LCD com cabo USB

IcePicK

Power Member
Boas. Não tenho muitos conhecimentos de electrónica nem de componentes, mas gostava de montar um LCD para ligar ao computador. Nunca fiz nada parecido, mas acho que sei distinguir uma resistencia de um condensador. :)

Tenho 2 telemóveis antigos: um Nokia 3310 e um Siemens C25, mas se não fosse muito caro comprava outro LCD.

O meu objectivo era ligar o LCD ao computador com um cabo USB, especialmente porque o meu portátil não tem porta serie, apenas tem uma porta paralela. Eu tenho um adaptador Prolific USB to Serial que comprei nos chineses por 10 euros para ligar o telemóvel ao pc. Mais uma vez se não for muito caro compro outro tipo de adaptador. Podia utilizar a porta paralela, mas quando mudar de portátil, provavelmente não vou ter uma porta destas.

O problema é que eu só encontro esquemas para utilizar a porta serie de 25 pinos e este adaptador só tem 9. Por acaso acabei de ver agora que também existem adaptadores para 25 pinos. Alguem sabe se funciona (para esta situação) e quanto custa uma coisa destas? Ou onde posso ver os preços?

Segundo percebi, quando ligamos certas coisas de modo incorrecto, podemos estragar várias coisas no computador. Como eu nunca fiz uma coisa destas, deveria utilizar uma protecção. Onde é que isso se arranja? E por quanto?

Obrigado
 
Última edição:
Bem, já agora gostava de obter uma resposta. Nem que fosse para dizer que isto é muito difícil de fazer ou que um noob como eu nem sabe o que é que quer e que isto é mais fácil do que parece.

Obrigado
 
porta série são 9 pinos.porta paralela são 25.os esquemas que tu encontras para o LCD de nokia 3310 são para porta paralela (25pinos) ou seja, o adaptador que compraste nao te vai servir de nada, 1º porque tu não vais usar a porta série, mas sim a porta paralela, e a porta paralela o teu portatil já tem.segue os esquemas que encontras.faz um search no forum que há pelo menos 2 topicos de como ligar o LCD nokia 3310 á porta paralela, tambem conhecida por LPT.
espero ter ajudado.cumps.
 
porta série são 9 pinos.porta paralela são 25.os esquemas que tu encontras para o LCD de nokia 3310 são para porta paralela (25pinos) ou seja, o adaptador que compraste nao te vai servir de nada, 1º porque tu não vais usar a porta série, mas sim a porta paralela, e a porta paralela o teu portatil já tem.segue os esquemas que encontras.faz um search no forum que há pelo menos 2 topicos de como ligar o LCD nokia 3310 á porta paralela, tambem conhecida por LPT.
espero ter ajudado.cumps.

Pois, eu sei que esses tópicos existem. Tenho por habito pesquisar antes de mandar postas de pescada. Obrigado pela explicação, mas o que eu pretendia mesmo era usar uma porta USB.
Segundo alguem disse (quem for que se acuse), penso que neste forum, em electrónica com mais ou menos trabalho, as possibilidades são infinitas (se não foi assim, foi parecido). Provavelmente isto é facil de fazer, mas eu nem sei por onde começar.

Tal como eu já tinha dito, eu podia usar a porta paralela de 25 pinos, mas o meu portátil tá todo rebentado, devido aos muitos "quilometros" que já tem. Tem a bateria morta, tem a armação do monitor partida e ontem o touch-pad morreu também. Mais dia menos dia tenho de comprar outro e esse outro nao vai ter porta paralela. Assim ficava sem utilidade para a minha primeira criação electrónica.

Se tiver aí alguem que saiba responder, ou que saiba onde me podem responder, que mande um bitaite p'ra mesa do fundo.
 
Boas..

Para usares porta USB tens de usar um Pic ( Um micro controlador ) ai entra a programacao...

Usa a Porta Paralela, nao compliques as coisas simples e acessiveis...


Cumps
 
Boas..

Para usares porta USB tens de usar um Pic ( Um micro controlador ) ai entra a programacao...

Usa a Porta Paralela, nao compliques as coisas simples e acessiveis...


Cumps

Pois, o meu problema não é usar a porta paralela. Porque acho que mesmo com os meus poucos conhecimentos, penso que conseguia fazer isso. O meu problema é que brevemente vou ter de comprar um novo portátil e não vou ter porta paralela.

só a titulo de curiosidade.
http://www.metku.net/index.html?path=mods/loginoki/index_eng
este jovem pôs um ecrã de telemóvel num rato. podes tirar umas ideias daqui

Eu ja conhecia isso, mas ele tambem usa a porta paralela:
final7.jpg


entao faz um com porta paralela e depois arranjas um adaptador LPT-USB so nao sei se vai funcionar.cumps
Pois, era mesmo isso que eu gostava de saber, se funciona. E ja agora se era fácil fazer esse adaptador, ou se só mesmo comprando um.
 
Boas outra vez.

Quando voltar para lisboa em setembro, ou assim que tenha possibilidade, vou a uma loja de electrónica perguntar se os tais adaptadores USB-LPT funcionam para este fim ou se conhecem alguma alternativa.

Tenho mais 3 perguntas:

Pergunta 1: O esquema postado aqui é para o 3310/30? E funciona com o LCDHype? É que eu ja li tanta coisa que fiquei confuso.

Pergunta 2: Estes esquemas geralmente funcionam com programas como o LCDHype, mas é "fácil" fazer um programa em C/C#/Java para controlar o LCD?

Pergunta 3:
(...) tenho de ver se consigo meter iluminaçao...
Squeezer sempre conseguiste tratar da iluminação? E ja agora, a iluminação é controlada pelo software?
 
Boas outra vez.

Pergunta 1: O esquema postado aqui é para o 3310/30? E funciona com o LCDHype? É que eu ja li tanta coisa que fiquei confuso.

penso que sim, pois ja pesquisei muito sobre isso e faziam todos referencia a esse programa.

agora quero fazer uma pergunta a quem perceba de electronica: dá para montar isso sem soldar? tipo como nao tenho maquina de soldar dá para usar fita cola para arremediar?funcionará? comprimentos.
 
penso que sim, pois ja pesquisei muito sobre isso e faziam todos referencia a esse programa.

agora quero fazer uma pergunta a quem perceba de electronica: dá para montar isso sem soldar? tipo como nao tenho maquina de soldar dá para usar fita cola para arremediar?funcionará? comprimentos.
eu ja tentei e disiti pk isso tava sempre a sair.
soldar é o melhor mas nao aconselho a amadores. tentei soldar um dei cabo dele.

cumps
 
eu ja tentei e disiti pk isso tava sempre a sair.
soldar é o melhor mas nao aconselho a amadores. tentei soldar um dei cabo dele.

cumps

Como também sou noob na soldadura tava a pensar numa outra coisa. Utilizar uma espécie de flat cable (daqueles muito finos) entre o suporte do display e a PCB. O problema é arranjar um cujos contactos coincidam com os "pinos" do LCD. Será que consigo uma coisa dessas numa loja.

Os restantes componentes, não é problema, o meu pai tem um ferro de soldar.
 
boas.andei a fazer um search e encontrei isto
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=23957&cat=1135
nao parece ser má ideia....li nuns foruns que com um programa se pode "emular" uma porta paralela via usb (utilizando um cabo deste tipo) e assim o programa que faz a interface com o LCD (neste caso o LCDHype) já funcionaria.

mas para quem nao sabe soldar que ipoteses restão?comprimentos.
 
boas.andei a fazer um search e encontrei isto
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=23957&cat=1135
nao parece ser má ideia....li nuns foruns que com um programa se pode "emular" uma porta paralela via usb (utilizando um cabo deste tipo) e assim o programa que faz a interface com o LCD (neste caso o LCDHype) já funcionaria.

mas para quem nao sabe soldar que ipoteses restão?comprimentos.

Fixolas, era mesmo isso que eu procurava. Já tinha encontrado em portugal, mas muito mais muito mais caro. Parece que tenho de ir às compras!

Quanto à parte de soldar os componentes... Não tens nenhum amigo que saiba fazer isso e tenha ferro de soldar?
 
Quanto à parte de soldar os componentes... Não tens nenhum amigo que saiba fazer isso e tenha ferro de soldar?

népia.....mas mesmo assim ainda tenho duvidas na montagem.o que era mesmo de homem era alguem fazer um tuturial passo a passo de como fazer o LCD, há muita gente interessado em saber, e só neste forum já há 3 tópicos e as duvidas continuam...se alguem tiver boas fotos de um montado agradecia.cumps.
 
népia.....mas mesmo assim ainda tenho duvidas na montagem.o que era mesmo de homem era alguem fazer um tuturial passo a passo de como fazer o LCD, há muita gente interessado em saber, e só neste forum já há 3 tópicos e as duvidas continuam...se alguem tiver boas fotos de um montado agradecia.cumps.

Isso era de valor. Eu já tenho threads em dois foruns e mesmo assim continuo com duvidas.

Squeezer (ou qualquer outro user), se veres isto podias fazer aí um tutorial prá malta. Vi noutra thread que foste uma das muitas pessoas a conseguir fazer isso por cá.
 
Back
Topo