1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

[LaTeX] texto "salta" fora das margens do documento...

Discussão em 'Programação' iniciada por Nazgulled, 18 de Março de 2006. (Respostas: 3; Visualizações: 2485)

1. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Tou aqui com um problema num relatorio em latex onde estou a incluir o codigo de um programa em C usando o pacote fancyvrb (parecido com o pacote verbatim) mas não sei como fazer algo, nem tão pouco se é possivel...

Obviamente que antes do \begin{document} tenho o \usepackage{fancyvrb} e depois para incluir o codigo do programa tenho algo como:
    \VerbatimInput[fontsize=\scriptsize, frame=single, numbers=left]{matches.c}

Isto vai criar um pequeno frame com as linhas numeradas a direita (fora do frame) e o codigo c vai tar la dentro, mas com todos os tabs que o codigo tem para ficar um codigo facil de se entender, em certas linhas onde consta bastantes tabs, o texto salta pa fora do frame (vejam o screenshot). Eu podia facilmente adicionar um tabsize=x, onde o x seria o tamanho suficiente para n saltar fora. Mas, o programa é pequeno e ja assim precisa de um tab pequeno para n saltar fora, agora imaginem em futuros trabalhos onde o codigo seja maior e mais complexo, certamente que irei ter linhas bastante longas e mesmo sem tabulação no codigo, as linhas irão saltar fora.

Não havera forma, de fazer com que seja mudada de linha quando esta chega a margem, como no word? qd chegamos a margem a linha n continua, mas passa para a linha seguinte... isto acontecesse tb no latex, mas não quando se usa o verbatiminput, que é isso que eu quero.

P.S: Não confudir \verbatiminput (package: verbatim) e \VerbatimInput (package: fancyvrb)

2. skandal

skandal Power Member

Eu não percebo muito de Latex mas já fiz uns relatórios em Latex e ao que parece ao usares o verbatim ele pura e simplesmente ignora tudo o que seja comandos aogra é estranho ele não te colocar dentro dos limitas da pagina, tenta verificar o tipo de documento do Latex, que é difinido no inicio do ficheiro.

3. Nazgulled

Nazgulled Power Member

tenho isto:

\documentclass[a4paper,10pt]{article}
    \usepackage{a4wide}
    \usepackage[portuges]{babel}
    \usepackage[latin1]{inputenc}
    \usepackage{fancyvrb}
    \usepackage{indentfirst}

\parskip=2pt

4. HecKel

HecKel The WORM

Boas!

Pelo que entendi queres inserir código todo pipi, certo?

Não te sei ajudar nessa questão..., portanto vou tentar remediar e dar-te outra que espero ser melhor...

Experimenta isto: http://www.andre-simon.de/index.html

abraços, HecKel

Partilhar esta Página