LCD ->hd44780

fisicamente são protocolos diferentes, um é serial (USB) e o outro é LPT (Paralelo), ou seja, precisas de um interface usb->lpt, se funcionar muito bem, se não... experimenta com outro adaptador usb->lpt.

se mesmo assim não funcionar, precisas de outro tipo de interface, por exemplo o usb->rs232, e de acrescentar um conversor rs232 para lcd (tipo esse da hitachi).

Se sabes soldar, então é facil de fazer o brinquedo, se não... arranja alguem que saiba, eu posso fazer o software de controlo para o adaptador rs232->LCD mas é preciso gastar uns 10 ou 20€ em material e soldar uns fios... O interface é facil de fazer, é só montar uma placa com um pic16f84a e um max232, uma ficha DB9 femea e já tá, soldas tudo e programas o pic16f84a, a partir dai, o lcd funciona numa porta serial ou com um adaptador usb->rs232 desses baratos de 9€.

O interface que te falei, é um modo pratico de usar um lcd para os plugins do winamp, ou outro software do windows que tenha suporte para serial lcd, existe software que mostra o tempo, as horas, o overclock da maquina, as temperaturas, etc...

Nota: usar um lcd por interfae lpt não é boa ideia porque requer muitos recursos da maquina, por serial é bem melhor, porque a porta serial do pc tem um buffer e irq, ou seja não "pesa" na maquina onde está a correr, os lpt's deixam a maquina um bocado lenta, devido á atenção que precisam por parte do software para controlar os timings da comunicação com o lcd.

Se isto te pareceu complicado... então experimenta montar o esquema. :)

Eu pessoalmente já usei um lcd numa porta lpt e não notei muito a perca de performance na maquina.. mas que ela estava lá estava. O lcd usava um plugin do winamp para mostrar as musicas, albuns, volume, etc...

Cumprimentos
Judas
 
Back
Topo