"Lcd" ajuda please..!

ziga

I folded Myself
Boas pessoal...!
Eu sou um noob em electrónica!
Gostava de saber se existe alguma possibilidade de por este mostrador a dar a temp do cpu ou algo do género:

zigaproducoex0021ib7.jpg


Espero resposta...
Cumpz:004:
 
Última edição:
Tipo aparece 99 :s
Se recebesse algum sinal em principio os algarismos mudariam... digo eu!

Cumpz :004: ( respondendo á questão da procura. Eu já procurei e mt mas nada com este tipo de lcd).
 
Tipo aparece 99 :s
Se recebesse algum sinal em principio os algarismos mudariam... digo eu!

Não me parece que mudem. A ultima vez que brinquei com uma coisa dessas saquei-a do meu pentium 1 a 133MHz. Isso devia de ser de um 486 e o valor deve ser é 66 :-D (ou não).

O valor que aparece é controlado pelos jumpers que estão aí à volta do display. Para mudares os valores tinhas de arranjar maneira de trocar os jumpers por algo "mais inteligente".
 
Eu axo k ja tinha respondido a isto lol s calhar foi noutro forum, isso assume 2 valores o de origem do processador 66Mhz e carregavas no turbo e ele metia-se a trabalhar a 80Mhz se nao tou em erro, ou tenta carregar no botao ou la o k e que diz turbo para ver s o valor nao varia xD

Kt ao meter isso a dizer algo mais concreto nao sei s e ou nao possivel pois nao percebo nada de electonica xD
 
Se puderes tira fotos aos fios, para eu puder ver as entradas, de onde veem i pa onde vao sff!

Cumps

Eu tiro mais fotos com todo o gosto! O único fio em que poderá dar pra ligar algo é o branco que diz Turbo Led tirando esse só há o vermelho e preto que são os cabos de alimentação pra ligar as entradas da fonte!
Cumpz :004:
 
boas.
isso é um bocado dificil pois isso n tem controlador....
isso tem duas posiçoes k sao controladas por jumpers. da para mudar o k diz mas tens k mudar os jumpers.
podes é conseguir arranjar alguma cena pela porta paralela e por isso a mudar entre duas posiçoes mas nao da para la pores o k keres. isso so com controlador.

cumps
 
boas.
isso é um bocado dificil pois isso n tem controlador....
isso tem duas posiçoes k sao controladas por jumpers. da para mudar o k diz mas tens k mudar os jumpers.
podes é conseguir arranjar alguma cena pela porta paralela e por isso a mudar entre duas posiçoes mas nao da para la pores o k keres. isso so com controlador.

cumps

Obrigado...! :004:
 
Isso não passa de um mostrador duplo BCD onde depois os jumpers vão decidir que LEDs ficarão acesos, e terá 2 situações possíveis seleccionáveis por um comutador que estaria na caixa do PC. Se mudares os jumpers, vais acender ou apagar segmentos diversos.
Como já alguém disse, isso era muito comum nas caixas dos 486 para indicar uma eventual alteração da velocidade do processador. Podia dar-se o caso de termos um 486@33MHz e trocando os jumpers ele mostrar 99 e enganar assim os "amigos" mostrando-lhes o nosso "maquinão" a 100MHz (e fomos roubados em 1MHz).

Mas havia sempre quem baixasse a velocidade do 486 para poder jogar pacman feito para os 386 :lol:

Se isso serve para construir um termómetro... falta-lhe quase tudo, mas pelo menos podes sacar-lhe o mostrador da placa e já tens qualquer coisa para começar. Só tens depois que ver se o mostador é de ânodo ou cátodo comum para saber como o aplicar.:007:

Abraço
 
Última edição:
Chama-se a isso um 'display' de 7 segmentos... e se a memóra não me falha esses eram de anodo comum.
Dos primeiros pc-xt alguns já vinham equipados com isso, a base era 10mhz, com o turbo passava a 12mhz, a fazer um 'dir' á disquete (ainda não exista hdd's) nem se via os ficheiros a passar.
 
Back
Topo