simoes da universidade do minho.

Saquem o presentation.pdf e o ptlshort.pdf

por favor vejam se podem usar... pois nao sei se aqui é limitado para alunos da um... penso que nao...

http://alfarrabio.di.uminho.pt/~albie/lshort/
 
Última edição:
[N] disse:
oh já sei qual era o prob!! para mac a package tem que ser [applemac]{babel} em vez de [latin1]{babel} em linux.

em linux é [latin1]{inputenc}, o babel é para o idioma, mas ainda bem que conseguiste resolver o problema ;) não fazia a minima ideia que as packages mudavam em MAC... :sad:

abraços, HecKel
 
Back
Topo