LCD 19" de 4ms

@njo disse:
quote:

Abaixo deixo-vos uma imagem rapidamente construída no phptoshop.
São 3 quadrados, o primeiro um preto totalemtne preto :) RGB=0.0.0
Um segundo, dentro desse, com um RGB=1.1.1
Um terceiro com um RGB=4,4,4

Conseguem ver os 3 níveis de preto no vosso TFT?

Com CRT vejo os 3 pretos mas so com o contraste no maximo e luminosidade a meio.
Se tiver contraste a meio e luminosidade a meio, so vejo o pequenino.
 
assim de relanço so distingui o quadrado do meio e o preto envolvente mas depois reparei na outra tonalidade de preto
acho q podia ter isto mesmo a 100% mas tenho tudo a default os modos do monitor e as luminosidades. brilhos gamas etc

se fosse c/ o meu crt pifado bem q dava cabo da vista a encontrar os pretos e acabava por ver so fantasmas :P

acho q pros 199 euros q me custou o tft(pelo menos pra ja e espero n ter pixels mortos) foi uma excelente compra(lg1730s é 17´´ mas penso q o irmao de 19´´ seja similar)
 
Última edição:
Axo q hoje em dia os CRT ainda dominam a nivel de qualidade mas é tal como alguém disse, o CRT não é propriamente portátil...

Veja-se o meu caso tenho um Sony G420. São 19" de pura qualidade incontestável que nenhum TFT e poucos CRT lhe chegam aos calcanhares. No entanto quando vou a uma lan levar tantos KG às costas custa... a caixa do monitor é 3x a caixa do pc.

No entanto nunca me irei desfazer deste monitor pq ele é sem dúvida um espanto.
 
Eu investi há cerca de 2 anos e meio num Sony SDM-X72 que me custou 740€ e não o troco por crt algum que fosse. tinha de ser um hyundai ou um mitshubishi de 23" fantastico mm para eu trocar. Não noto arrastamento nenhum nos jogos e têm uma qualidade de imagem fantástica.
Se comprar algum, é um SDMHS95PB ou assim parecido :D :D
Cumps
 
Última edição:
da Fohz disse:
Eu investi há cerca de 2 anos e meio num Sony SDM-X72 que me custou 740€ e não o troco por crt algum que fosse. tinha de ser um hyundai ou um mitshubishi de 23" fantastico mm para eu trocar. Não noto arrastamento nenhum nos jogos e têm uma qualidade de imagem fantástica apesar de só ter uma refresh rate de 60hz.
Se comprar algum, é um SDMHS95PB ou assim parecido :D :D
Cumps


Da para ver q não sabes o que tas a escrever... estes de 19" e de 17" têm melhor qualidade do que os de maior tamanho... Além disso a tanto a mitshubishi como a sony usam a mesma tecnologia para os cinescópios, trinitron, a hyundai não e até hoje o trinitron ainda não tem concorrente...

Só para teres uma pequena ideia, eu consigo estar a 1280x1024@100Hz mostra aí um tft que faça isso... Já sei que gasto mais energia e que tenho que andas com mais peso atrás... No entanto tenho muita mais qualidade do que em qualquer tft existente até ao momento...

Ah, resolução máx segundo a sony é 1900 e qualquer coisa por 1600 e qualquer coisa @80Hz...
sinceramente nunca tentei penso que não preciso... 1280x1024@100Hz é bastante bom...

Já agora, NUNCA tive arrastamento :lol:

Tens que admitir os CRTs são sem dúvida uma tecnologia muito apurada... Neste momento o tft não tem qualquer hipotese em termos qualidade, atecnologia ainda tem demasiadas falhas basta pensar nos dead pixels e nas suas garantias manhosas , mas as pessoas vão atras do ser pequeno e estético se pensassem por outros lados iriam ver que daqui a um tempo uns 3 anitos o TFT estará ao nível dos CRT e aí sim será uma boa alternativa...

A meu ver neste momento um TFT só mesmo no portátil...
 
TosteX disse:
Só vejo um preto.. :( Mas tenho um CRT Samtron. :P


Já tentaste ajustar o teu monitor?? Se fores ao site da Samsung, ah desculpa Samtron... (nem sei o q me passou pela cabeça...) deves ter lá uns drivers para depois poderes ajustar os niveis das cores e brightness.

Quando fizeres isso vais passar a ver os 3 quadrados.
 
Sumerset disse:
Da para ver q não sabes o que tas a escrever... estes de 19" e de 17" têm melhor qualidade do que os de maior tamanho... Além disso a tanto a mitshubishi como a sony usam a mesma tecnologia para os cinescópios, trinitron, a hyundai não e até hoje o trinitron ainda não tem concorrente...
Se há aqui alguem que não sabe o que está a escrever és tu...

1º - Caso não saibas a tecnologia trinitron foi inspirada a partir da tecnologia flat shadow mask, usada pela hyundai, philips, nokia, samsung, etc. Pode ser melhor, mas é uma diferença pouco significativa.

2º - Agora uma lição sobre tecnologia:

Resumidamente, os monitores CRT são compostos por por um tubo evacuador (p. ex: aspirador) com um ánodo, um cátodo e uma pistola de electrões. A pistola produz um feixe de electrões que é reflexionado horizontalmente e verticalmente numa cama de fósforo no face interior do tubo para produzir imagens.

Flickering effect - efeito produzido por baixas taxas de refrescamento do ecrã em que a imagem é refrescada a uma taxa baixa (o olho humano vê a uma taxa de cerca de 60hz) notando assim um arrastamento na imagem, o mesmo efeito que se vê na televisão quando um carro está a andar para a frente e parece que as rodas giram para trás, é claro que qualquer monitor CRT agora faz 75hz para cima no minimo.

Sumerset disse:
Só para teres uma pequena ideia, eu consigo estar a 1280x1024@100Hz mostra aí um tft que faça isso... No entanto tenho muita mais qualidade do que em qualquer tft existente até ao momento...
Para começar TFT é uma tecnologia de matriz activa para lcd's, o que quer dizer que nem tds os lcd sao tfts e depois, os monitores lcd simplesmente não têm taxa de refrescamento porque não são compostos de fósforo,basicamente,os transistores no LCD permanecem abertos ou fechados enquanto preciso até que a imagem mude. Flickering em monitores LCD é capaz de ser produzido com ligações rgb (analógicas) em mudanças de escalas de cores, mas em ligações dvi é nulo. E não, não tem mais qualidade que qualque lcd tf existente até ao momento.

Sumerset disse:
Ah, resolução máx segundo a sony é 1900 e qualquer coisa por 1600 e qualquer coisa @80Hz...
sinceramente nunca tentei penso que não preciso... 1280x1024@100Hz é bastante bom...
Como os monitores LCD são compostos por uma matriz fixa, ou seja, têm um nº d pixels definido no ecrã funcionam melhor na sua resolução nativa, ao passo que os crt ajustam o feixe de maneira a "encaixar" o nº d pixels pretendido na áreal visivel. Um monitor LCD FAZ essas resoluções, apenas tens de ter um com uma dimensão que permita essa resolução, tlvz 23" ou 26". Mas também de que te interessa ter essa resolução num monitor de 17", de 19" ou até mesmo de 21" ??! um com o meu de 17" a 1280 já me vejo à raska...enfim, uma informação dispensável da tua parte.

Sumerset disse:
Já agora, NUNCA tive arrastamento ...
Eu também não e o meu só tem uma resposta de 20ms, o que já não é dos mais rápidos! Faço tudo a 1280x1024 a 32-bit e nunca tive jogo ou imagem que me arrastasse!
 
Última edição:
TosteX disse:
Só vejo um preto.. :( Mas tenho um CRT Samtron. :P

mais 499 e diria que estavas na praia de carcavelos :joker:

ontopic: TFT forever... o que me interessa nao ver um quadrado preto num fundo preto que mesmo num CRT topo de gama nao se consegue ver ajustes ? ...
 
da Fohz disse:
Se há aqui alguem que não sabe o que está a escrever és tu...

1º - Caso não saibas a tecnologia trinitron foi inspirada a partir da tecnologia flat shadow mask, usada pela hyundai, philips, nokia, samsung, etc. Pode ser melhor, mas é uma diferença pouco significativa.

2º - Agora uma lição sobre tecnologia:

Resumidamente, os monitores CRT são compostos por por um tubo evacuador (p. ex: aspirador) com um ánodo, um cátodo e uma pistola de electrões. A pistola produz um feixe de electrões que é reflexionado horizontalmente e verticalmente numa cama de fósforo no face interior do tubo para produzir imagens.

Flickering effect - efeito produzido por baixas taxas de refrescamento do ecrã em que a imagem é refrescada a uma taxa baixa (o olho humano vê a uma taxa de cerca de 60hz) notando assim um arrastamento na imagem, o mesmo efeito que se vê na televisão quando um carro está a andar para a frente e parece que as rodas giram para trás, é claro que qualquer monitor CRT agora faz 75hz para cima no minimo.


Para começar TFT é uma tecnologia de matriz activa para lcd's, o que quer dizer que nem tds os lcd sao tfts e depois, os monitores lcd simplesmente não têm taxa de refrescamento porque não são compostos de fósforo,basicamente,os transistores no LCD permanecem abertos ou fechados enquanto preciso até que a imagem mude. Flickering em monitores LCD é capaz de ser produzido com ligações rgb (analógicas) em mudanças de escalas de cores, mas em ligações dvi é nulo. E não, não tem mais qualidade que qualque lcd tf existente até ao momento.


Como os monitores LCD são compostos por uma matriz fixa, ou seja, têm um nº d pixels definido no ecrã funcionam melhor na sua resolução nativa, ao passo que os crt ajustam o feixe de maneira a "encaixar" o nº d pixels pretendido na áreal visivel. Um monitor LCD FAZ essas resoluções, apenas tens de ter um com uma dimensão que permita essa resolução, tlvz 23" ou 26". Mas também de que te interessa ter essa resolução num monitor de 17", de 19" ou até mesmo de 21" ??! um com o meu de 17" a 1280 já me vejo à raska...enfim, uma informação dispensável da tua parte.


Eu também não e o meu só tem uma resposta de 20ms, o que já não é dos mais rápidos! Faço tudo a 1280x1024 a 32-bit e nunca tive jogo ou imagem que me arrastasse!


Devo dar-te é os parabens por saberes usar o Wikipedia e o Google...

Conseguiste descrever alguns dos componentes existentes tanto nos tft como crts. No entanto não sabes qual a diferença entre um vulgar LCD e um TFT (notar que qualquer TFT é um LCD TFT). A diferença é que cada pixel num TFT é controlado individualmente por um transistor enquanto que no LCD isso sao grupos de pixeis.

Mas realmente axei engraçado como te pões a falar sobre as coisas muito bem mas depois dizes disparates como ter monitores de 23" queria ver as pessoas a estarem a menos de 1m de algo q tivesse de diagonal 23"... Era quase como ver um jogo de ténis todos os dias.

Já agora eu gostava de saber como é que tu vês 60Hz eu só vejo 25Hz mas pronto... Isso quer dizer que tu quando olhas para uma lampada em casa a vês a apagar e acender... O olho humano vê 25 imagens por segundo daí as 25 imagens do formato PAL da TV e para a luz são 50Hz pq os 25 eram desconfortaveis... Lol tou no gozo tem a ver com calculos que envolvem os 25Hz humanos.

Mas apesar de só vermos 25Hz quanto maior a REFRESH RATE mais confortável se torna a imagem para o utilizador.

Já agora o Flickering effect é algo diferente. Não é algo provocado por uma refresh rate baixa mas sim um sinal evidente que o teu crt tá a dar o peido... Acontece quando tens uma placa gráfica defeituosa e vês pelo aparecimento de vez em quando de uma interferência na imagem do monitor.
 
Lol, felizmente estudei dispositivos de visualização na escola e não falo do que não sei ao contrário de muita gente, quando não sei calo-me. Começamos logo pelo "qq tft é um lcd tft"...
da Fohz disse:
Para começar TFT é uma tecnologia de matriz activa para lcd's, o que quer dizer que nem tds os lcd sao tfts
...se o teu defeito é o português, já n sei que t dizer.

A minha casa é pequena realmente, mas acho que arranjo +/- 3/2m d distancia pa olhar para um monitor de 23 (2,5x * diagonal do monitor). E sim, o olho humano detecta variações de imagem até 60hz, para além dai já não detecta. O pá, se tu só vês 25hz entao sorry, tens um problema sério ou então os europeus são tds deficientes pq os americanos usam uma taxa de video de 24 e 29,97 fps...enfim, algum dos dois tem um prob.

O pá, quanto ao teu último parágrafo, nem vou comentar...as pessoas que percebem e que leiam isto que comentem, q a gráfica defeituosa n tem comentário possivel.

Se calhar deverias experimentar os serviços que mencionaste no inicio do post e depois falar qd soubers, pk s falars cmg d carros eu calo-m pk n percebo, agora n ando a dixer barbaridades de que um golf 150cv leva 24 cilindros e que tem um motor de injecção directa a diesel...só um exemplo do k s dix kd n s percebe.

Cumps
 
A frame rate americana é de 29.97 aprox 30fps e é assim pq eles usam 60Hz na rede electrica...

Realmente nessa parte devias tar caladinho...

E sim o olho humano apenas vê 25 imagens por segundo. Mais do que isso e não consegues ver. O que tu consegues ver e distinguir é momentos sem luz de momentos com luz mas nem a 50Hz tu o consegues fazer.

Agora se tu dizes que tu e mais pessoas vêm 60Hz são verdadeiros milagres da natureza... :003:

É que eu realmente quero ver tu a olhares para uma lâmpada que em Portugal e na Europa a freq é de 50Hz e se tu dizes que consegues distinguir os momentos em que ela está apagada dos momentos em que ela está ligada, então tu és defeciente ou super-humano e em qualquer dos casos deves é pegar numa caneta e escrever um documento a dizer que doas os teus olhos e cérebro à comunidade cientifica para que seja estudado.

Quanto ao Flickering effect axo que tu devias bater umas bolas mais baixinhas... Eu já tive esse problema num portátil da marca Toshiba em que sempre que ligava um monitor tinha esse tipo de efeito muito desagradável e ficou provado no centro de assistência da Toshiba que era a placa gráfica que se encontrava defeituosa.

Antes de postares coisas sem sentido pensa um pouco nelas... Não é por ti, é mesmo por todas as outras pessoas normais que vêm as 25 imagens por segundo!!!
 
já nao ah uma threads com mais de 5 paginas que nao tenha ofenças entre os utilizadores?
é do verão, anda tudo com o sangue quente, entao?!?

Sumerset:
btw eu distingo mt bem um jogo a 60fps de um a 30 serei defeciente? :rolleyes:
o que eu acho é que os 25 fps dao-nos uma optima noção de movimento, mas nao a ideal!

Nos jogos tento sempre calibrar a qualidade de imagem aos FPS (é o que toda a gente faz) e confesso que jogar a 25fps é super desagradavel, 40 é optimo para um farcry/doom, já quake/unreal preciso dos 50~60, mais que isso nao noto qualquer diferença à medida que aumento os fps.

Nunca olhaste para uma televisao ou mm um dvd no computador e nunca te perguntaste se a imagem poderia ser mais suave nos movimentos? És humilde pois eu adorava..

cumps

PS: os meus pais sao humanos, por isso eu tb devo ser.. nao sei..
 
E a frame rate de 24 é pk usam telemoveis com bolas d feno no micro...enfim.

Se a tua gráfica estava defeituosa, entao a imagem era problema da gráfica e não efeito de flicker e o pessoal da toshiba não sabe o que dizem.

Fui buscar um manual de computação gráfica só para ti:
"Cada vez q o feixe de electrões completa um padrão de scan lines, diz-se que o monitor foi refrescado. É importante que a persistência do fósforo e a cadência de refrescamento sejam adequadas uma para a outra.

Se a cadência for menor que a persistência, a imagem aparecerá e desaparecerá rápidamente. A este efeito dáse o nome de EFEITO FLICKER e é como se a imagem estivesse a tremer."

Espero que o português correcto te ilucide de que o efeito de flicker não acontece só porque tens uma gráfica defeituosa com a imagem a dar peidos.

Favas, eu n ofendi ng, apenas estou a criticar a posição dele pk axo absurdo virem praki dixer "ve s ha algum tft que faça 1280x1024 @ 100hz", é a mm maravilha k virem dizer "ve s o teu ibiza consegue voar a uma altiude de 100 pés", são 2 objectos diferentes e comparações podem-se fazer, dd k n sejam dakele intuito.

Sumerset, fica com a tua opinião que eu fico com a minha, não vou gastar mais 56k com isto, os livros tão à venda.
Abraço p tds.
 
Última edição:
E vcs a darem com os 60Hz... é natural que não se consiga jogar a 25fps pq o o jogo encrava... e isso obviamente que notas... Agora nao me digas que distingues os momentos lampada acesa e lampada apagada em tua casa. É que isso é impossivel!!!

E já agora a suavidade da imagem da televisão nada tem a ver com a frequencia a que ela está a ser emitida mas sim coisas como a resolução e tecnologias como as que existem nos pcs e televisões LCD TFT que fazem antialiasing.

Uma tecnologia é superior quando tem menor indice avaria aquando da produção, melhor fiabilidade sob as mesmas condições, melhores rendimentos. Realmente a CRT preciso de melhorar um pouco os rendimentos no entanto já são bastante bons.
 
Sumerset disse:
E já agora a suavidade da imagem da televisão nada tem a ver com a frequencia a que ela está a ser emitida mas sim coisas como a resolução e tecnologias como as que existem nos pcs e televisões LCD TFT que fazem antialiasing.

Favas disse:
Nunca olhaste para uma televisao ou mm um dvd no computador e nunca te perguntaste se a imagem poderia ser mais suave nos movimentos? És humilde pois eu adorava..

o que foi que nao percebeste?

o que a resolução da imagem ou antialiasing tem a ver com o assunto?
se me falasses em motion blur ou outra coisa do genero eu entendia, agora assim..
 
Favas disse:
o que foi que nao percebeste?

o que a resolução da imagem ou antialiasing tem a ver com o assunto?
se me falasses em motion blur ou outra coisa do genero eu entendia, agora assim..


não sei se já reparaste no que o antialiasing faz?

Apenas analisa os pixeis que tem cores semelhantes na fronteira de um vector e faz quase uma média dos codigos das cores (explicação muito por alto). O motion blur faz algo semelhante mas no sentido da transiçao entre imagens, embora a aplicaçao seja feita sempre nas fronteiras dos objectos.

Se tu fores a ver bem o motion blur é um antialiasing em que o objectivo é ter as transiçoes de fps mais suaves...
 
Back
Topo