LCD portátil "apaga" ou fica com "artefactos"

badname

Banido
Boas,

Tenho comigo um acer 5920 cujo ecrã deixou de dar por algum tempo, apesar de pela porta hdmi conseguir ter imagem num televisor. Aqui pensei que tinha o lcd queimado, contudo, depois de substituir a massa térmica do cpu e do gpu passei a ter imagem também pelo ecrã do portátil. Pensei que o problema estava resolvido, mas não, após algum tempo a "puxar" pela máquina (nada de jogos, só páginas da net com vídeos youtube à mistura) o ecrã voltou a dar problemas. Só que agora antes de se desligar instantaneamente começou primeiro a ficar todo marado, com a imagem toda distorcida, linhas a piscar, pixelização geral e então puf... ecrã negro. Isto aconteceu mais do que uma vez, sendo que ao tentar reiniciar o portátil nem sempre conseguia à primeira que o ecrã ficasse a dar, teve que ser por tentativas, mas normalmente acaba por ligar. Por mero acaso, numa dessas tentativas verifiquei que a ligação por hdmi também apresentava os mesmos defeitos, sendo impossível perceber o que estava a ser apresentado. Resumindo:

1º ecrã off hdmi on -> pensei que estava com um ecrã do pc estragado

2º ecrã on e hdmi on após massa térmica -> pensei que tinha o problema resolvido

3º ecrã off e hdmi off -> fiquei a achar que a gráfica está estragada

Como tenho a sorte (acho eu) da gráfica ser substituível (MXM II), estava tentado a mandar vir uma do ebay, só que como ainda é cara gostava de saber se acham que realmente é a gráfica que está marada. O que me faz um pouco mais de confusão é o facto de não dar o ecrã do pc e dar o hdmi, isto é uma característica possível numa gráfica de um portátil? obg
 
Mas o que eu referi sobre a gráfica conseguir enviar sinal por hdmi mas não o conseguir para o lcd do próprio portátil é ou não possível? É que gastar 100€ numa gráfica e depois não ser dela é complicado, até porque o portátil ainda serve, mas já não pode ser considerado minimamente actual...
 
Back
Topo