1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

LCD Full HD como monitor

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Apo, 9 de Agosto de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 2311)

  1. Apo

    Apo

    Boas.
    O meu CRT 19" tá nas lonas.
    Preciso comprar um monitor, para o PC e de preferência que dê para ligar directamente a minha camara HD.

    Opções:
    - Monitor HP 2228h com resolução (1680x1200) (tá para sair)
    - TV Full HD 32" ou 37" (Samsung LE32A558)

    Questão:
    Será que com a TV full HD, tenho perdas de qualidade significativas para a utilização normal do PC, net, word e afins?
    Ou pelo contrário, a qualidade ainda será superior? (pois a minha placa grafica permite resolução HD 1920x1080, o que faz o match perfeito à resolução da TV, contra os eventuais 1680x1050 do monitor)

    A opção da TV, é muito atractiva, pois em vez de 22", tinha um ecran de 32", ganhava uma TV extra, e tinha TV HD para visualizar os meus videos.
    Também pretendo fazer edição de video...
    Os contras é a diferença de preço, mas penso que seria um bom investimento para o futuro.

    Opiniaos e experiencias?
    Apo
     
  2. HunterPT

    HunterPT Power Member

    Acho que tens ai umas ideias erradas primeiro qual é a tua gráfica? Todas as gráficas suportam 1920x1080, a questão está se estas aguentam tais resoluções para o que queres fazer. Vais usar a televisão como monitor do estilo ter ela próxima de ti se sim aconselho seriamente a não o fazeres a não ser que queiras ao fim de uns anos ires parar ao oftalmologista. Caso não o vás fazer então um monitor pode ser demasiado pequeno, se tiveres ambas opções usares perto de ti ou longe de ti, então ai entramos depois para que é que vais usar o monitor. Segundo tu escreveste é para coisas básicas (words e afins presumo que não incluia jogos?) para esse tipo de coisas que disseste ser full HD ou ser não full HD é indiferente pois não precisas de resoluções elevadas para tais tarefas e praticamente não te beneficio nisso excepto na edição de video ai até é bom, e obviamente não perdes qualidade quando sobes de resolução isto presumindo que estejas na resolução nativa do monitor. Mas neste caso o mais importante será a qualidade de imagem do monitor/televisão e isso é algo que tens de ver qual deles é que te dá melhor qualidade de imagem, pois o full HD dessa TV também é um pouco de publicidade enganosa, pois tens de estar bastante próximo dela para notares a diferença dos habituais 720p e mais uma vez estamos a falar de uma televisão e uma televisão é algo que não queres ter colada aos teus olhos. Quanto à camera queres ligar directamente ao PC ou ao monitor? Que tipo de saídas de imagem é que ela tem, componente, HDMI (vou presumir que já existem com esta saída), ou outro tipo? A edição de imagem é a nível profissional ou amador.
     
    Última edição: 9 de Agosto de 2008
  3. Apo

    Apo

    Olá HunterPT

    Agradeço a tua resposta.
    1- A minha gráfica é uma Readeon X1600Pro PCie 256Mb, e tive a ver as especificações e suporta essa resoluçã
    2- Distâncias. Neste momento tenho um CRT19" e a distancia normal é de 50 cm. Se adquirir um 32", posso ajustar a distância, mas provavelmente trabalharei a 1 metro (contra os recomendados 1.6 m), mas sempre poderei ajustar.
    3- O objectivo não é aumentar a qualidade de imagem em Word, filmes, net e afins (não jogo), mas sim a dimensão de ecran, aproveitando a possibilidade de ver os meus videos em alta definição e quiçá no futuro aderir à TV digital.
    4- O que queres dizer com o fullHD desta TV ser publicidade enganosa? É ou não é? Sabes se este modelo é mau?
    5- A ligação da câmara poderá ser sempre via PC, mas muitas vezes também directamente, para ver na qualidade máxime, sem perdas nas conversões.
    6- A edição... poderás dizer que é a nível amador, para os vídeos domésticos e semi-profissional para o casamento dos amigos.

    Um abraço
    Apo
     
  4. HunterPT

    HunterPT Power Member

    Então pronto

    1. Como disse não existem gráficas que não suportem os 1080p (a não ser que vás aos tempos mais pre históricos ai és capaz de encontrar), mas essa gráfica é um bocado fraca para tais resoluções no entanto como não vais jogar não deves ter qualquer tipo de problemas, não sei como será nos filmes de alta definição pois nunca testei com gráficas de gama mais baixa mas também vou presumir que não terás assim grandes problemas, qualquer coisa também ai por uns 50 ou 80€ arranjas outra gráfica bem capaz de ver filmes em alta definição sem grandes problemas.
    2. Pois a esse tipo de distancias desaconselho fortemente uma televisão é simplesmente mau para a tua vista.
    3. A qualidade de imagem não advém só da resolução aliás até será um facto não tão importante tens é de ver realmente a qualidade de imagem do monitor e da televisão pois essa televisão ou esse monitor podem ter qualidades de imagem diferentes ou seja é preferível teres 1680x1200 com uma boa qualidade de imagem a teres os 1080p com uma qualidade de imagem inferior. Não sei bem qual é a qualidade de imagem nem do monitor nem da televisão logo não me posso prenunciar quanto a isso.
    4. A televisão faz os 1080p mas no entanto os "bons" 1080p não existem em televisões com tamanhos inferiores a 42 polegadas pois precisas de estar a menos de 1 metro de distancia para notares a diferença dos 720p para os 1080p (segundo estudos realizados pro especialistas ou what ever), e como mais uma vez não aconselho teres uma televisão tão próxima da vista esses 1080p acabam por ser algo fake.
    5. Para ligar directamente ao monitor vai depender da saída que a tua camera tenha e que por sua fez a entrada do monitor, no entanto não deves ter grandes problemas aqui pois existe peças para "converter" isso tens de HDMI para DVI, de DVI para VGA e por ai fora, no entanto obviamente que fazendo "ligação" directa não vais poder editar video, tens de primeiro passar para o video para o PC. De qualquer maneira acredito que terás menos qualidade ao ver directamente da camera para o monitor, do que do PC para o monitor pois duvido que uma camera de filmar tenha a mesma qualidade de output que uma placa gráfica, mas nunca se sabe e também a diferença se existir deve ser mínima.
    6. Estava apenas a perguntar pois se fosse a nível profissional aconselharia fortemente a gastar mais uns quantos € num monitor umas gamas a cima desse, mas como é para isso não vale mesmo a pena.
     

Partilhar esta Página