1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

LCD TV/ Monitor ou Plasma ?

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Paulo Trindade, 23 de Julho de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 1376)

1. Paulo Trindade

Paulo Trindade Suspenso

Saudações a todos

Como digo no título, estou com dúvidas sobre o que comprar. Não é por falta de pesquisa, é por pesquisa a mais. Até já comprei alguns aparelhos, mas acabei por devolvê-los, e já estou cansado da confusão de carregar o aparelhos entre a loja e casa e da falta de amabilidade dos empregados e gerentes quando se pretende devolver um artigo.

Comecei por comprar um HP W2207H, e concluí que paineis TN nunca mais. Além do problema dos ângulos de visionamento verticais, é difícil encontrar um monitor 16:9 ou que faça mapping 1x1.
    Depois pensei em comprar uma Panasonic 32LXD85, que nunca mais chegava à *****, e que quando chega era um TXF32LXD84... Enviei uns emails à Panasonic sobre esse modelo, mas nunca me responderam, e quando telefonei à Sonicel/Panasonic não conheciam essa referência. Eventualmente acabei por comprar o LXD85 cá em Portugal, para ao chegar a casa encontrar um Dead Pixel no centro. >(
    A terceira foi uma Sony 32D3000, que tinha todo o aspecto de ser Recondicionada pois nem os típicos autocolantes da moldura trazia, e a qualidade da imagem deixou muito a desejar (em SD pelo menos). Talvez fosse defeito do modelo, pois fazia umas auras/fantasmas à direita de cores claras sobre fundos mais escuros.
    A última foi uma Sony 32V4500, que tinha a melhor imagem que já tinha visto, mas com uma falta de fluidez no processamento do movimento que me desiludiu bastante (que infelizmente é semelhante à 32W4000).

Ainda, observei lado a lado numa Fnac os Panasonic 32LXD85 e 32LZD85, Sony 32V4500 e 32W4000, e Philips 32PFL9630 e 32PFL7403. Não cheguei a comprar nenhum Philips porque em todas as oportunidades que tive de os ver notei algum atraso na imagem/lag em relação aos modelos adjacentes.

Para compor a história, aqui há dias deparei-me com uma nova informação, em que se afirmava que o Trifluoreto de Nitrogênio, usado na fabricação de semicondutores e paineis LCD, pode ser 17000 vezes 8| mais nocivo que o CO2 para o Aquecimento Global (camada de ozono).
    ( http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/997675.html - entre outros artigos achados na net)

Depois desta "facada" ambiental voltei a considerar os Plasmas.
    Logo no início estive para comprar o 37PX80. Não o comprei porque 37" é um pouco excessivo, (já com as 22" do HP eu praticamente só usava a metade esquerda do monitor) :P. Além dos 37" do plasma, também fiquei preocupado porque pretendia ligá-lo ao PC, supostamente arriscando-me ao Burn In, e por fim dissuadí-me dos plasmas depois ter visto uns videos de phosphor trails que me assustaram, e provavelmente fiz mal. Não sei até que ponto esse fenómeno se manifesta de modo mais ou menos permanente/frequente, especificamente nos Panasonic. Além disso não tive oportunidade de ver a fluidez do aparelho (dado que estava mais focado nos LCD), portanto não sei se o movimento é suave, natural, "real", ou se tem aquele movimento brusco (falta de frames por segundo... ou mais falta de interpolação de frames adicionais para melhoramento do movimento).

Moral da história: digam-me vocês, que usam os aparelhos diariamente... O que me aconselham?

Pretendo usar o aparelho para ligar à PS3, ao PC e à TVcabo (com ou sem Powerbox). Posso afastar-me no máximo uns 2,5 metros, e o meu orçamento imediato está entre €1000 e 1300, mas é claro que prefiro não gastar o dinheiro todo. Neste momento estou sem saber o que fazer, aguardo curiosamente para ler reviews dos novos LCDs da Pioneer KRL-32V (apesar de serem FullHD...), e sei que já está a ser comercializado[FONT=Tahoma, sans-serif] um [/FONT]LG W2600HP-BF (S-IPS, mas 16:10, não sei se faz pixel-mapping 1x1).

A quem leu esta "novela" e por qualquer ajuda que me dêm, o meu obrigado.

2. hbejinha

hbejinha Suspenso

sobre os TN

compravas o benq g2400w e tinhas mapping 1:1

3. Paulo Trindade

Paulo Trindade Suspenso

hbejinha: Sim, mas os paineis TN não têm a qualidade que eu pretendo. Para qualquer tipo de trabalho gráfico sério não são indicados, visto que a posição do utilizador altera o visionamento. Foi por isso que desisti dos TN.

4. hbejinha

hbejinha Suspenso

yah mas mesmo assim ve reviews pq esse problema não é tão acentuado neste modelo.

5. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Estou na mesma situação do que tu. Irei seguir esta thread do principio ao fim e tenho pena de não poder opinar. :(

6. Paulo Trindade

Paulo Trindade Suspenso

Sim, há reviews que falam bem do BenQ, mas uma review de um monitor com um painel TN não vai ter em conta os "pobres" ângulos de visão. Eles já são aceites como normais, característicos de paineis TN. Tem a vantagem da velocidade de resposta e do preço, mas nunca serão comparáveis às outras tecnologias de paineis. No link que se segue por exemplo, podes ver a óbvia diferença em comparação com um painel MVA. São classes de monitores diferentes. Imagina tentar reproduzir uma imagem em papel, com precisão de tons... é de loucos, eu sei bem. :P

Repara na diferença:
    http://www.lesnumeriques.com/duels.php?ty=6&ma1=48&mo1=296&p1=2857&ma2=35&mo2=189&p2=1815&ph=1

Já em comparação com outro modelo da BenQ (V2400W) pude confirmar de facto que há uma melhoria/diferença entre os paineis. É evidente que está a funcionar outra tecnologia no G2400W:
    http://www.lesnumeriques.com/duels.php?ty=6&ma1=48&mo1=296&p1=2857&ma2=48&ph=8

E ainda, em comparação com um HP 2408H, já fui achar um comportamento mais semelhantes.
    http://www.lesnumeriques.com/duels.php?ty=6&ma1=48&mo1=296&p1=2857&ma2=23&mo2=377&p2=3514&ph=8

7. hbejinha

hbejinha Suspenso

fiquei sem perceber compraste um monitor para meter na sala? para fazer de televisão?????

a 2.5 metros e dizes que 37 é muito? entao se queres um de 32" metes já de parte plasmas

e tava-te a recomendar um monitor mas agora fiquei confuso

se dizes mal do lcd w4000 sinceramente fiquei sem ideias porque se esse é mau então o que será bom para ti lol

8. hbejinha

hbejinha Suspenso

um monitor não é para fazer de televisão .....muito menos um modelo de tecnologia TN

essa comparaçao no site que mostraste é no extremo,um monitor é mesmo para estar em frente a ele a mais nada....só acima de 24" é que o TN mesmo em frente já começa a notar-se os probs do angulo de visionamento

qd te recomendei o monitor foi para o teres num escritorio não numa sala a 2.5 metros dele....

9. Paulo Trindade

Paulo Trindade Suspenso

Estou num quarto/escritório. Posso recuar para trás e afastar-me 2,5m, no máximo. Já aqui tive aparelhos de 32", e achei que já eram grandes, mas já li muita gente que se habitua. Na minha opinião é preferível um ecrã mais pequeno, que se possa contemplar na totalidade. Isto vai muito do gosto de cada um, pois há quem prefira estar "rodeado" de imagem, olhar para a esquerda e para a direita num filme atrás da acção. Há quem goste de ir ao cinema e ficar na primeira fila... e também acredito que uma pessoa se possa habituar a uns 3" de diagonal a mais. Não vou pôr de parte um 37" se for a melhor opção em todos os outros aspectos.

Quanto ao W4000 da Sony, é somente numa questão de fluidez de imagem. Já pude confirmar no V4500 (supostamente semelhante à excepção do FullHD) a excelente qualidade de imagem/contraste/tonalidades do mesmo. E nisto também é uma questão de gosto, pois há muita gente que desliga interpolação de frames e 100hz para evitar artefactos (refiro-me a outros modelos) e prefere ver a imagem com um "aspecto de filme". Na minha óptica do assunto, quanto mais fluída a imagem, quanto mais próxima de um movimento real, melhor, porque eu gosto de ver o movimento suave.

Também já pude observar um 40V4500 ao lado de uma LG (era da nova séria, da Scarlet, creio, mas não apontei a referência exacta), e a diferença na fluidez da imagem era imensa. Até me confunde um pouco que haja quem prefira a imagem mais brusca, mas ok... como já repeti, são gostos.

10. Paulo Trindade

Paulo Trindade Suspenso

Um monitor de 26" pode muito bem cumprir a função de uma televisão. Muita gente (incluindo eu) vê filmes num monitor, ou liga consolas de jogos a um monitor. Não é por aí, que também existem TVs de 26" com paineis TN. A diferença principal é a ausência de tuner/sintonizador.

Certo, é no extremo, mas se te endireitares na cadeira ou te recostares já vês diferenças de tons, perdes detalhes em zonas escuras, por exemplo. Se me permites a correcção, acima de 22" já é bastante notório os problemas de visionamento. De momento tenho um TN de 19" à minha frente a uma distância de 60cm, e se baixar a cabeça 10cm certas barras cinzentas escuras do techzone "desaparecem".

E muito obrigado pela recomendação de toda a forma. Eu referi no primeito post que podia afastar-me esses 2,5m. Não é uma sala, mas eu arrumei o escritório numa disposição mesmo para poder recuar o máximo.

Cumps

11. hbejinha

hbejinha Suspenso

um monitor pode "desenrascar" como tv

mas se queres ver filmes a serio é logico que não vai ser num monitor. só o ele não suportar 24hz para os aficionados de cinema fica logo de parte.
    depois tens o prob do mapping um monitor está preparado para que a fonte seja da mesma resolução nativa do monitor neste caso um pc.se ligas lá algo de baixa resolução deve ficar lindo.

e depois tens o prob do scaler..as tvs tem scaler interno para melhorar a imagem tirar os artefactos de baixa resolução um monitor é mais ao contrario é mais para ampliar o detalhe por isso imagino a qualidade que tinhas com uma powerbox ligada ao monitor.

se nao gostas de judder então tenta ver a imagem de uma panasonic com o isf deles ligado pode ser que te agrade

12. Paulo Trindade

Paulo Trindade Suspenso

Concordo, os monitores têm essas limitações. Também existem monitores com sistemas de melhoramento no processamento (inserção de frames pretas por exemplo, para redução do arrastamento), mas não tiveram particularmente boas críticas.

Por acaso nunca cheguei a ligar a box ao monitor, mas é claro que sem algum tratamento/scalling exterior (por exemplo pela PS3), imagens em SD não ficarão muito boas nas resoluções mais elevadas do monitor. Ver TV não é a minha prioridade, mas a preferência por 16:9 e pela suavidade da imagem acaba realmente por me dirigir para uma TV.

Relativamente aos 24hz, ainda não percebi o efeito, pois só pude testá-lo na Sony 32V4500, e ligando ou desligando não consegui ver diferença.

De momento já estou "ali ao lado" no post do 37PX80 a perguntar que tal é a fluência da imagem. Convinha realmente ver o IFC (inteligent frame creation) em funcionamento.

Última edição: 24 de Julho de 2008
  13. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Se vais usar a TV como monitor então esquece lá os plasmas. É a única utilização em que não são recomendados e com razão, já que te arriscas a ter imagens estáticas horas e horas no ecrã e a danificá-lo permamentemente
    Uma coisa que não percebi: desististe da Panasonic 32LXD85 apenas porque um exemplar tinha um pixel preso/queimado?

Cumps

14. Paulo Trindade

Paulo Trindade Suspenso

Essa história dava quase mais uma novela, mas abreviando, comprei-a naquela promoção da ***** dos 21% em talão. Comprei-a mas tinha um "feeling" que não era o melhor. Já todos sabemos como são os preços em Portugal, e mesmo com um desconto de 21% (em talão...portanto tinha de o gastar na mesma), ainda estava a pagar €50 a mais que nas lojas espanholas já tão referênciadas aqui no fórum. Depois a ***** em que comprei mudou a política deles, e deixaram de trocar aparelhos por insatisfação, e no momento nem tinham o aparelho em stock, este sendo enviado de outra ***** (depois de fazer o pagamento prévio...claro...). Quando chegou e a tirei da caixa lá estava à minha frente o pixel "preso/queimado", e mais interessante ainda, aquela zona tinha marcas de dedadas, (se tivesse de adivinhar, diria que aquela zona do painel já tinha sido "massajada").
    A partir deste momento a minha única intenção foi devolver a "maldita" televisão e obter o meu dinheiro de volta (história que reservo para conversas mais privadas).

Depois disso, não voltei a encontrar o aparelho disponível nas lojas espanholas, ou quando esteve (na *****), não tive eu tempo para me dedicar à compra por excesso de trabalho (e coisas destas feitas à pressa - como comprar uma TV na ***** para aproveitar uma promo de dois dias - não costumam dar bons resultados).

Estou consciente dos perigos dos plasmas, ou digamos dos receios/riscos, já que também há muita gente que afirma que a probabilidade de Burn In não é tão elevada assim. Na eventualidade de comprar um plasma, provavelmente teria de comprar um TN baratucho de 19" para as tais utilizações mais estáticas (o que também não seria ideal... pois implicaria mais gastos, mais material, menos ecologia...). Demasiada informação é contra-producente...

Última edição: 24 de Julho de 2008
  15. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

De salientar que não tenho nada contra os plasmas; nos últimos meses comprei um 37PX80 para mim e um 42PX80 para os meus pais. No entanto basta uns minutos com o wallpaper (preto com uma risca a meio) para que ao mudar de input se note lá a tal risca, e que desaparece passado uns minutos é certo...Desconfio que muitas horas com um browser, CAD ou PShop aberto não deve ter efeitos agradáveis a longo prazo.

Se fosse eu escolheria um monitor de 24" para trabalhar (com um outro painel que não TN, como o Iolair da ***** por exemplo) e um 37PX80 para filmes e TV :P

16. Paulo Trindade

Paulo Trindade Suspenso

vacalouca: Lol... talvez daqui a mais uns meses/ano eu pudesse "contemplar essa possibilidade" (monetariamente).

Também pensei que um monitor de 24" seria boa opção, e nas "minhas aventuras" também tive um episódio em que engracei com o Dell 2408, até começar a encontrar relatos de utilizadores a queixarem-se de lag.
    Também estive decidido a comprar o BenQ FP241W, ia comprá-lo de uma loja no UK, mas tive "sorte" e a loja estava sem stock, e como a AOC deixou de fazer o painel MVA, a BenQ deixou de o fabricar, inventou o VW e o WZ (ambos piores que o W) e eu voltei à estaca zero.

Edit: Também já vi uns posts sobre esse Iolair, mas deu-me a impressão que os paineis, apesar de não serem TN, eram uma espécie de "segunda escolha" de fabricação. Fiquei com esta ideia devido às múltiplas impressões/disparidades entre opiniões de utilizadores, o que me pareceu revelar alguma inconsistência na qualidade/homegeneidade desse monitor.

Re-Edit: vacalouca-já tinha colocado esta pergunta noutra thread (a do 37PX80), mas já que tens um plasma, em termos comparativos com aparelhos com interpolação de frames e/ou 100hz, e relativamente àquela suavidade do movimento que parece "real", como é o movimento no 37PX80?

Última edição: 25 de Julho de 2008
  17. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Para mim é excelente, no entanto há quem aprecie o efeito artificial que as tecnologias de interpolação de frames produzem (ficam a parecer uma gravação caseira...). Se gostares disso precisa de um Panasonic com MCFI, ou seja PZ85, ou um LCD com 100Hz.

Os 100Hz dos plasmas Panasonic são completamente diferentes dos LCDs, e nem dás por eles. Apenas notas que não há o arrastamento típico dos LCDs e isso para mim é o verdadeiro objectivo desta tecnologia. A única excepção acontece com os créditos finais dos filmes, aí é o único sítio em que noto alguma perda de fluidez. Mas em tudo o resto 5*

Se vires nas reviews do HDTVTest têm lá sempre um dado que é o motion resolution. Isto para mim é bem mais importante que a resolução estática de uma televisão, e regra geral os plasmas têm sempre mais do dobro dos LCDs. Mesmo com os sistemas de interpolação ligados nos LCDs a motion resolution continua a ser inferior à dos plasmas...

Cumps

18. Paulo Trindade

Paulo Trindade Suspenso

vacalouca: Muito obrigado pela info. Confirmaste-me o que me parecia verificar ao ver plasmas da Panasonic nas lojas. Tinha tido essa impressão, que nos plasmas a imagem era mais suave, não tão brusca como em muitos LCDs, mas também sem chegar àquele efeito de fluidez visivel nos LG ou nos Philips.

19. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Exacto. Esse efeito de fluidez (que para mim é algo artificial que é adicionado à imagem) em plasmas só no PZ85/PZ800 com o IntelligentFrameCreation ligado.

20. Paulo Trindade

Paulo Trindade Suspenso

Eu pessoalmente aprecio o efeito, mesmo sendo algo processado, posterior, essas frames inseridas que não estão realmente presentes no filme. Creio que quanto mais "frames per second" melhor, isto na medida da possível percepção do olhar humano (segundo este artigo entre 60 e 72 fps). Acho que a tecnologia não pretendeu até hoje essa aproximação à realidade (bem, já há alguns anos apareceram as TVs CRT a 100hz), provavelmente pelos custos inerentes a isso. Filmar algo a 24fps ocupa um terço das bobines de uma filmagem a 72 fps (sem considerar os metros de fita inutilizada com "takes" falhados. Depois vem a questão da recepção e envio do sinal, ou rotação dos aparelhos de projecção do cinema. Mais frames traduz-se em mais informação, mais largura de banda, melhores equipamentos, mais custos.

Já se tornou normal/aceite/convencional, a imagem cinematográfica a 24hz, os 50hz do sinal SD, os 60hz dos monitores de PC, mas a evolução da imagem tende a avançar para o aumento de fps, e já aí estão as TVs a 120hz...
    Mas compreendo também o facto da artificialidade do processo actual - o ideal a meu ver seria as gravações e emissões serem logo processadas com mais fps, em vez de ser um processo de "adivinha" (que nunca será exacto) do televisor que tenta calcular uma frame inexistente entre duas realmente presentes.

Mas pronto, isto já é discussão para outra thread :P

Partilhar esta Página